quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 de Setembro: Dia de protestos

Os protestos que estão ocorrendo hoje contra a corrupção surgem justamente neste momento em que cresce a indignação popular pela absolvição da deputada federal Jaqueline Roriz
Internautas organizaram uma marcha contra a corrupção hoje 7 de setembro, quando é comemorada a independência do país.Segundo matéria publicada no jornal Correio Braziliense, o protesto mobilizou 6 mil pessoas. O movimento ganhou mais adeptos depois da absolvição da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) A Câmara dos Deputados arquivou o processo de cassação do mandato de Jaqueline Roriz, acusada de quebra de decoro após aparecer em uma gravação de vídeo recebendo dinheiro do operador do esquema de propina no governo do DEM do Distrito Federal, Durval Barbosa, quando era candidata a deputada distrital.

Mais protestos

17º Grito dos Excluídos também mobilizou hoje (7) manifestantes em todo o país por justiça social e garantia de direitos. Com o lema “Pela Vida Grita a Terra. Por direitos, todos Nós”. O protesto também teve como  alvo a corrupção na política, especialmente no caso da   absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada recebendo dinheiro do esquema de corrupção do governo do Distrito Federal, José Roberto Arruda,  conhecido como mensalão do DEM.

Nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, os manifestantes irão questionar remoções e despejos feitos para dar lugar às obras de estádios e mobilidade urbana para o Mundial de 2014.

Também estão na pauta das manifestações populares o uso de agrotóxicos, a criminalização e a violência contra a juventude, a tentativa de flexibilização do Código Florestal no Congresso, a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e a reforma política.

O Grito do Excluídos surgiu em 1995, ligado à Campanha da Fraternidade daquele ano. Criado pelo Setor Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a mobilização ganhou adesão de outras entidades e movimentos sociais aos longo dos anos.

Desfile

O desfile cívico de 7 de Setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios, atraiu um público de aproximadamente 40 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. A cerimônia foi encerrada com a exibição da Esquadrilha da Fumaça nos céus da capital.

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog