sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Somos 201 milhões de brasileiros


Para cada cem pessoas em idade produtiva existem 46 sustentadas.
A partir de 2022, a proporção de brasileiros dependentes só vai subir.

Do G1.
A população brasileira cresceu e está em mais de 200 milhões de habitantes. Com menos filhos e mais idosos, o país precisa investir em educação para não envelhecer antes de enriquecer.
A população já tem data para começar a encolher. Hoje, são 201 milhões de brasileiros. Esse número chegará a 228 milhões em 2042. Depois, inicia a queda. Em 2060, serão 218 milhões de pessoas.
A projeção do IBGE também revela que daqui a apenas nove anos o Brasil irá experimentar uma virada importante. Nesse ano, vai começar a se fechar o que os técnicos chamam de janela de oportunidade.
Atualmente, para cada cem pessoas em idade produtiva existem 46 sustentadas. Mas, a partir de 2022, por causa do envelhecimento da população, a proporção de brasileiros dependentes só vai subir. Até lá, é preciso aproveitar para produzir e fazer o país crescer. Para isso, será necessário enfrentar o velho desafio da educação.
“Não é só mais uma questão do número de pessoas. Isso era importante quando o trabalho era braçal. A questão hoje é o quanto de valor cada um desses empregados vão conseguir trazer para a economia. Isso que vai fazer a grande diferença se a gente vai ou não vai conseguir usar essa janela de oportunidade”, diz Carmem Miguele, especialista em mercado de trabalho da FGV.
Publicado em 30/08/2013.
http://professoredgarbomjardim-pe.blogspot.com.br/

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog