sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
Incêndio em favela em SP deixa 380 famílias desabrigadas
Fogo destruiu barracos e prédio abandonado nesta quinta.
Uma pessoa morreu e três ficaram feridas.
O incêndio que destruiu parte da Favela do Moinho e um prédio abandonado na região central de São Paulo deixou 380 famílias desabrigadas, segundo balanço da Prefeitura. A administração municipal montou três abrigos para os moradores, mas pouca gente quis deixar a favela.
No terreno restou apenas cinzas e parte das casas de madeira. Nesta manhã, moradores buscavam nos escombros por seus pertences. Durante a noite desta quinta-feira (22), ainda havia fumaça. O fogo destruiu pelo menos metade dos barracos da Favela do Moinho. A Defesa Civil cadastrou 1,5 mil pessoas e disponibilizou abrigos para que elas passassem a noite, mas menos de 20 pessoas aceitaram a ajuda.
A dona de casa Lúcia Bonfim Rocha foi uma delas. Com a filha e os netos pequenos, ela não tinha onde passar a noite. “Pelo menos as crianças estão seguras, nós também. Elas tomaram banho, estamos bem”, afirmou.
Nos abrigos são entregues cestas básicas, produtos de higiene e colchões. “Têm ônibus a disposição a qualquer momento que as pessoas queiram se dirigir aqui para o local. Aqui tem segurança, aqui tem sanitários, local que as pessoas podem ser atendidas”, afirmou Jair Paca de Lima, coordenador da Defesa Civil da cidade.
Mas a maioria das pessoa não quis sair do entorno da favela. “Se a gente sair daqui é que a Prefeitura abandona a gente. Tem que ficar, para a Prefeitura ver que não estamos abandonando o lugar da gente”, disse a desempregada Cátia Godoi.
Uma pessoa morreu – o corpo foi encontrado dentro do prédio – e três ficaram feridas. Duas foram socorridas com sinais de intoxicação para a Santa Casa e a outra teve fratura no punho e queimaduras e foi para o pronto-socorro do Tatuapé. Além das vítimas do incêndio, um bombeiro ficou ferido – ele foi atingido por uma televisão na cabeça quando passava por uma área que não pegava fogo. Ele foi levado para o Hospital das Clínicas com suspeita de fratura na coluna.
O fogo começou por volta das 10h e foi controlado pouco antes das 13h. Equipes dos bombeiros chegaram a entrar no prédio após o incêndio ser controlado para verificar a existência de possíveis vítimas. Entretanto, foi percebido o abalo na estrutura.
A escola de samba Camisa Verde e Branco está recebendo doações para os desabrigados. O endereço é Rua James Holland, 663, Bom Retiro.
Fonte: g1.globo.com Por Blog Professor Edgar Bom Jardim - PE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostaria de saber detalhes sobre o incêndio, especificamente no prédio e a senhora grávida que não resistiu e morreu, com o bebê. Podem me falar mais sobre as vítimas e quem ajudou a socorrê-las?
ResponderExcluirQue horas do dia 23/12 começou o incêndio, aproximadamente?
11 pessoas morreram no prédio ou em toda a favela?