segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

"Burrinhas Caluas" de Bizarra(Bom Jardim), foram destaques na Globo

Por Edgar Severino dos Santos

Reportagem da Globo mostrou no portal G1 grupo de "Caluas"  do distrito de Bizarra, como sendo integrantes do Bloco Vai quem Quer. A Globo errou ao não separar os brincantes.  Acertou quando mostrou o que de fato é Cultura Popular de Pernambuco,"as Burrinhas Caluas". Isso reforça a ideia de que precisamos valorizar o frevo, o maracatu, as caluas, catirinas, caboclinhos, passistas,  os músicos e as orquestras de frevo. 

É preciso repensar, refazer o carnaval do Bom Jardim para apresentá-lo ao mundo. O trio elétrico, as bandas, as músicas da Bahia, os blocos padronizados, o funk, os bregas e as músicas pornográficas não farão do carnaval de Bom Jardim, um cenário de destaque regional e ou  nacional. Seremos apenas mais um carnaval sem cultura , sem história e identidade patrimonial. Cadê o frevo de Levino Ferreira e as orquestras acompanhando os blocos nas ruas do  Bom Jardim?Os organizadores de blocos precisam pensar nisso A geografia física da cidade não comporta carnaval com trio, que por isso encurta percusso e aumenta distâncias excluindo bairros e ruas que antes participavam e apreciavam os desfiles dos blocos.

Turistas de todo mundo visitam Bezerros, Nazaré, Triunfo, Olinda e Recife para participarem de um carnaval diferente, bonito, com fantasias, alegorias, musicalidades típicas de grupos  étnicos e culturais. Isso é economia criativa, valorização da cultura e identidade do carnaval de Pernambuco. Viva as "Burrinhas Caluas" de Bizarra que salvaram a imagem do carnaval do Bom Jardim na reportagem da Globo. É oportuno registrar e valorizar a articulação feita pela gestão do município no sentido de divulgar o carnaval local. É preciso ter cultura para divulgar.


Imagem: G1/PE (K.M) Por: professoredgarbomjardim-pe.blogspot.com

1 >-->Escreva seu comentários >-->:

  1. Muito bem expressado Edigar, no fato do Erro de informação, aí vejamos a falta de uma assessoria de imprensa, e se foi destaque é por que faz diferença saber valorizar tudo isso, é preciso repensar certos conceitos. Mas Viva a Rica Cultura popular, Bom-Jardim tem muita.

    ResponderExcluir

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog