sábado, 14 de setembro de 2013

Protestos contra o governo da polônia em Varsóvia



Polônia: Manifestantes protestam contra o governo em Varsóvia e pedem renúncia do primeiro-ministro (Janek Skarzynski/ AFP)
Dezenas de milhares de pessoas protestam neste sábado em Varsóvia, capital da Polônia, contra o governo de centro-direita do liberal Donald Tusk, no poder desde 2007.
"Queremos a renúncia do primeiro-ministro. É a única forma de mudar a política social na Polônia", declarou à AFP Marek Lewandowski, porta-voz do Solidariedade, um dos três sindicatos que organizam a manifestação.
Os sindicatos exigem o aumento do salário mínimo e a redução da idade de aposentadoria de 67 para 65 anos. Afirmam que reformas dos últimos anos retiraram garantias dos assalariados e enfraqueceram políticas sociais.
A Polônia, com 38 milhões de habitantes, peso pesado econômico da Europa Central, viveu um período de crescimento econômico contínuo depois do fim do comunismo, há 20 anos. Mas no primeiro trimestre deste ano passou perto da recessão. No segundo trimestre, o PIB polonês subiu 0,4% em comparação com os três meses anteriores.
A manifestação deste sábado é a última de quatro dias de protestos em Varsóvia. Centenas de ônibus com manifestantes chegaram à capital no começo da manhã. Vinham, principalmente, da Silésia, no sul, com mineiros e metalúrgicos, e de Gdansk, no norte, reduto do Solidariedade, com trabalhadores de estaleiros.
(Com AFP)
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog