quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Terremoto na Guatemala provoca dezenas de mortos

A.EFE/g1

Subiu para 48 o número de mortos pelo terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter que sacudiu a Guatemala nesta quarta-feira, segundo o último boletim oficial divulgado pelo presidente do país, Otto Pérez Molina.
Carro fica coberto de escombro em San Marcos (Foto: AFP)Carro fica coberto de escombro em San Marcos (Foto: AFP)

Em entrevista coletiva, o líder disse que 39 pessoas morreram no departamento de San Marcos, o mais afetado pelo sismo; outras oito em Quetzaltengo e uma em Sololá, os três territórios no oeste e noroeste do país.
Pérez Molina disse que pelo menos 23 pessoas permanecem desaparecidas, outras 155 sofreram ferimentos e mais de 17 mil estão desabrigadas como consequência do terremoto.
Foto divulgada pelo Copro de Bombeiros mostra resgate em escombros de uma casa em San Marcos, 240 km da Cidade da Guatemala. (Foto: AFP)Foto divulgada pelo Copro de Bombeiros mostra resgate em escombros de uma casa em San Marcos, 240 km da Cidade da Guatemala. (Foto: AFP)
O governante decretou nesta quarta-feira (7) três dias de luto nacional pelas vítimas e pediu à população que retome nesta quinta-feira (8) suas atividades normais, embora tenha esclarecido que está mantido o estado de "alerta vermelho" em nível nacional.
As autoridades de Defesa Civil e as equipes de socorro suspenderam na noite desta quarta os trabalhos de resgate e os reiniciarão na manhã desta quinta.
O movimento telúrico, o mais forte ocorrido no país centro-americano desde o terremoto que em 1976 matou mais de 25 mil pessoas, teve uma intensidade 5 na escala de Mercalli, que vai de 1 a 12.
O terremoto também foi sentido com força em El Salvador e em regiões do sudeste do México.



Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog