Depende. Exatamente, a resposta correta é essa mesma: depende.
Os efeitos sobre o sono de uma sessão de exercício físico próximo ao horário de dormir são muito particulares. Alguns sofrem alterações, outros não. Como descobrir se isso irá afetar a qualidade do seu sono? Praticando e testando os horários, para observar como o corpo responde a essa prática. Principalmente no dia seguinte ao treino.
Em geral, para um indivíduo matutino – que prefere dormir e acordar cedo -, o horário escolhido para realizar atividade física será o período da manhã. Certamente esse indivíduo terá dificuldade de realizar qualquer atividade no período noturno, momento em que seu corpo já se prepara para “desligar”.
Por outro lado, os vespertinos – aqueles que gostam de acordar e de ir para a cama mais tarde -, dificilmente terão prejuízos na qualidade do sono após uma sessão noturna de exercícios.
Não tem muito segredo. Cada pessoa deve descobrir em qual horário do dia o seu corpo responde melhor às atividades físicas. O ideal é escolher o horário que for mais agradável para você – ou que melhor se encaixe na sua agenda – e fazer um teste.
Na maioria dos casos, mesmo que a opção seja se exercitar no período noturno, o corpo aumentará o gasto energético gerado pelo exercício físico e dormir se tornará imprescindível para que sua função restauradora entre em ação.
Um estudo realizado no início de 2012 pelo pesquisador Noler Flausino demonstrou esse fenômeno em 17 homens recrutados para treinar em intensidades e durações diferentes, em horário próximo ao do sono. O exercício realizado nesse período não prejudicou a qualidade do sono dos pesquisados, pelo contrário, ainda melhorou o padrão noturno que eles apresentavam previamente.
Em resumo, se o corpo estiver habituado a treinar nesse horário, não haverá dificuldade para dormir depois do exercício físico. Mas é sempre importante observar se o sono continuará exercendo o seu papel de repor a energia utilizada ao longo do dia. E para isso, basta ficar atendo aos sinais que seu corpo apresentará no dia seguinte.
E lembre-se: independentemente da prática do exercício, procure não modificar os horários habituais de realizar as refeições, de dormir e despertar.
Professor Edgar Bom Jardim - PE
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog