domingo, 5 de junho de 2016

Luciano Huck, Helena de Bom Jardim, o filósofo Michael Sandel e o debate sobre o 'jeitinho brasileiro'

Em uma discussão sobre ética, Michael Sandel é certamente o especialista que qualquer um gostaria de ter para conduzi o debate. Por isso, o filósofo, que é professor na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e um dos nomes mais conceituados para falar sobre o assunto, foi convidado por Luciano Huck a participar de uma mesa redonda no Caldeirão. O objetivo? Tentar descobrir o que seria o famoso "jeitinho brasileiro".
O debate contou com diversos representantes da sociedade brasileira, de diferentes lugares e profissões. No total, 16 pessoas participaram pela internet, entre elas Tony Bellotto, e no estúdio onde ocorreu a gravação mais 16 cidadãos compartilharam suas opiniões e visões sobre o assunto.
“Esses dias estava em casa conversando com meu filho mais velho e ele me perguntou o que é ética. Bom, antes de tentar responder o que é ética, explico o porquê de chegar a essa conversa com um menino de 11 anos. Eu tinha assistido a este vídeo”, explica Huck, antes de mostrar aos presentes as imagens onde uma cozinheira pernambucana fala sobre o “jeitinho brasileiro”, que viralizaram nas redes. Michael Sandel conduziu o bate-papo, que levanta questões importantes relacionadas ao "jeitinho brasileiro". O Gshow oferece o conteúdo na íntegra, dividido em quatro assuntos: Lei de Trânsito, Respeito, Pirataria e Mercado. Confira!
Lei de Trânsito
Aqui, são levantados assuntos relacionados à moralidade de avisar aos amigos onde está armada uma blitz, pagar alguém para passar o seu carro por ela e outros artifícios para burlar a lei. O conceito de certo e errado é muito discutido e assim começa a avaliação do que seria o "jeitinho brasileiro".
Respeito
Furar fila é errado? E deixar aquele amigo guardando o seu lugar, pode? No trânsito, é certo pegar atalhos? Michael Sandel comanda uma conversa sobre os limites da vida em sociedade.
Pirataria
A atividade é crime, mas ela se justifica ou não em alguns casos? Com opiniões diversas no debate, coloca-se em evidência a busca por produtos ou serviços mais baratos - e ilegais - em detrimento das suas versões oficiais.
Mercado
A flutuação do preço é o primeiro assunto discutido na mesa. É legítima, deve ser sempre regida pelo mercado, ou varia de acordo com a situação? Há diferença moral entre a diminuição e o aumento de preços? Nesse vídeo você também confere a conclusão da conversa sobre o "jeitinho brasileiro" e seus aspectos positivos e negativos.
Michael Sandel ajuda Luciano Huck a 'decifrar' o que seria o 'jeitinho brasileiro' (Foto: Gshow)Michael Sandel ajuda Luciano Huck a 'decifrar' o que seria o 'jeitinho brasileiro' (Foto: Gshow)
Baixe o aplicativo do Gshow gratuitamente na loja do seu smartphone e tablet e acompanhe tudo sobre o entretenimento da TV Globo.
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog