domingo, 4 de setembro de 2011

Resta um mês para filiações


Partidos e pré-candidatos agilizarão as negociações de olho nas eleições
ARTHUR CUNHA

A cerca de um mês do fim do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o troca-troca partidário daqueles que disputarão mandato em 2012, o cenário em Pernambuco permanece aberto. Na busca por fortalecimento, as legendas seguem fazendo aquisições no “mercado”. A ordem é não divulgar para evitar olho grande e alterações no quadro. A meta das siglas é fortalecer ao máximo as chapas com candidatos competitivos a prefeito e vereador. Do lado governista, em um segundo momento, já com os nomes definidos, os partidos vão correr atrás do aval do governador Eduardo Campos (PSB). Posteriormente, pelo apoio do socialista na campanha.

O caso mais emblemático de possível mudança é o do deputado federal João Paulo (PT), que anunciará se fica ou não no PT. Apontado como um dos potenciais candidatos a prefeito do Recife no ano que vem, ele tem conversado com legendas como PDT, PCdoB e PTB. Até com o PTB teria aberto discussão, segundo informações bastidores.
Oficialmente, o ex-prefeito tem reclamado de falta de espaço no PT, mas sem falar abertamente em candidatura contra seu ex-afilhado político, o prefeito João da Costa (PT). Como de praxe, quando o assunto é sua eventual saída do PT, o deputado federal foi sucinto. Disse, apenas, que não definiu seu futuro. “As discussões estão congeladas. Estou dependendo de uma conversa com o pressidente Lula para definir”, contou João Paulo, adiantando que ainda não tem data para reunir-se com o ex-presidente.

Presidente estadual do PT, o deputado federal Pedro Eugênio também fez mistério. Disse, sem citar nomes, que existem “alguns casos” de adesão. “Poucos. O de maior expressão é o da ex-deputada estadual Nadegi Queiroz, que filiou-se há três semanas. Ela entrou se colocando à disposição do partido para disputar a Prefeitura de Camaragibe, mas essa questão será colocada nas instâncias partidárias no ano que vem”, destacou.

VERDE

Além de João Paulo, outro prefeiturável do Recife encontra-se na mesma situação. Insatisfeito no PV, o deputado estadual Daniel Coelho já não esconde de ninguém sua intenção de deixar a legenda. A saída, inclusive, é dada como certa pelo próprio. Como alternativa para novo partido, Daniel coloca o PSDB. Contudo, adverte para o fato de a negociação ainda não ter sido encerrada.

“Não escondo essa tendência de sair do PV e de que a preferência é o PSDB. Não acredito mais que o meu partido vá mudar, ainda mais com essa história de aderir ao Governo Federal (em Pernambuco, os verdes já se aliaram ao Governo Eduardo)”, pontua Daniel Coelho.

O deputado explica que não impôs um prazo para efetuar a troca de legenda. “Não é a questão de ter a vinculação com uma candidatura no ano que vem. Não me balizo por esse prazo”, argumentou Daniel Coelho, salientando que há, sim, a possibilidade de disputar a Prefeitura do Recife em 2012. O deputado reuniu seu grupo político para deixá-lo a par das conversas que tem tido com outras siglas. “Nas minhas decisões mais importantes eu costumo ouví-los”, enfatizou. Fonte: folhape.com  Por Blog Professor Edgar Bom Jardim-PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog