sábado, 8 de outubro de 2016

Bolsonaro: a memória incomoda


Por Paulo Rezende.
Não esqueçamos de acontecimentos que decidiram nossa época. Não fiquemos parados no presente deslumbrados com  intrigas inexplicáveis. Há memórias, experiências marcantes. É preciso aprender sempre. Não estamos acabados, nem nunca estaremos. Não espere que os deuses desçam do céu. Eles negam a agressividade e curtem paraísos. Nós frequentamos um mundo, que dispara novidades, embriagado pela magia da grana. Todo cuidado é pouco. Há pessoas que sustentam fábricas de armadilhas, que se divertem com violências e possuem um sadismo elaborado. Portanto, não ganhem perplexidades à toa. As tragédias sempre existiram e a serenidade é rara, preciosa. Quem acredita que  o tempo é linear, massacra sua subjetividade.
Lembremos que as perversidades não deixam de se firmarem na história. Quem consegue apagar as memórias das guerras mundiais? E as extravagâncias das drogas pesadas comercializadas por especialistas? Os Estados Unidos choram o 11 de setembro. Sobram desconfianças sobre o ato, nas controvérsias ou verdades que circulam. E os asilos, as prisões, as torturas, as intolerâncias, os racismos que perturbam e ferem? Atravessamos a história, com ambiguidades, minimizadas por fantasias utópicas. Não somos um povo que, apenas, vive a cordialidade, dançando alegrias , deitado na felicidade. Temos limites e singularidades. Convivemos com secas, escravidão, miséria, turbulências políticas. O berço esplêndido é uma miragem para cultuar o milagres da pátria amada.
O caos se anuncia. Alguns intelectuais escrevem biografias de Moro, organizam seminários, investigam as vidas pessoais. Por que o Brasil passa por tanto sufoco? As respostas surgem embraçadas. A transparência é nula. Não é sem razão que Bolsonaro multiplica o espaço de atuação. Possui adeptos. Não é louco, não rasga dinheiro, nem renunciou ao mandato. Diz o que outros gostariam de dizer. Não conheço sua formação. Não posso afirmar que leu manuais nazistas ou admira a vida de Franco ou Mussolini. Suas ideias consolidam versões autoritárias. Não perde o sentido da vingança. Sorri, ameaça. Simpatiza com sua própria imagem doentia.
Quando o vazio político se institui a confusão se instala. A imprensa usa mecanismos de persuasão. Nunca desmonte a crítica. A mercadoria é um fetiche. Não é  elogio desesperado ao Karl. As psicopatias e as esquizofrenias  ocupam lugares inesperados. Sigmund não colecionou interpretações inúteis. Já observaram que, por trás das agressividades ,formam-se inseguranças? Bolsonaro ajuda a quem se sente ofendido pela perda de privilégios. É histérico, talvez tenha ações em clínicas psiquiátricas. Os fascismos quebram sociabilidades, estimulam guerras, desenham chicotes. Não se deixe enganar. A arrogância é sinal de insensibilidade.
Somos responsáveis pela história. Os anjos e os demônios se aposentaram. O céu e o inferno fecharam suas hospedarias. O pecado está sendo comprado com cartão de crédito. Como decifrar tantos enigmas? Nas redes sociais,  destilam-se raivas. Procure olhar os perfis.Imagine quem ataca, quem adota princípios fascistas. Todos são expectantes. A história é uma novela sem o último capitulo. Conhecemos mascarados, vítimas, ingênuos de plantão. Não é fácil convencê-los. Navegue nas embarcações dos afetos. Se estiver atordoado, assista aos filmes de Chaplin ou mergulhe na obra de Ítalo Calvino. A terra gira, a cabeça dói.
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog