quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Saiba como participar de programa de intercâmbio


A seleção é baseada em critérios de assiduidade e melhores notas.
O programa é destinado apenas a estudantes do ensino médio.
Do G1 PE
 Setecentos alunos de escolas públicas de Pernambuco embarcaram nesta quarta-feira (1) para os Estados Unidos e o Canadá porque ganharam a bolsa “Ganhe o Mundo”, do Governo do estado. Eles estudarão inglês, fazendo um intercâmbio naqueles países. Os interessados em participar do programa devem ficar atentos aos critérios de seleção e aos editais com as vagas disponíveis.

De acordo com a assessoria de imprensa do Governo do estado, para conseguir uma vaga no programa de intercâmbio, os estudantes matriculados na rede pública devem se inscrever na própria escola em um curso de idioma (pode ser o inglês ou o espanhol). Se o aluno estudar na parte da manhã, deve fazer as aulas de inglês ou espanhol no período da tarde.

Segundo a Secretaria da Educação, esses cursos de idiomas são oferecidos em todas as escolas, e o número de vagas disponíveis para participar do "Ganhe o Mundo" é proporcional ao número de alunos de cada instituição. 

Os estudantes que participaram da primeira seleção e que começaram a embarcar nesta quarta-feira (1) vão fazer intercâmbio no Canadá e dos Estados Unidos. Já há uma nova seleção em curso, cujos resultados finais devem sair em 2 de outubro. Esta nova turma receberá vagas para fazer o intercâmbio na Nova Zelândia, Chile, Argentina e Espanha.

Ainda de acordo com a Secretaria da Educação, um novo edital deve sair até o final do ano com novas vagas disponíveis pra quem quiser estudar fora do País no ano que vem. Neste novo edital, haverá as informações sobre quantidade de vagas e países contemplados.

Como me inscrever? 
Primeiro passo: se você é estudante do ensino médio, matricule-se no curso de idiomas oferecido na sua escola (pode ser o inglês ou o espanhol). E busque informações sobre horários e locais das aulas também na sua instituição de ensino. Apenas alunos matriculados nos intensivos de inglês ou espanhol podem participar da seleção.

Quem tem as aulas regulares pela manhã deve fazer o curso de línguas à tarde (e vice-versa). Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Governo do Estado, as aulas de inglês e espanhol ocorrem nas próprias escolas estaduais, só que professores de empresas de idioma terceirizados dão as aulas.

Segundo passo: de olho na nota e na frequência
Os interessados devem ter a nota final mínima de sete em português e matemática, no curso normal. E a média mínima também de sete no curso intensivo de línguas.

A frequência mínima deve ser de 80% nas aulas do ensino médio normal e no intensivo de idiomas no qual o aluno está matriculado.

Os interessados devem ter no mínimo 14 anos até a data de embarque e o máximo de 17 anos e 11 meses no retorno do intercâmbio.

No ano anterior à seleção, o aluno não pode ter sido reprovado. Ele também deve possuir CPF próprio e preencher a um formulário.

Terceiro passo: provas e entrevista
Há também uma terceira etapa da seleção, que consistem em provas de inglês ou espanhol. Depois, os estudantes passam por entrevistas individuais.

Mesmo se não passar numa primeira seleção, o interessado deve ficar atento. Ao longo de todo o ensino médio, ele pode tentar conseguir uma vaga, desde que esteja matriculado nos cursos, preencha os critérios e requisitos presentes nos editais e haja, claro, a abertura de edital por parte do Governo do estado. Esses documentos são divulgados no Diario Oficial, no site da Secretaria da Educação e nos veículos de comunicação em geral.

Bye-bye, so long and farewell
Para conquistar uma vaga neste intercâmbio para os Estados Unidos e Canadá, 15 mil estudantes fizeram um curso intensivo de inglês, mas somente 3,8 mil passaram na seleção. As famílias norte-americanas e canadenses vão fornecer toda a infraestrutura, e a Secretaria de Educação vai oferecer a cada estudante uma mesada de 300 dólares, durante seis meses.

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog