quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cratera em Manaus


Morador afirma que o processo de erosão começou há dois anos.
'Vivemos em estado de alerta. Temos medo de perder nossa casa', disse.

Tiago MeloCom Informações do  G1 AMPor professoredgarbomjardim-pe.blogspot.com
1 comentário
Motociclistas arriscam suas vidas ao passar perto da cratera (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Motociclistas se arriscam ao passar perto da
cratera (Foto: Tiago Melo / G1 AM)
A Rua Londres, localizada no Bairro Grande Vitória, Zona Leste de Manaus, costumava ser a principal via do bairro. No entanto, devido às sucessivas e violentas chuvas que atingem Manaus, uma cratera tomou parte da rua. O buraco já tomou metade da pista.

Ônibus e outros veículos, que transitavam normalmente pela Rua Londres, estão impossibilitados de trafegar no local. Apesar de a rua estar bloqueada por dentes de dragão, motoqueiros ainda arriscam trafegar pelas proximidades da cratera.

De acordo com o morador da rua, Orcinei Monteiro, de 36 anos, a erosão da via começou há cerca de dois anos. "Vivemos, atualmente, em estado de alerta. Quando chove, corro junto com minha família para a rua e esperamos a chuva passar. Só voltamos para dentro de casa quando a chuva termina. É um medo constante de perder nossa casa", afirmou.

Segundo Marinete Tavares, de 45 anos, oito casas já desabaram devido à erosão da rua. "Onde hoje vemos esse buraco, antes haviam oito residências. Em uma delas morava meu irmão. A sorte dele foi que ele conseguiu sair com a família antes que tudo desmoronasse", explicou.

Os moradores afirmam ainda que a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) já foram contatados, mas que nenhuma resposta satisfatória foi dada. "Eles só vem aqui e tiram fotos. Nos prometeram que as obras para a reconstrução da via começaria em janeiro. Já estamos em fevereiro e nada", afirmou um dos moradores da Rua Londres, Edelson Sevalha, 38 anos.
A Seminf informou ao G1 que uma equipe técnica visitou a área. De acordo com a análise dos profissionais, deverá ser realizado o desvio d'água, que é o principal motivo para ocasionar a evasão. Esta essa ação, segundo a Secretaria, deverá ser iniciada na quinta-feira (2). A próxima etapa será realizar a drenagem do local e recompor o terreno para que se auto sustente. A previsão da pasta é que todo o serviço seja concluído em até 120 dias.
Erosão já tomou mais da metade da Rua Londres (Foto: Tiago Melo / G1 AM)Erosão já tomou mais da metade da Rua Londres (Foto: Tiago Melo / G1 AM)

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog