quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Especial Folclore: Onildo Pereira Santos

Vendedor de Galinhas 
Bom Jardim História e Folclore


José Gomes comprava galinha no interior e as revendia na feiras do Recife.
Ao terminar a venda, cuidava da limpeza pessoal, e logo procurava um quiosque para fazer sua primeira refeição, que ninguém é de ferro.
 Já instalado, ordena para a garçonete; oh, moça ! Me traga uns seis pães doce, três francês, três, crioulos e uns quatro brote, mande estalar uma meia dúzia de ovos, um pratinho de carne com bastante molho, e um bule de café.
Dentro de pouco:
Tá pronto se José, pode chamar seu povo.
Qual povo? O povo sou eu mesmo.


O AUTOR



Onildo Pereira Santos - nasceu em 7 de outubro de 1926, na cidade de Bom Jardim - PE. Filho de Severino Pereira Barros e Josefa Pereira dos Santos. Estudou as primeiras letras com a professora Josefa Coleta de Albuquerque (Professora Santinha). Depois estudou no Colégio Sant' Ana e no Ginásio de Bom Jardim. Ao longo da vida exerceu as mais diversas profissões. Foi fabricante de bebidas e móveis, comerciante, político, construtor e , já aos 60 anos, iniciou-se no ofício de escritor, narrando fatos relacionados com a terra e a gente bonjardinense. Sempre viveu na terra que lhe serviu de berço. Residiu numa rua que foi construída por ele e tem o nome de seu pai.