quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Premiadas obras que vão para feira de ideias na Alemanha

Luanda - A cama para deficientes físicos, o dicionário virtual para línguas nacionais e o veiculo automóvel de marcha indutiva são as obras dos criadores e inventores angolanos que venceram a 3ª Edição da Feira do Criador/Inventor Angolano e que vão representar o país na Alemanha.

De acordo como o presidente do corpo de jurado Marco César, o júri avaliou os seguintes aspectos criatividade, inovação, método científico, desenvolvimento do trabalho, demonstração, montagem final e a aplicabilidade no sector produtivo.

“A cama para deficientes físicos foi considerada pelo júri como sendo a obra com maior valor criativo e inovador, e destaca-se dos demais do ponto de vista de originalidade e a sua aplicabilidade à realidade angolana”, disse.

O segundo trabalho, acrescentou o júri, é o dicionário virtual para línguas nacionais, tendo em atenção a relevância no contexto nacional dando uma mensagem clara aos inventores de que é indispensável a escolha de projectos que se apliquem à realidade angolana.

Por outro lado, disse, reforça a ideia da importância da individualidade cultural de Angola.

Ocupando o terceiro lugar, o veiculo de marcha indutiva, segundo o júri, o autor privilegiou os aspectos relacionados com a sua componente cientifica, apesar de o trabalho resultar de uma aplicação cientifica desenvolvida já internacionalmente, mas considera-se que o criador teve a ousadia necessária para pegar num trabalho cientifico desafiante e descortinar aplicações práticas de grande utilidade.

O Ministério do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia (MESCT), organizador da feira, sorteou um bilhete de passagem aérea que beneficiou a feirante Elizabeth Correia, para efectuar um curso de formação tecnológica na República Federativa do Brasil, através da empresa AMITAF, parceira do MESCT.

De acordo ainda com o MESCT os bacios Africano de Investimento (BAI) e de Poupança e Crédito (BPC), outros parceiros, indicaram o grupo COART para representar Angola na feira da Alemanha, em Outubro.

Ainda na senda dos prémios a feirante Helena Simba, ganhou um computador portátil, naquilo que foi o prémio surpresa da organização.

A feira, que começou sábado, visou criar um espaço para os expositores interagirem, mostrarem os seus trabalhos para que os diferentes sectores da vida nacional possam identificar os seus produtos.

Para além dos inventores/criadores, a feira teve espaços de cinema e de Internet, onde gratuitamente estavam a ser projectados filmes de interesse científico e tecnológico.

Foram ainda realizadas palestras e seminários sobre temas relacionados, essencialmente, com o funcionamento de projectos dos inventores/criadores angolanos.

O MESCT começou a realizar este tipo de eventos desde 2009 e pretende, num horizonte temporal de cinco anos a contar da primeira edição, que a mesma seja extensiva aos inventores/criadores provenientes de outras latitudes.

O certame contou com a participação de mais de 60 expositores, desde pessoas singulares, universidades, centros de formação profissional, institutos politécnicos, entre outras empresas, que apresentaram 39 projectos científicos.

Fonte: portalangop.co.ao   Por Blog Professor Edgar Bom Jardim -PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog