Agência Senado
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu à presidente da República, Dilma Rousseff, que não cometa o erro de mudar o cálculo do reajuste do piso salarial dos professor.
A concessão de aumentos reais aos professores, segundo ele, foi negociada com o governo e já aprovada pelo Senado Federal e por três comissões da Câmara dos Deputados.
- O país não tem futuro se não melhorar o salário real do professor - sentenciou.
De acordo com o representante do Distrito Federal, o professor recebe o que for maior: ou o percentual de variação do Produto Interno Bruto (PIB) mais a inflação, em anos em que o Brasil tiver crescimento real da economia, ou o aumento do valor repassado aos estados e municípios pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O parlamentar informou que o governo de Dilma Rousseff barrou a possibilidade de reajustes acima da inflação na votação da proposta na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados. Ele informou que os salários, ao contrário, terão reajuste menor do que o custo de vida apurado no período, já que a inflação será calculada para os últimos 12 meses e os salários não são reajustados há 16 meses.
- A presidente Dilma não pode ficar como a presidente que reduziu o piso salarial para o professor - afirmou, questionando qual a razão de não dar aos professores aumentos reais, como foram dados aos senadores, deputados e outras categorias profissionais.
Segundo o senador, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Comissão de Educação tenta que o Plenário da Câmara dos Deputados reveja a decisão da Comissão de Fiscalização e Controle. A prevalência da decisão desta comissão, para Cristovam Buarque, será "um crime contra os dois e meio milhões de professores e contra todas as crianças do Brasil".
O senador foi elogiado, em aparte, pelo colega Ricardo Ferraço (PMDB-ES).
Com Informações da Agência Senado. Por Blog Professor Edgar Bom Jardim-PE
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)






0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog