sábado, 15 de outubro de 2016

DIA DO PROFESSOR - Comemorar e Refletir.

Parabéns, Professor@s!


A sociedade brasileira tem o dever, a obrigação de reconhecer, valorizar, defender direitos e melhorias para todos os professores. O professor é tudo e todos na vida das crianças. Professor é referência.
O professor é um ser essencial para o desenvolvimento de uma nação, essencial para o desenvolvimento de um país. É difícil e complicado entender os descasos das famílias brasileiras, dos estudantes e dos governantes para com o professor e à educação.
Como é decepcionante perceber que os próprios professores não conseguem ter consciência do poder que têm diariamente em cada comunidade deste país. Nós, PROFESSORES, temos mais poder que a televisão, que a internet, que a polícia, que muitas autoridades...
Como é triste verificar que muitos de nós não consegue enxergar o poder que temos para mudar o país através da nossa ação educadora, da consciência política. Precisamos assumir que somos sujeitos políticos, precisamos entender que se nos distanciarmos da política não iremos resolver o problema do analfabetismo, dos baixos salários recebidos, dos desvios de recursos, das finalidades da educação, do trabalho do professor e da escola. Precisamos conhecer mais Paulo Freire, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Cristovam Buarque.
No Brasil há 14 milhões de analfabetos, escolas precárias, professores recebendo menos que o salário mínimo, sem formação necessária, contratados ( trabalho precário), professores sem concurso, desvios de verbas da educação. Esse é um retrato da Pátria que se diz Educadora. Precisamos assumir responsabilidades para mudar esse quadro.
Quem pode mudar esse quadro de pobreza? Nós, os professores! Estudantes! Nós, a sociedade! É preciso ser protagonista das mudanças de paradigmas... Precisamos assumir nosso papel na política para mudar o olhar da política para educação, para valorização do conhecimento e o desenvolvimento tecnológico. Defendo mais professores na política, no governo, na ação política pelo ensino público, universal e de qualidade.
Japão, Coreia do Sul, Finlândia e países da Europa tiveram suas economias e riquezas arrasados durante a segunda guerra mundial. Só destruição, pobreza, miséria.
Foram os investimentos feitos em educação, no professor, na escola e no ensino de qualidade que mudou pra melhor a vida dessas nações. É preciso colocar em prática esse objetivo em cada escola, em cada comunidade, em cada município do Brasil.
País sem professor valorizado, preparado e satisfeito, é país pobre, fadado ao fracasso, a proliferação da corrupção, da violência e miséria. Quem pode mudar tudo isso? Somos nós, os professores. Precisamos entender melhor a política, precisamos fazer melhor a política, precisamos discutir mais a política, a cidade, a gestão, a eficiência das instituição, a eficiência de nosso trabalho. Precisamos entender o que é República. Vivenciar seus princípios.
Sem educação não há igualdade social, não há prosperidade, não há riqueza. Sem educação não há paz social.
Professor, precisa ser professor. Estudante, precisa ser estudante. Escola, precisa ser escola. Educação, precisar ser transformadora, caminho de prosperidade , igualdade social e qualidade de vida.
Tenho esperança de melhoras. Tenho consciência que o Brasil vai mudar, aqui na minha escola, com meu trabalho, dedicação, garra, competência e vontade de fazer o que é melhor por meus estudantes, por minha escola, por minha comunidade, por meu lugar. Eu sou a mudança. Nós, somos a mudança que queremos, que deve acontecer na nossa cidade, nas nossas vidas e na vida de todos...
Professores, não desanimem, junte-se a nós, vamos lutar e fazer o melhor por nossa cidade, por nossas crianças, jovens e famílias! vamos fazer o melhor por todos nós! É a nossa união que vai fazer a diferença e mudar o Brasil, nossos municípios.
A profissão de professor não pode ser a última opção para uma pessoa sobreviver, não morrer de fome. Ser professor é ser intelectual, ser filósofo, é ser estudante, é ser construtor de gente, construtor de humanidade, de dignidade. Ser professor é ser construtor da liberdade, esperança e paz. Ser professor é ser político, guardião da natureza criada por Deus. Ser professor é ser a esperança das crianças e jovens.
Meu abraço, carinho e respeito aos nobres companheiros professores. Edgar Severino dos Santos. Bom Jardim-PE, 15 de outubro de 2015.
15 de outubro 2016.
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog