Para não esquecer e comparar com os tempos atuais.
No passado, as eleições eram bem ao modo do coronelismo, do autoritarismo e do cabresto.
Ouvindo os relatos dos mais antigos apuramos que havia manipulação nos resultados das eleições. Ainda há vivente que "naquele tempo" votava várias vezes no dia da eleição.
Fiscais e mesários faziam parte do esquema fraudulento. Urnas eram violadas, cédulas de votações eram trocadas. Mesários marcavam o X na hora da contagem dos votos. Cinismos... Incapazes eram eleitos para fazer nada ou apenas deixar as coisas soltas.
Nesse contexto, a cidadania não existia, eleitores eram pressionados para votarem em alguns candidatos, grupos políticos, oligarquias que dominavam o poder. Havia o uso da força, ameaças, tortura, intimidações e até mesmo atos de pistolagem. O poder público era tido como patrimônio de uns. O conceito de república não existia. A população era usada como massa de manobra. A troca de favores, o poder sendo apossado por grupos familiares, o voto sendo trocado por favores, vantagens pessoais.
O tempo passa... Chegaram os sinais da democracia, eleições diretas, fim de shows em comícios, uso de urnas eletrônicas, maior participação com o voto para maiores de 16 anos. Criam-se utopias... Há repetições?...
Continua a troca de favores, a compra de votos, gente entra na política com a finalidade de tirar proveito do dinheiro público... Eleitores e candidatos trocam o voto pela vantagem, lei da oferta e da procura, comércio, capitalismo, corrupção. Incapazes, indignos muitas vezes eleitos. Há repetições?...
Não deveria ser assim. A cada dia surgem pessoas sem esperança, sem educação, sem saúde, sem perspectivas de melhoras. Famílias destruídas pelas drogas, pela música de mau gosto, pelas múltiplas violências propagada nos filmes, jogos, tvs. Instituições falidas, desacreditadas, corruptas. Tudo dominado! Crianças geradas sem pai e sem mãe. Extermínio do futuro. Quem vai cuidar de nossas crianças?
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog