terça-feira, 16 de julho de 2013

Missa da Padroeira do Recife


Celebração antecede saída da procissão de Nossa Senhora do Carmo.
Arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, preside cerimônia.

Do G1.

Milhares de católicos acompanham cerimônia no Centro da capital (Foto: Reprodução / TV Globo)Milhares de católicos acompanham cerimônia no Centro da capital (Foto: Reprodução / TV Globo)
A missa campal que antecede a procissão de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, começou pontualmente às 15h30 desta terça-feira (16). Milhares de devotos se reúnem no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, Centro da capital, onde está montado o palco da celebração, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
Cleiciane Lupicínio levou as filhas para a festa da padroeira (Foto: Luna Markman / G1)Cleiciane Lupicínio levou as filhas para a festa da padroeira
(Foto: Luna Markman / G1)
O religioso abriu a missa lembrando a estiagem prolongada no interior de Pernambuco. "Aqui está chovendo, mas vamos rezar para os nossos irmãos que sofrem com a seca, que chegue água para eles. Também desejo boas-vindas aos irmãos que vieram participar da semana seminária aqui no estado, antes de partir para a Jornada Mundial da Juventude [evento católico que ocorre no Rio de Janeiro]", disse Saburido.
O tempo nublado não esvaziou a festa. Além do escapulário, a sombrinha é outro artigo indispensável aos fiés. "Eu comprei o escapulário agora para benzer na missa, ele é a minha proteção. O guarda-chuva eu trouxe de casa, pois todo devoto sabe que dia de Nossa Senhora do Carmo é dia de chuva no Recife", disse a auxiliar de serviços gerais Cleiciane Lupicínio, que foi à missa acompanhada das filhas Célia Gabriele e Sandrielly.
A também auxiliar de serviços gerais Maria de Fátima Verçosa saiu do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, para assistir à celebração e pretende seguir a procissão, que este ano está mais longa. Serão 7,5 km entre a Basília do Carmo no Recife até a Igreja do Carmo em Olinda, a primeira dedicada à santa nas américas. "Vai ser um desafio grande para os fiéis, mas ela merece. Eu vim aqui pedir um emprego para o meu esposo e também saúde e paz para a minha família", comentou.
A procissão vai sair da Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Recife, e percorrer a Rua Martins de Barros, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Rua João Lira, Rua do Hospício, Avenida Cruz Cabugá, Avenida Olinda, Avenida Sigismundo Gonçalves e Rua do Bonfim, até a Igreja do Carmo, em Olinda.
Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, preside celebração (Foto: Reprodução / TV Globo)Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido,
preside celebração (Foto: Reprodução / TV Globo)
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife informou que 40 agentes vão monitorar o tráfego.  Bloqueios serão montados à medida que os fiéis vão percorrendo as vias. "No limite dos municípios, a Prefeitura de Olinda deve assumir o monitoramento da procissão. Até lá, temos agentes suficientes para interditar todo o percurso. O trânsito vai sendo parado de acordo com o andamento para dar segurança aos fiéis", afirmou o gerente-geral interino de Trânsito do Recife, Jorge Lima.
Motoristas devem evitar o trajeto entre 17h e 19h; quem precisar ir de Olinda até Boa Viagem deve seguir pela Avenida Agamenon Magalhães. No Centro, a orientação é utilizar as paralelas da Avenida Cruz Cabugá.
Devotos da santa rezam em frente à Basílica do Carmo (Foto: Luna Markman / G1)Devotos da santa rezam em frente à Basílica do Carmo (Foto: Luna Markman / G1)
Missa da padroeira do Recife faz apelo por vítimas da seca (Foto: Luna Markman / G1)Debaixo de chuva, católicos acompanham sermão dos religiosos (Foto: Luna Markman / G1)
Chuva não afastou fiéis do Pátio do Carmo (Foto: Luna Markman / G1)Chuva não afastou fiéis do Pátio do Carmo (Foto: Luna Markman / G1
)

www.professoredgar.com

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog