Desenho: Luzenildo. Fotos: Bruno Araújo/Eliel Souza.
Por Bruno Araújo e Edgar Santos.
Com a proposta de reestruturar o Conselho Municipal de Turismo, desativado desde 30 de agosto de 2007, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes realizou na noite da última quinta-feira (7), no Centro Educacional e Cultural Professora Marineide Braz, uma reunião com objetivo de apresentar as ideias que poderão ser postas em prática, através da Política de Proteção do Patrimônio Natural e Histórico do Município, visando ampliar o potencial turístico e preservar o nosso patrimônio. Na reunião, houve a participação dos antigos representantes do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), representantes de Entidades da Sociedade Civil, Casa das Juventudes, Gestores Educacionais (das Redes Pública e Privada), Grêmios Estudantis, Empreendedores do Turismo, Ministério Público (através do Promotor de Justiça, o Exmo. Dr. Quintino Geraldo Diniz), Igrejas e demais interessados.
Ciente da necessidade de promover uma melhor intervenção, aliada ao interesse coletivo, o Governo Municipal vem traçando metas que viabilizarão ações de requalificação estrutural, impulsionando o turismo, oportunizando e gerando benefícios revertidos para a própria população.
Questionado sobre as ações de conservação do patrimônio, o Secretário Edgar Santos frisou medidas importantes, de total interesse coletivo, que compõe as propostas contidas na pauta da reunião do Novo Conselho, como forma de assegurar um relacionamento efetivo e eficaz entre o COMTUR e a comunidade, apresentando toda a potencialidade turística do município, com atrativos no campo religioso, cultural, arqueológico, ambiental, histórico e de eventos.
Dentro da proposta logística de estruturação e revitalização das áreas turísticas, está incluso: mapeamento das precariedades; recepção e acomodação dos turistas; formação de guias; certificação de qualidade de restaurantes e pousadas; segurança; sinalização; locomoção; infraestrutura e demais campos característicos.
Petições, alicerçadas nesta perspectiva, estão tramitando como forma de proporcionar legitimidade e divulgar as potencialidades turísticas de Bom Jardim, primando pelo zelo e manutenção das características naturais, que há anos encantam pela beleza e originalidade peculiar. É válido salientar que: é necessário um trabalho de intensa parceria entre o Governo Municipal e Sociedade Civil, em suas respectivas instâncias, para que as metas apresentadas pelo COMTUR promovam ganhos substanciais à população.
Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes.
Professor Edgar Bom Jardim - PE
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog