quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ban Ki-moon pede que mundo repudie o racismo

NAÇÕES UNIDAS (EFE) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ontem à sociedade civil que fuja dos “políticos extremistas” que alimentam o racismo e a xenofobia, principalmente em difíceis momentos econômicos como os atuais. “Devemos resistir aos políticos que polarizam (posições e) que jogam com os medos das pessoas e utilizam estereótipos para ganhar vantagem eleitoral”, afirmou Ban durante a comemoração na Assembleia Geral da ONU do 10º aniversário da Declaração de Durban contra o racismo e a xenofobia.

O principal responsável das Nações Unidas criticou duramente os que usam a política para turvar o ambiente social e conquistar benefícios eleitorais atacando “as minorias e os grupos mais vulneráveis”. “Os Governos têm de garantir que situações como o desemprego e a deterioração dos padrões de vida não forneçam desculpas para atacar aos grupos vulneráveis”, indicou Ban, quem reconheceu que “as épocas difíceis econômicas” agravam os problemas racistas em todas as sociedades.

Com a presença de chefes de Estado e de Governo, Ban assegurou que, passados dez anos da assinatura da Declaração de Durban, avançou-se em inúmeros aspectos, mas reconheceu que “a intolerância aumentou no mundo”. No fim do encontro, a ONU aprovou novamente seu compromisso contra o racismo com um documento com recomendações contra o racismo.

Fonte: folhape.com

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog