PARA Haddad, material é o conteúdo de pré-teste
FORTALEZA (Folhapress) - O ministro da Educação, Fernando Haddad, acusou ontem o Colégio Christus de dar acesso antecipado a questões do Enem a seus alunos. O ministro disse que um integrante da escola chegou a pedir a alunos que não comentassem com concorrentes que o simulado continha questões do Enem. Haddad afirmou que alguém do Christus copiou irregularmente dois dos 32 cadernos com questões pré-testadas ano passado no colégio, mas ainda não é possível saber se a direção participou da ação.
Inicialmente, o MEC identificou oito questões iguais, porém, ontem oncluiu que o simulado continha 14 questões do Enem. Elas constavam no pré-teste realizado por duas turmas da escola em outubro de 2010.
Segundo o MEC, todos os cadernos da pré-testagem foram devolvidos, mas o conteúdo pode ter sido copiado eletronicamente. “O material (o simulado) é o conteúdo de dois cadernos, na íntegra”, disse Haddad. As provas dos 639 alunos do Christus que fizeram o Enem foram anuladas. Elas serão reaplicadas em 28 e 29 de novembro.
O Ministério Público Federal no Ceará pediu à Justiça Federal a anulação total ou parcial das provas do Enem em todo o País. Na ação, o procurador da República Oscar Costa Filho pede também a anulação da determinação do MEC para a realização de novas provas para os 639 alunos do Colégio Christus. “Os estudantes (do Christus) não têm nada com isso e estão sendo tratados como cúmplices”, afirmou.
PROTESTOS
A notícia de que alunos de Fortaleza tiveram acesso a pelo menos oito questões do Enem antes da prova fez com que estudantes de várias cidades programassem protestos por meio de redes sociais. Há manifestações marcadas em Fortaleza, Rio, Niterói, Porto Alegre, Cuiabá e São Paulo. Em Fortaleza, a passeata dos “ENEMganados” está prevista para hoje. Nas outras cidades, o “Protesto contra o ‘Vexame Nacional do Ensino Médio’” está marcado para o final de semana de 13 de novembro.
Fonte: folhape.com Por Blog Professor Edgar Bom Jardim - PE
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog