sábado, 19 de janeiro de 2013

Obama culpa terrorista por mortes de reféns na Argélia



Presidente disse que ataque é lembrete de que Al-Qaeda ainda é ameaça.
Ele afirma que ajudará governo do país a evitar 'tragédias' do tipo no futuro.

Da France Presse
Comente agora
 O presidente Barack Obama culpou os terroristas pelas mortes dos reféns na Argélia, observando neste sábado que o ataque foi um lembrete de que a ameaça da Al-Qaeda continua.
"Nos próximos dias, estaremos em contato com o governo da Argélia para ter uma maior compreensão do que aconteceu para que possamos trabalhar juntos e evitar tragédias como essa", acrescentou Obama em um comunicado divulgado neste sábado (19).
Mais cedo, o presidente da França, François Hollande, disse que a abordagem da Argélia havia sido a mais adequada por não ser possível manter negociações com o tipo de pessoas envolvidas no sequestro.
O presidente dos EUA Barak Obama durante evento em escola de Washington (Foto: Jewel Samad/AFP Photo)Obama durante evento em escola neste sábado
on (Foto: Jewel Samad/AFP Photo)
A ocupação de uma usina de gás na Argélia terminou neste sábado com um ataque final por forças especiais. Segundo o balanço oficial provisório do Ministério do Interior argelino, 23 reféns e 32 sequestradores foram mortos nos quatro dias de sequestro.
Nesse ataque final, as forças argelinas libertaram "685 funcionários argelinos e 107 estrangeiros" e mataram "32 terroristas". Não foram divulgados os números de possíveis rebeldes sobreviventes - presos ou foragidos.
Entre os 32 sequestradores mortos estão três argelinos, os outros eram de diversas nacionalidades, não especificadas e entre eles havia especialistas em explosivos, acrescentou o comunicado.
O exército recuperou um arsenal considerável, segundo o Ministério: "seis submetralhadoras, 21 fuzis, dois fuzis com mira telescópica, dois morteiros de 60 mm com munição, seis mísseis com rampa de lançamento, dois RPG7 com oito foguetes, 10 granadas dispostas em cintos explosivos".
Foram encontradas, além disso, "uniformes militares estrangeiros, munições e explosivos", acrescentou a nota.
Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.


Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog