terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

GRANDES CIVILIZAÇÕES - MESOPOTÂMIA





A palavra mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.

Vários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar : babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios. Vale dizer que os povos da antiguidade buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades. Dentro desta perspectiva, a região da mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia a população: água para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local para a agricultura.
No geral, eram povos politeístas, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza.

No que se refere à política, tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder, onde apenas uma pessoa ( imperador ou rei ) comandava tudo. A economia destes povos era baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas.

A Mesopotâmia é a região situada entre os rios Tigre e Eufrates. Essa área é o berço de diversas civilizações, como os Sumérios, Babilônios, Caldeus, Israelitas, Fenícios, Assírios, Persas, entre outros.

Essas civilizações contribuíram bastante para estabelecer os pilares das futuras civilizações. Suas contribuições incluem o desenvolvimento da escrita, escolas, bibliotecas, códigos legais escritos, a roda, o vidro, a matemática, o alfabeto, calendários, irrigação, etc.

Diversas construções desse período histórico se destacam, como pode ser visto no mapa ao lado. Entre as mais importantes estão o zigurate de Ur, o zigurate de Akarkuf e a torre de Babel.

Zigurates são templos da Mesopotâmia. A construção é no formato de pirâmides feitas com tijolos de barro. Essas pirâmides representam o encontro do céu com a terra. É interessante notar que as escadas foram feitas de tal forma que fosse possível chegar fisicamente ao templo, localizado na parte mais alta. As pirâmides do Egito não foram feitas para se alcançar a parte mais alta, assim, suas escadas não possuem a mesma utilização.

Episódio da série "Grandes Civilizações", que conta de maneira didática a história de povos importantes para a evolução da humanidade.

Vídeo TV Escola / Enviado por Anne123x
Blog Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog