PRISCILLA AGUIAR
Marcada pelo estigma da violência e da criminalidade, a comunidade do Coque, na Ilha Joana Bezerra, foi a primeira parada da Sua Santidade Sakya Trizin em Pernambuco. Considerado a segunda maior força do budismo tibetano - depois de Dalai Lama -, o líder da escola Sakya desembarcou em Pernambuco ontem à tarde para oferecer ensinamentos e promover a cultura de paz. No Coque, os moradores e visitantes aguardavam com lenços brancos, imagens santas e flores a chegada do religioso.Por volta das 15h40, fogos de artifício anunciaram a chegada de Sua Santidade, que caminhou até a sede do Núcleo Educacional Irmãos Menores de São Francisco de Assis (Neinfa), acompanhado por uma comitiva de dez pessoas.
Depois de agradecer a recepção, Sakya Trizin falou sobre a importância de cultivar a cultura de paz. “Podemos ser de lugares diferentes, de culturas diferentes, mas todos somos seres humanos. Todos queremos estar livres de condições de sofrimento e todos queremos viver em felicidade e paz. Devemos cultivar uma cultura de paz nas nossas famílias e, a partir daí, proporcionar uma cultura de paz em toda comunidade”.
Depois, ele seguiu para a UFPE, onde fez uma conferência sobre “Como superar o medo e a violência no século XXI”. Hoje pela manhã o monge visitará a Consagração das terras dos mosteiros de Timbaúba. À noite, participa de uma conferência no Teatro Guararapes, Centro de Convenções, em Olinda
Fonte:Folhape.com.br