Segue de amanhã até o próximo dia 17, o FotoRio 2011, que acontece no Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro. A novidade este ano é que a programação oficial do evento receberá a exposição “Um retrato da sociedade brasileira: Coleção Francisco Rodrigues de Fotografias 1840-1920”, que apresenta uma mostra do rico acervo composto por 17 mil fotos. Todas as imagens impressas são preservadas no Centro de Estudos e de Documentação da História Brasileira da Diretoria de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).
A coleção Francisco Rodrigues mostra a diversidade étnica e social do Brasil Império e das três primeiras décadas da República. As imagens retratam senhores de engenho, usineiros, representantes da burguesia e das camadas média urbanas, além de raras fotografias de escravos e amas de leite. De acordo com a diretora de Documentação da Fundaj, Rita de Cássia Araújo - que será uma das curadoras da exposição -, o acervo se constitui numa fonte inesgotável para a história social e cultural pela variedade de comportamentos, costumes, ofícios, mobiliários e outras.
Ainda de acordo com Rita, a coleção se originou do Antigo Museu do Açúcar, órgão vinculado ao extinto Instituto do Álcool e do Açúcar, e foi incorporada ao acervo da Fundação em 1974. O material é fruto de um trabalho do cirurgião-dentista Francisco Rodrigues, que abraçou para si uma iniciativa do próprio pai, Augusto Rodrigues, que se dedicou a colecionar figuras de sua época.
Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-brasil/644193?task=view