quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Usina de Fukushima liberou mais césio 137 que bomba de Hiroshima durante segunda guerra mundial

A quantidade de césio radioativo liberada em 11 de março passado da central nuclear japonesa de Fukushima foi 168 vezes mais importante do que a liberada pela bomba atômica de Hiroshima em 1945, afirmou nesta quinta-feira o jornal Tokyo Shimbun.

A publicação, que diz basear-se em estimativas do governo, informa que os reatores danificados pelo tsunami liberaram até agora 15.000 terabecquerels de césio 137.

Em agosto de 1945, a bomba atômica largada pelo exército americano sobre a cidade de Hiroshima liberou instantaneamente na atmosfera 89 terabecquerels deste isótopo, cujo período radioativo é de 30 anos, acrescentou o jornal.

"Em teoria, a quantidade de césio 137 liberado pela central de Fukushima é, portanto, 168,5 vezes mais importante que a da bomba americana", destacou o jornal, acrescentando que estimativa foi feita pelo governo a pedido de uma comissão parlamentar.

No entanto, a comparação termina aí, já que a bomba atômica provocou 140.000 mortos, em um primeiro momento, pelo calor ou a onda da explosão, e nos meses seguintes pelos efeitos das radiações. O acidente de Fukushima no momento não causou morte alguma.

Da AFP Paris   Por Blog Professor Edgar Bom Jardim- PE    DP.COM

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog