sábado, 30 de julho de 2011

Rebeldes atacam última Fortaleza de Gaddafi em região Líbia

Rebeldes cercaram a última fortaleza do ditador líbio, Muammar Gaddafi, na região das Montanhas Ocidentais e esperam controlá-la em breve, disse um comandante insurgente neste sábado.
Tanques rebeldes abriram fogo contra Tiji, onde 500 soldados do governo estão situados. As explosões podiam ser ouvidas de Hawamid, cidade a 200 km ao sudoeste de Trípoli, capturada na quinta-feira durante uma nova ofensiva contra o Exército.
"Nós temos Tiji cercada e esperamos tomá-la até o fim do dia", disse o comandante Nasir al Hamdi, ex-coronel da polícia de Gaddafi. Enquanto tiros estalavam à distancia, ele observava um campo de batalha destruído, com invólucros de mísseis de tanques e munições antiaéreas.
Apesar do poder de fogo inferior e da pouca experiência, os rebeldes capturaram nesta semana várias cidades e vilarejos onde forças do governo se escondiam, nas planícies abaixo das Montanhas Ocidentais.
Soldados capturados na ofensiva disseram que o Exército perdera a vontade de combater, prevendo que Gaddafi --que também enfrenta insurgentes no leste produtor de petróleo-- pode cair nos próximos meses, ou até nas próximas semanas.
Os combates cessaram com o calor sufocante da tarde.
Fonte:folha.com