quarta-feira, 28 de março de 2012

O Talento de Alberto Giacometti









Biografia de Alberto Giacometti
Nascido 10 de outubro de 1901, em Borgonovo Val Bregaglia (Suíça), filho de Giovanni, pintor neo-impressionista, e Stampa Annetta. Passou a sua infância feliz: seu pai o ajuda em seus primeiros passos no workshop, o patrocinador (o pintor Cuno Amiet) ensinou os estilos e técnicas atuais e outros membros da família juntos na sua aprendizagem artística como modelos posando para ele. Em 1916, a escola, demonstra um total domínio da linguagem em uma imagem impressionista da mãe modelado com barro.Deixou a escola e se mudou para Genebra para participar da Escola de Belas Artes. Depois de uma viagem a Veneza e Roma, em 1920, durante o qual uma paixão para as obras de Tintoretto e Giotto, decide recuperar a visão ingênua da origem das coisas de arte primitiva e antropologia. Em 1922, mudou-se para Paris para participar dos cursos de escultor Antoine Bourdelle e experiência, em parte, o método cubista. Em 1925, seu irmão Diego se juntou a ele em Paris e tornou-se seu assistente para sempre.Partes Alberto, juntamente com outros artistas suíços que se reuniram em Paris, o interesse pelo movimento surrealista e, a partir de 1927, apresenta suas primeiras esculturas surreal nas Salon des Tuileries. Logo depois, ele tornou-se famoso e Alberto começa a interagir com artistas como Arp, Miró, Ernst e Picasso e escritores incluindo Prévert, Aragon, Eluard, Bataille e Queneau. Nascimento de uma forte amizade com Breton, para o qual ele escreve e desenha na revista "Le Surréalisme au Service de la Revolution".Mas Giacometti sentir a necessidade de voltar ao tema da "semelhança absoluta" e, após a morte de seu pai em 1933, começa um novo período de aprendizagem. De 1935-1940 centra-se no estudo da cabeça, a partir do olho, o assento de pensamento. Ele também tenta desenhar figuras completas com o objetivo de capturar a identidade de cada ser humano com apenas um olhar. Durante esse período, cerca de Picasso e Beckett e estabelece um intenso diálogo com Sartre, que muitas vezes influencia o trabalho de ambos. Toma os anos da Segunda Guerra Mundial, em Genebra.Em 1946, ele retornou a Paris e se reúne com seu irmão Diego. Iniciar uma nova fase artística durante o qual as estátuas são alongados e os seus membros se estendem em um espaço que os contém e completar. Em 1962 ganhou o Grande Prémio de Escultura na Bienal de Veneza. Os últimos anos de sua vida foi caracterizada por uma onda de atividade e uma sucessão de grandes exposições em toda a Europa. Apesar de estar gravemente doente em 1965 foi para Nova York para a exposição no Museu de Arte Moderna. Como trabalho final, escreve o texto do livro "Paris fin sans", uma seqüência de 150 litografias refletindo as memórias de todos os lugares que ele viveu. Ele morreu em 11 de janeiro de 1966, e é enterrado em Borgonovo, ao lado de seus pais. Fonte: www.italica.rai.it

Imagens:Tredlist.fr/yelp.com/arteseanp.blog/legroscom/folha.uol.com
Por: Professor Edgar Bom Jardim - PE

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