Celebração antecede saída da procissão de Nossa Senhora do Carmo.
Arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, preside cerimônia.
A missa campal que antecede a procissão de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, começou pontualmente às 15h30 desta terça-feira (16). Milhares de devotos se reúnem no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, Centro da capital, onde está montado o palco da celebração, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
O religioso abriu a missa lembrando a estiagem prolongada no interior de Pernambuco. "Aqui está chovendo, mas vamos rezar para os nossos irmãos que sofrem com a seca, que chegue água para eles. Também desejo boas-vindas aos irmãos que vieram participar da semana seminária aqui no estado, antes de partir para a Jornada Mundial da Juventude [evento católico que ocorre no Rio de Janeiro]", disse Saburido.
O tempo nublado não esvaziou a festa. Além do escapulário, a sombrinha é outro artigo indispensável aos fiés. "Eu comprei o escapulário agora para benzer na missa, ele é a minha proteção. O guarda-chuva eu trouxe de casa, pois todo devoto sabe que dia de Nossa Senhora do Carmo é dia de chuva no Recife", disse a auxiliar de serviços gerais Cleiciane Lupicínio, que foi à missa acompanhada das filhas Célia Gabriele e Sandrielly.
saiba mais
A também auxiliar de serviços gerais Maria de Fátima Verçosa saiu do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, para assistir à celebração e pretende seguir a procissão, que este ano está mais longa. Serão 7,5 km entre a Basília do Carmo no Recife até a Igreja do Carmo em Olinda, a primeira dedicada à santa nas américas. "Vai ser um desafio grande para os fiéis, mas ela merece. Eu vim aqui pedir um emprego para o meu esposo e também saúde e paz para a minha família", comentou.
A procissão vai sair da Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Recife, e percorrer a Rua Martins de Barros, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Rua João Lira, Rua do Hospício, Avenida Cruz Cabugá, Avenida Olinda, Avenida Sigismundo Gonçalves e Rua do Bonfim, até a Igreja do Carmo, em Olinda.
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife informou que 40 agentes vão monitorar o tráfego. Bloqueios serão montados à medida que os fiéis vão percorrendo as vias. "No limite dos municípios, a Prefeitura de Olinda deve assumir o monitoramento da procissão. Até lá, temos agentes suficientes para interditar todo o percurso. O trânsito vai sendo parado de acordo com o andamento para dar segurança aos fiéis", afirmou o gerente-geral interino de Trânsito do Recife, Jorge Lima.
Motoristas devem evitar o trajeto entre 17h e 19h; quem precisar ir de Olinda até Boa Viagem deve seguir pela Avenida Agamenon Magalhães. No Centro, a orientação é utilizar as paralelas da Avenida Cruz Cabugá.
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog