Motociclistas serão multados caso não passem pelo curso de capacitação
Em agosto, motoqueiros paralisam pista da Marginal do Rio Pinheiros em protesto (Reprodução de vídeo)
veja.com
A partir deste sábado, os motoboys que não cumprirem a série de exigências impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) poderão ser multados e até ter o veículo apreendido. Segundo as novas regras, estipuladas com o objetivo de tornar a profissão mais segura, o motociclista precisa ter passado por um curso de capacitação. Também é obrigatório trafegar com equipamentos de segurança como o protetor de pernas e a antena corta-pipas, além dos coletes com faixas reflexivas.
As resoluções do Contran que estabelecem as novas regras foram publicadas em 2010, mas foram adiadas para dar mais tempo aos estados e municípios formarem os motoboys. As exigências não agradaram os motociclistas, que realizaram protestos contra as regras. Eles chegaram e pedir mais tempo para que se adequasse às normas e alegaram que muitos profissionais têm dificuldade em passar pelo curso, que tem carga horária de 50 horas.
O Contran descarta um novo adiamento das regras que regulamentam o exercício da profissão de motoboy no país. Na última semana, o órgão federal informou, por meio de nota, que "não há indicativo de novo adiamento" e que "já expediu ofício circular aos Detrans para fiscalizar" as regras a partir de fevereiro.
Professor Edgar Bom Jardim - PE
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog