quinta-feira, 14 de julho de 2011

Esperança: a beleza no coração de nossa Juventude ... Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer

Especial- Bom Jardim 140 anos.

Edgar Severino dos Santos


Reproduzimos  trechos e opiniões dadas por jovens estudantes da Escola Justulino Ferreira Gomes, escritos na avaliação interdimensional,  diagnóstica, que teve como tema Projeto de Vida: objetivos, valores, esperanças e perspectivas  de futuro.
A atividade foi elaborada pelo Professor Edgar Severino dos Santos, que  leciona disciplinas de história, arte e sociologia nas turmas do ensino básico semi- integral. Veja a Escrita e o Pensamento dos Jovens do Bom Jardim:

Tema: Rumo e projeto de vida




“ Levar as coisas mais à sério, no futuro,  ajudar  aos que  mais necessitarem,  mim espelhar em pessoas mais experientes do que eu mesmo, tentando melhorar a cada dia. Conviver com  pessoas que  me ajude psicologicamente, e que   ensinem a fazer o necessário para ser alguém melhor “. (Khaled Klaus - 1º C)


Tema: Ser Jovem



“É ser alegre”  ( Naiara Fernanda - 1º A)

  “É ser educado, feliz, ou seja, uma pessoa que tenha conhecimento de tudo”. ( Carlos Antônio - 1º B)

   “É você passar pela fase de conhecer novas coisas, culturas diferentes, ter noção do que ser, do fazer, sabendo o que é certo e o que é errado, o que deve e o que não deve fazer. É uma fase ótima de nossa vida.” ( Adriana Necy  -  1º C )

  “É ser uma pessoa capaz de transformar o mundo, cada vez melhor, buscando conhecer a juventude”. ( Romério de  Melo -1º C)

  “ É prepara-se  para o futuro sabendo que  não vamos ter pai e mãe para sempre”. ( Adrieli Necy  -1º C )

“ É ser uma pessoa de bem, direita, que não se envolve com coisas erradas”. ( welinton Nildo -1º C)

“ É você se preparar para o futuro”.  (José Nivaldo -1º B)

“É saber curtir a vida sem drogas, sem bebidas”. ( Maria Daiane -1º A)

“Ser jovem é entender que nada é impossível, que  lutando  você chega onde quer”. ( Josileide Ester -1º A)




Tema: Sonhos





“Todos nós queremos ajudar os familiares, mas primeiros temos que nos ajudar, temos que nos especializar para melhorar a cada dia mais”. (Khaled Klaus -1º C)

“ Encontra com a garota dos meus sonhos, viajar para os Estado Unidos, ter uma família”. ( Emanuel Joaquim - 1º B)

“ Meu sonho é ter uma profissão, servir como exemplo para  meu filho. O resto é conseqüência disso ...“. (  Raíza Vasconcelos  -1ª B  )

“ Meu sonhos é terminar os meus estudos, trabalhar e depois construir uma família.” ( Josefa Edioneide - 1º C )

“Ser professora”. ( Anna Emília -1º C )

“ Meu sonho é ser psicóloga, ter minha casa própria um dia e outros...” (Ingrid Thamires -1º C)

“Ser uma pessoa melhor e ter meu próprio salário,não depender de ninguém.” ( Ana Paula -1 º B)

“ Ser advogada ”. ( Márcia Mendes -1º A)

 “ Ser um jogador de futebol, um homem bem sucedido”  ( José Gilberto -1ª B)

“ Ter uma profissão descente, ser uma boa esposa e ter um bom marido daqui a alguns anos “.( Maria José  de Melo - 1º A)


Tema: Algo que precisa ser melhor


 “ Preciso estudar mais”. ( L. P- 1º B)

“ Eu preciso aprender ouvir mais as pessoas”. ( R.M -1ª B )

“ Conhecer meus próprios erros”.  ( J.J -1º A)

“ Administrar melhor meu tempo, minhas tarefas” . ( J.L -1º A)

“ Ser paciente” ( J.K -1º A)

“ Não confiar tanto nas pessoas” . ( J.P -1º A)

“ Saber estudar mais e aprender” ( M.T -1º B)

“Preciso pensar mais, para melhorar a vida das pessoas que vivem perto de mim”. ( B.M -1º B)

“ Saber perdoar as pessoas e compreende-las do jeito que são”. (M.D -1º A)

“Entender mais as pessoas”. ( J.L  -1º  A)     

Publicado em 14/07/2011.
Por Edgar Severino dos Santos
Fotos: Blog Professor Edgar Bom Jardim-PE