domingo, 4 de novembro de 2012

ENEM:Primeiro dia teve questão com Luiz Gonzaga. Jovem brasileiro ler pouco, é mal informado

 Luiz Gonzaga e Capitão América foram temas de questões do Enem 2012
 Do UOL, 
Imagem: novaescola

 O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, realizado neste sábado (3), trouxe questões envolvendo uma música do cantor Luiz Gonzaga (1912-1989) e o super-herói dos quadrinhos Capitão América, relataram os primeiros estudantes a sair do exame. 

Houve quem reclamasse, também, da extensão dos textos dos itens. ACOMPANHE AQUI A CORREÇÃO ONLINE Siga a cobertura minuto-a-minuto do Enem 2012 "Caiu uma música do Luiz Gonzaga e perguntava a que a canção remetia", contou Giovanni Nicodemo Catalã, 19, de São Paulo. Segundo o estudante, a prova também abordou bastante o tema de sustentabilidade e energias renováveis. Outro personagem que apareceu na prova, só que do universo dos quadrinhos, foi o Capitão América. "Uma questão pedia para associar o Capitão América com as guerras", afirmou Letícia Lucena, 17, também de São Paulo. Textos grandes Uma reclamação recorrente dos primeiros estudantes foi a extensão dos textos de apoio da prova. No entanto, as opiniões se dividiram em relação à dificuldade do exame de hoje. “Eram longos, gigantes”, afirmou Lívia Siqueira, 22, que prestou o exame em Ribeirão Preto (SP) para tentar um desconto na mensalidade do curso de administração. Apesar de achar os enunciados muito extensos, Lívia considerou, no geral, o teste fácil. Gabryel Westphal Stinglin, 17, que fez a prova em Curitiba, afirma que precisou ler mais de três vezes alguns enunciados para prosseguir a prova. Embora estreante no Enem, ele costuma ter altas notas na escola e vai tentar o vestibular em diversas instituições de ensino público e particular. “Fiz o exame no ano passado e estou repetindo. A prova deste ano foi muito mais difícil, os enunciados eram grandes demais e exigiram muita concentração”, afirmou a estudante Maristela Andrade Vieira, 22, que sonha em cursar direito e fez o Enem em Salvador. Funcionária de uma administradora, Adriana Soares, de 37 anos, foi uma das primeiras a sair em Belém. Ela gastou duas horas e 15 minutos para responder todas as questões. E disse que foi rápida porque não perde tempo com as questões sobre as quais não tem certeza da resposta.

 Para Adriana, mais da metade da prova estava fácil, algumas facílimas e poucas muito complicadas. O único motivo de reclamação foi em relação ao horário escolhido pelo MEC (Ministério da Educação) para a realização da prova. Em Belém, o calor é de 39 graus à sombra. “Cheguei na sala às 11h20 e estava tranquilo, mas ao meio dia, nem o ventilador resolve. Todo mundo ficava se abanando”, comentou. (*Com reportagem de Suellen Smosinski, em São Paulo; José Bonato, em Ribeirão Preto; Thea Tavares, em Curitiba; e Sandra Rocha, em Belém)

Tudo dentro da normalidade, diz MEC
No sábado, a avaliação nacional aconteceu com normalidade em todos os estados. Nenhum incidente grave foi registrado pelo Ministério da Educação (MEC). Os sobressaltos vieram das redes sociais. No início da manhã, um usuário do Twitter começou a divulgar o boato de que o Enem havia sido cancelado. Em pouco tempo, o assunto estava entre os mais comentadosdo microblog.
Já no Instagram diversos estudantes postaram fotos de dentro das salas de prova, o que é probibido segundo o edital do exame (confira as imagens). Qualquer aparelho eletrônico, como celular ou MP3, deve ser lacrado pelos fiscais no local e só é devolvido aos estudantes no fim da prova. O MEC identificou e puniu 37 candidatos que conseguiram driblar a segurança do Enem. Eles estão desclassificados e não terão a prova corrigida.
Outras centenas de inscritos ficaram de fora do Enem 2012. Eles se atrasaram e encontraram os portões fechados. Em geral, culparam o trânsito pelo atraso, caso do paulista Cezar Augusto. "Geralmente levo menos de 30 minutos para chegar à Barra Funda", diz em referência ao bairro onde faria o exame. "Nesta sábado, levei uma hora", afirmou. Ele, que prestaria o exame pela primeira vez, não deve voltar para as provas deste domingo.
ProUni - Desde 2009, o Enem ganhou status de vestibular com a criação do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que seleciona estudantes para universidades federais, estaduais e institutos de educação tecnológica, e do Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em universidade privadas. Além de Sisu e ProUni, o Enem ajuda na obtenção de um financiamento estudantil, na participação do programa Ciência Sem Fronteiras, entre outros. (De veja)


Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog