terça-feira, 23 de junho de 2020

Golpe no golpe:Bispos e pastores da Universal em Angola tomam controle de templos e rompem com direção brasileira


Bispo Edir MacedoDireito de imagemALAN SANTOS/PR
Image captionA Universal é liderada pelo bispo brasileiro Edir Macedo e está presente hoje em mais de 95 países

Um grupo de bispos e pastores da Igreja Universal do Reino de Deus em Angola informou ter assumido na segunda-feira (22/6) o controle de 35 templos da instituição em Luanda e cerca de 50 em outras províncias do país, como Lunda-Norte, Huambo, Benguela, Malanje e Cafunfo. Os religiosos angolanos declararam ruptura com a gestão brasileira. É um movimento sem precedentes, que começou em novembro de 2019, com a divulgação de um manifesto com críticas à direção da igreja no Brasil.

Em nota oficial, a Igreja Universal do Reino de Deus de Angola afirmou que alguns templos no país foram invadidos "por um grupo de ex-pastores desvinculados da Instituição por práticas e desvio de condutas morais e, em alguns casos, criminosas e contrárias aos princípios cristãos exigidos de um ministro de culto". A Universal diz, no documento, que os ex-pastores teriam usado a violência e promovido "ataques xenófobos", além de agredir pastores, esposas de pastores e funcionários "com objetivo de tomar de assalto a igreja, com propósitos escusos". A Igreja Universal do Reino de Deus é liderada pelo bispo brasileiro Edir Macedo e tem hoje 10 mil templos espalhados em mais de 100 países. Reúne 500 mil fiéis em Angola.

O controle da Universal em Angola será assumido a partir de agora, segundo o grupo rebelado, pelo bispo Valente Bezerra Luiz, então vice-presidente da igreja. Os bispos e pastores dissidentes dizem que a igreja no país passará a ser chamada de Igreja Universal de Angola. Afirmam já ter o comando de 42% dos templos.

Acusações

Os bispos e pastores angolanos acusam a direção brasileira da igreja de evasão de divisas, expatriação ilícita de capital, racismo, discriminação, abuso de autoridade, imposição da prática de vasectomia aos pastores e intromissão na vida conjugal dos religiosos.

Reclamam ainda de privilégios dados aos bispos brasileiros e pedem uma maior valorização do episcopado angolano.

O manifesto elaborado em novembro — com a assinatura de 320 bispos e pastores —, foi encaminhado ao principal líder da igreja no país, o bispo brasileiro Honorilton Gonçalves, ex-vice-presidente da TV Record.

Os religiosos dizem não ter sido atendidos. No manifesto, já pediam aos líderes brasileiros da igreja que deixassem o país para que a instituição passasse a ser administrada apenas por angolanos.

Dinis Bundo, identificado como obreiro da Universal e porta-voz do grupo rebelado, reclamou das benesses aos religiosos brasileiros.

Segundo ele, as melhores igrejas sempre foram designadas aos brasileiros, que seriam beneficiados também com bons salários e carros modernos.

Culto da Universal (IURD) em AngolaDireito de imagemDIVULGAÇÃO/IURD
Image captionIgreja Universal do Reino de Deus iniciou suas operações em Angola em 1992 e tem mais de 230 templos no país

Resistência

Bundo informou que, além das 35 igrejas em Luanda, os manifestantes passaram a controlar 18 igrejas em Benguela, 14 em Malanje, 10 em Huambo e 8 em Luanda-Norte.

O grupo tomou o controle também da Catedral do Morro Bento e do Cenáculo do Patriota, principais centros religiosos da instituição em Luanda.

Em alguns templos houve resistência. Os religiosos angolanos tomaram as chaves dos estabelecimentos e, em meio a discussões e empurrões, os responsáveis até aquele momento foram expulsos.

Em nota divulgada à imprensa, o corpo de pastores denunciou "atos de arbitrariedades" que estariam sendo praticados pela direção da Universal em Angola.

O bispo Honorilton Gonçalves, segundo a nota, estaria perseguindo, punindo e intimidando bispos e pastores angolanos.

Além da vasectomia imposta a pastores, mulheres dos religiosos estariam sendo obrigadas a abortar, conforme a nota.

Entre outras queixas dos religiosos, o documento denuncia ainda a "falsificação de ata de eleição de órgãos sociais da IURD", emissão de procurações com plenos poderes a cidadãos brasileiros para exercer atos reservados à assembleia geral, proibição às mulheres de pastores de terem acesso à formação acadêmica-científica e técnico-profissional, irregularidades no pagamento de segurança social dos pastores e falta de projeto de desenvolvimento pastoral em formação teológica específica.

"Mentiras"

A nota da Igreja Universal afirma que os invasores espalharam "mentiras absurdas, como essa acusação de racismo", para confundir a sociedade angolana. "Basta frequentar qualquer culto da Universal, em qualquer país do mundo, para comprovar que bispos, pastores e fiéis são de todas as origens e tons de pele, de todas as classes sociais. Em Angola, dos 512 pastores, 419 são angolanos, 24 são moçambicanos, quatro vieram de São Tomé e Príncipe e apenas 65 são brasileiros", afirma a instituição.

A suposta obrigatoriedade de pastores serem submetidos a cirurgia de vasectomia, segundo a Universal, é um exemplo de fake news "facilmente desmentida pelo fato de que muitos bispos e pastores da Universal, em todos os níveis de hierarquia da Igreja, têm filhos". O que a Instituição estimula, conforme a nota, "é o planejamento familiar, debatido de forma responsável por cada casal".

E finaliza: "Esclarecemos que, respeitada a unidade de doutrina da fé que une a Igreja Universal do Reino de Deus em todos os 127 países onde está presente, nos cinco continentes, a Universal de cada nação dispõe de total autonomia administrativa para encaminhar e resolver suas questões locais, sempre observando as leis e as tradições. O que se espera é que as autoridades restabeleçam, com urgência, a ordem legal e possam assegurar que a Universal continue salvando vidas e prestando ajuda humanitária em Angola, como faz há 28 anos".

Com Informações de Gilberto Nascimento

Professor Edgar Bom Jardim - PE

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Platão, o primeiro pedagogo


Crédito: Getty Images

Na história das ideias, o grego Platão (427-347 a.C.) foi o primeiro pedagogo não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo, mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política. O objetivo final da Educação, para o filósofo, era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo.
Platão foi o segundo da tríade dos grandes filósofos clássicos, sucedendo Sócrates (469-399 a.C.) e precedendo Aristóteles (384-322 a.C.), seu discípulo. Como Sócrates, Platão rejeitava a Educação que se praticava na Grécia em sua época e estava a cargo dos sofistas, incumbidos de transmitir conhecimentos técnicos - sobretudo a oratória - aos jovens da elite para torná-los aptos a ocupar as funções públicas. Os sofistas afirmavam que podiam defender igualmente teses contrárias, dependendo dos interesses em jogo, diz Sérgio Augusto Sardi, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Platão, ao contrário, pensava em termos de uma busca continuada da virtude, da justiça e da verdade.
Para Platão, toda virtude é conhecimento. Ao homem virtuoso, segundo ele, é dado conhecer o bem e o belo. A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira - portanto, a Educação não pode se restringir aos anos de juventude. Educar é tão importante para uma ordem política baseada na justiça - como Platão preconizava - que deveria ser tarefa de toda a sociedade.

O ideal da escola pública
Baseado na ideia de que os cidadãos que têm o espírito cultivado fortalecem o Estado e os melhores entre eles serão os governantes, o filósofo defendia que toda Educação era de responsabilidade estatal - um princípio que só se difundiria no Ocidente muitos séculos depois. Igualmente avançada, quase visionária, era a defesa da mesma instrução para meninos e meninas e do acesso universal ao ensino.
Contudo, Platão era um opositor da democracia - há estudiosos que o consideram um dos primeiros idealizadores do totalitarismo. O filósofo via no sistema democrático da Atenas de seu tempo (leia mais no quadro abaixo) uma estrutura que concedia poder a pessoas despreparadas para governar. Quando Sócrates, que considerava o mais sábio e o mais justo dos homens, foi condenado à morte sob acusação de corromper a juventude, Platão convenceu-se, de uma vez por todas, de que a democracia precisava ser substituída.
Para ele, o poder deveria ser exercido por uma espécie de aristocracia, mas não constituída pelos mais ricos ou por uma nobreza hereditária. Os governantes tinham de ser definidos pela sabedoria. Os reis deveriam ser filósofos e vice-versa. Como pode uma sociedade ser salva, ou ser forte, se não tiver à frente seus homens mais sábios?, escreveu Platão.


Um império em decadência

Platão nasceu meses depois da morte de Péricles, o estadista mais identificado com a democracia de Atenas, e morreu dez anos antes da conquista do mundo grego por Felipe da Macedônia. Sua vida coincide em grande parte com a decadência do império ateniense. Platão construiu uma obra voltada para épocas anteriores. Foi por meio
de seus escritos em forma de diálogos que as ideias de Sócrates puderam ser sistematizadas e divulgadas, já que ele não havia deixado nenhum texto escrito. Nos diálogos, usualmente Sócrates e um pensador sofista debatem um assunto até uma conclusão. Uma vez que Platão não se coloca como personagem, restou a seus intérpretes póstumos distinguir as ideias de Sócrates das do próprio Platão. A obra platônica foi sistematizada no início da era cristã. Os títulos mais célebres são O Banquete e A República. O cristianismo na Idade Média se apropriou do pensamento platônico por se identificar, entre outras, com a ideia de que em todas as coisas há uma essência,
que se encontra num plano suprarreal.

Estudo permanente
A Educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade. O processo deveria ser longo porque Platão acreditava que o talento e o gênio só se revelam aos poucos.
A formação dos cidadãos  (leia mais no quadro abaixo) começaria antes mesmo do nascimento, pelo planejamento eugênico da procriação. As crianças deveriam ser tiradas dos pais e enviadas para o campo, uma vez que Platão considerava corruptora a influência dos mais velhos. Até os 10 anos, a Educação seria predominantemente física e constituída de brincadeiras e esporte. A ideia era criar uma reserva de saúde para toda a vida. Em seguida, começaria a etapa da Educação musical (abrangendo música e poesia), para aprender harmonia e ritmo, saberes que criariam uma propensão à justiça, e para dar forma sincopada e atrativa a conteúdos de Matemática, História e Ciência. Depois dos 16 anos, à música se somariam os exercícios físicos, com o objetivo de equilibrar força muscular e aprimoramento do espírito.
Aos 20 anos, os jovens seriam submetidos a um teste para saber que carreira deveriam abraçar. Os aprovados receberiam, então, mais dez anos de instrução e treinamento para o corpo, a mente e o caráter. No teste que se seguiria, os reprovados se encaminhariam para a carreira militar e os aprovados para a filosofia - neste caso, os objetivos dos estudos seriam pensar com clareza e governar com sabedoria. Aos 35 anos, terminaria a preparação dos reis-filósofos. Mas ainda estavam previstos mais 15 de vida em sociedade, testando os conhecimentos entre os homens comuns e trabalhando para se sustentar. Somente os que fossem bem-sucedidos se tornariam governantes ou guardiães do Estado.

O aprendizado como reminiscência

Platão defendia a ideia de que a alma precede o corpo e que, antes de encarnar, tem acesso ao conhecimento. Dessa forma, todo aprendizado não passaria de um esforço de reminiscência - um dos princípios centrais do pensamento do filósofo. Com base nessa teoria, que não encontra eco na ciência contemporânea, Platão defendia uma ideia que, paradoxalmente, sustenta grande parte da pedagogia atual: não é possível ou desejável transmitir conhecimentos aos alunos, mas, antes, levá-los a procurar respostas, eles mesmos, a suas inquietações. Por isso, o filósofo rejeitava métodos de ensino autoritários. Ele acreditava que se deveria deixar os estudantes, sobretudo as crianças, à vontade para que pudessem se desenvolver livremente. Nesse ponto, a pedagogia de Platão se aproxima de sua filosofia, em que a busca da verdade é mais importante do que dogmas incontestáveis. O processo dialético platônico - pelo qual, ao longo do debate de ideias, depuram-se o pensamento e os dilemas morais - também se relaciona com a procura de respostas durante o aprendizado. Platão é do mais alto interesse para todos que compreendem a Educação como uma exigência de que cada um, professor ou aluno, pense sobre o próprio pensar, diz o professor Sardi.

Biografia
Platão nasceu por volta de 427 a.C. em uma família aristocrática de Atenas. Quando tinha cerca de 20 anos, aproximou-se de Sócrates, por quem tinha grande admiração. Como a maioria dos jovens de sua classe, quis entrar na política. Contudo, a oligarquia e a democracia lhe desagradaram. Com a condenação de Sócrates à morte, Platão decidiu se afastar de Atenas e saiu em viagem pelo mundo. Numa de suas últimas paradas, esteve na Sicília, onde fez amizade com Dion, cunhado do rei de Siracusa, Dionísio I. De volta a Atenas, com cerca de 40 anos, Platão fundou a Academia, um instituto de Educação e pesquisa filosófica e científica que rapidamente ganhou prestígio. Três décadas depois, ele foi convidado por Dion a viajar a Siracusa para educar seu sobrinho Dionísio II, que se tornara imperador. A missão foi frustrada por intrigas políticas que terminaram num golpe dado por Dion. Platão morreu por volta de 347 a.C. Já era um homem admirado em toda Atenas.
Para pensar
Platão acreditava que, por meio do conhecimento, seria possível controlar os instintos, a ganância e a violência. O acesso aos valores da civilização, portanto, funcionaria como antídoto para todo o mal cometido pelos seres humanos contra seus semelhantes. Hoje poucos concordam com isso - a causa principal foram as atrocidades cometidas pelos regimes totalitários do século 20, que prosperaram até em países cultos e desenvolvidos, como a Alemanha. Por outro lado, não há educação consistente sem valores éticos. Você já refletiu sobre essas questões? Até que ponto considera a Educação um instrumento para a formação de homens sábios e virtuosos?
Para saber +
A Educação do Homem Segundo Platão, Evilázio F. Borges Teixeira, 144 págs., Ed. Paulus, tel. (11) 3789-4000 (edição esgotada)
A República, Platão, 288 págs., Ed. Rideel, tel. (11) 2238-5100 (edição esgotada)
Paideia - A Formação do Homem Grego, Werner Jaeger, 1413 págs., Ed. WMF Martins Fontes, tel. (11) 3293-8150, 119,70 reais
Por Nova Escola.
Professor Edgar Bom Jardim - PE

Mano de Etiene: "A consciência é de cada um"


Desde de bem jovem conviveu com a política no terreiro da casa de seus pais. Sua mãe Josefa de Araújo Mendes Ribeiro( Professora Etiene ) foi vereadora, acompanhava o grupo do ex- prefeito Coronel Rufino. Isso fez diferença. Este cenário vai influenciar o desejo do jovem que se tornou mais um político de nossa cidade. Vereador esforçado, atua de certa forma com tranquilidade.

Simonilson da Mata Ribeiro, 37 anos, casado, concluinte do ensino médio, operador de máquina, tricolor de coração. Eleito vereador pelo PRP com 567 votos em 2016. Aliado do ex-prefeito Miguel Barbosa, pode ser o indicado para compor a chapa majoritária do "principal grupo de oposição" do município.

O Blog Professor Edgar Bom Jardim, registra democraticamente a história política local, promove o debate sobre temas importantes para o fortalecimento da cidadania, resgata personagens com a função primordial de cuidar da cidade, cuidar do cidadão. Compare todas entrevistas. Qual a verdade dos fatos narrados pelos entrevistados? Quem tem as melhores propostas? Quem merece sua confiança? Debater, refletir política é essencial. Leia, conheça mais o pré-candidato Mano de Etiene:

1- Vereador Simonilson da Mata Ribeiro(Mano de Etiene), quem o motivou a entrar na política?  Sempre tive vontade de entrar na política. Minha mãe, foi uma grande incentivadora. Sempre contei com o apoio de minha mãe, não imaginava eu que ela iria partir tão cedo.

2- Que cargo pretende concorrer nas eleições deste ano?  Irei disputar uma cadeira do legislativo, mas se houver possibilidade de enquadrar na chapa na majoritária, estou pronto pra encarar a luta.


3- Você é filiado a qual partido? PP (Partido Progressista)


4- O senhor se define como um político de direita, esquerda, centro ou centrão? Me considero um político do povo, sou do povo e não de partido político. Hoje sou de A, amanhã posso ser de B e assim em diante.


5- Está satisfeito com sua atuação como vereador?  Muito satisfeito! Estou trabalhando junto com a população, mas devido à essa pandemia, no momento estou me resguardando em casa a pedido do Ministério da Saúde para ficar em casa.


6- Quais foram suas reivindicações no Legislativo municipal?  Tenho várias indicações e projetos aprovados na casa Dirceu Borges. Posso citar alguns aqui os quais seriam de grande importância para a população, se o gestor já os tivesse colocado em sua lista de obras, tais como: recuperação do parque da Pedra do Navio e paisagismo, construção de três abrigos rodoviários na Encruzilhada, dando mais conforto a quem precisa esperar uma condução para Limoeiro, Surubim e Bom Jardim, construção de um posto de saúde na comunidade de Baraúnas e ampliação do posto de saúde de Tamboatá para atender àquela comunidade, entre muitos outros.


7- O que o senhor considera ter feito de mais importante na sua trajetória política neste mandato?  Ainda tenho projetos de grande importância para os munícipes, os quais o gestor vetou. São eles: aumento do período de gozo da licença maternidade, sem precisar ir à junta médica, prorrogando de 30 para 90 dias e de paternidade de 5 para 20 dias. O auxílio paternidade já é concedido pela União e Estado, baseado na Lei  Nº 13.527/2016. O outro é o projeto que dá direito a toda criança lactante a ter uma alimentação diferenciada nas creches. Sempre dei meu melhor, se errei foi tentando acertar, somos seres humanos podemos nas melhores hipóteses errar, peço desculpa à população se a desapontei em alguma coisa que fiz, mas como já falei, foi tentando acertar, fazendo sempre o correto e o melhor.


8- É verdade que alguns vereadores receberam ajuda para votar em projetos do prefeito ou para não votar em determinados projetos?  Falo por mim! Nunca peguei e pretendo nunca pegar pra votar nem contra nem a favor. A consciência é de cada um. Apesar de muita gente criticar a postura do vereador, ainda tem uns que vale a pena votar.


9- O que o senhor quer para Bom Jardim no presente e no futuro? Quero pra minha cidade o melhor. Mais desenvolvimento, emprego e renda pra todos, mais segurança.  Para o futuro, um Bom Jardim livre da corrupção entre os poderes.


10- Onde o senhor errou? O que poderia ter feito melhor? Eu, MANO DE ETIENE, tenho orgulho de ter contribuído com a nossa cidade.  Tenho orgulho de ter trabalhado com honestidade e nunca ter tirado proveito de certas situações. Sou humilde, de pés no chão, nunca abandonei quem de mim precisou, e estarei concorrendo em mais uma eleição.


11- Quem vai apoiar para prefeito se não for candidato a vice? Se EU não for vice, irei apoiar Miguel Barbosa. Vou com ele.


12- Como avalia a atual gestão do prefeito João Lira? Péssima!   Uma gestão sem controle. Um navio desgovernado, onde seu comandante já pulou do barco faz tempo e deixou sua tripulação à deriva. Dou 4 para a gestão atual. A gestão atual não tem transparência com os vereadores. Precisamos acionar a justiça para ter direito ao que realmente é de direito para nós vereadores e para a população.


13- Sobre o governo Bolsonaro, o que fez de bom e o que tem feito de errado? Havia uma expectativa em cima dele por conta de sua "honestidade", muitos quebraram a cara. E durante esse período ele tem feito e falado muita bobagem que não está agradando a população.  Há quem diga que ele irá ser reeleito em 2022, mas ainda é cedo, muitas águas vão rolar.


14- Sobre o governo Paulo Câmara, avalie com uma nota de zero a dez: Nota 6. O governador vem em retrocesso, deixa o povo de Pernambuco sem estrada no interior, sem saúde, falta segurança.

15- O senhor se considera um político apoiador de Bolsonaro, ao ter votado no deputado do PP na eleição passada? Não votei em nenhum candidato ligado a Bolsonaro.


16- O centrão é um grupo de partidos políticos que defende seus próprios interesses, são políticos conservadores, que defendem seus privilégios. O que será de Bom Jardim com 4 pré-candidatos a prefeito, filiados aos partidos do centrão?  O povo é quem deve escolher o melhor pra sua cidade. O povo tem conhecimento das coisas certas e erradas, se tem três ou mais, caberá a população escolher, analisar quem irá trabalhar com honestidade.


17- Quem vai ganhar a próxima eleição para prefeito?  Miguel Barbosa.

18- Cite três pessoas notáveis de Bom Jardim: Sidrailson Ribeiro (jogador de futebol), Sebastião Rufino (ex Deputado Estadual) e Etiene Ribeiro (minha mãe, grande professora e vereadora).


19- Cite três artistas de Bom Jardim que você destaca: Marcos do artesanato e os cantores Marcos Bom Jardim e Douglas Bonfá.

20- Sua mensagens aos bonjardineses: O vereador Mano de Etiene agradece a todos os amigos e eleitores pela consideração e votos dados na eleição passada. Trabalhei honestamente, sem me deixar influenciar por promessas de ganhos pessoais com dinheiro público. Nunca me corrompi com promessas. Tenho sido honesto aos meus princípios; nunca aceitei vantagens de ninguém.
Por Edgar S. Santos. Foto: Rede Social(Mano de Etiene)
Professor Edgar Bom Jardim - PE

Cefospe abre mais de duas mil vagas para cursos gratuitos a distância


Para auxiliar na qualificação profissional da população em meio à pandemia do novo coronavírus, o Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), entidade vinculada à Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD),  abriu nesta segunda-feira (22), as inscrições para os cursos EaD Autoinstrucionais (sem tutoria) promovidos pela instituição. As aulas são para o público em geral.  

As inscrições devem ser feitas através do site www.cefospe.pe.gov.br  e seguem abertas até o dia 10 de julho.  Estão sendo ofertadas duas mil vagas para quatro cursos distintos, com 500 vagas para cada modalidade. Todas as aulas terão início no dia 13 dejulho. 

Os cursos são de Edição e processamento de imagens, Informática básica, Introdução à Webdesign e Técnicas de Atendimento ao público. Ao final do curso, o aluno fará uma avaliação para obtenção do certificado. No ato da inscrição, os interessados só poderão se inscrever em  uma das temáticas.

Para a diretora do Cefospe, Analúcia Cabral,  a oferta de cursos é uma importante ferramenta de viabilização do conhecimento para a população. “Os cursos contribuirão tanto com o avanço da gestão pública quanto com o desenvolvimento das pessoas e do Estado. Dessa forma, as pessoas poderão se capacitar gratuitamente e incrementar o seu currículo profissional”, enfatizou a diretora.

Os quatro cursos foram viabilizados por meio de uma parceria firmada pela SAD, por meio do Cefospe, com a Secretaria Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq).  Cada modalidade possui uma carga horária diferente. A carga horária mínima é de 40h e a máxima, de 100h. 

Folha de Pernambuco
Professor Edgar Bom Jardim - PE

OMS alerta que pandemia continua acelerando no mundo


A América Latina é a região com o ritmo mais acelerado de propagação da doença atualmente, sobretudo no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu nesta segunda-feira que a pandemia continua “acelerando” no mundo, depois que o Brasil superou 50.000 mortes por coronavírus no fim de semana e enquanto os países europeus avançam com a flexibilização do confinamento.

A pandemia de covid-19 “continua acelerando”, com um milhão de casos registrados em apenas oito dias, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma conferência virtual organizada por Dubai.

“Sabemos que a pandemia é muito mais que uma crise de saúde, é uma crise econômica, social e, em muitos países, política. Seus efeitos serão sentidos durante décadas”, completou.

O novo coronavírus provocou mais de 468.000 mortes e quase 9 milhões de contágios no mundo, desde que o vírus foi detectado na China no fim do ano passado, segundo um balanço da AFP com base em fontes oficiais.

A América Latina é a região com o ritmo mais acelerado de propagação da doença atualmente, sobretudo no Brasil.

O país superou a barreira de 50.000 mortos e tem mais de um milhão de contágios, metade dos casos declarados na região.

Com mais de 12.500 mortes e quase 220.000 contágios acumulados, São Paulo é o estado brasileiro com mais casos, seguido pelo Rio de Janeiro.

“Unidos e sem descanso”

O presidente Jair Bolsonaro, que chegou a chamar a doença de “gripezinha”, não fez nenhum comentário sobre as 50.000 mortes no fim de semana.
Em Honduras, o presidente Juan Orlando Hernández, que está internado depois de ter sido diagnosticado com a COVID-19, pediu aos compatriotas que lutem contra a doença “unidos e sem descanso”.

O Peru, segundo país latino-americano com mais casos (254.936) e o terceiro em número de mortes (8.045), reabre nesta segunda-feira os centros comerciais após 99 dias de confinamento.

As autoridades, que desejam reativar a economia, descartaram, no entanto, a reabertura de Machu Picchu em julho por atrasos na implementação das medidas de biossegurança neste local emblemático e o temor de contaminação dos moradores da região.

Estados Unidos, o país mais afetado pelo vírus com quase 120.000 mortos, registrou 305 óbitos nas últimas 24 horas, a terceira vez que o balanço diário ficou abaixo das 400 vítimas fatais desde o início da pandemia em abril.

“Um impacto terrível”

Na Europa, o continente mais afetado pela pandemia com mais de 192.000 mortos e 2,5 milhões de casos, os países avançam a passos largos para deixar para trás o confinamento, que paralisou as economias.

A França iniciou uma nova etapa nesta segunda-feira, com a reabertura de muitos estabelecimentos de lazer, o retorno dos esportes coletivos e a volta generalizada das crianças às escolas.

“Espero por isto há semanas. Vou assistir qualquer filme”, disse Édouard Feinstein, um cinéfilo de 52 anos que chegou às 9H00 a um cinema de Paris para adquirir um ingresso após 100 dias fechamento.

A Espanha, que adotou um dos confinamentos mais severos do mundo para conter a pandemia, suspendeu no domingo o estado de alerta e abriu as fronteiras com os demais Estados membros da UE, com exceção de Portugal, o que deve acontecer em 1º de julho.

Diante do temor de uma segunda onda da doença, como na China, onde depois de dois meses sem novos casos foram detectados mais de 220 contágios em Pequim, as autoridades pedem prudência.

Neste sentido, o diretor da OMS pediu aos governos que se preparem para futuras pandemias que podem acontecer “em qualquer país a qualquer momento e matar milhões de pessoas, porque não estamos preparados”.

“Não sabemos onde nem quando acontecerá a próxima pandemia, mas sabemos que terá um impacto terrível sobre a vida e economia mundiais”, advertiu Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O mundo dos esportes, que após vários meses de paralisação começa a retomar as atividades, mais casos positivos de COVID-19 foram anunciados nas últimas horas.

O Estrela Vermelha de Belgrado anunciou que cinco jogadores foram diagnosticados com o novo coronavírus.

O tenista croata Borna Coric também revelou nesta segunda-feira, como havia feito no domingo o búlgaro Grigor Dmitrov, que testou positivo depois de participar no Adria Tour, um evento organizado pelo sérvio Novak Djokovic nos Bálcãs, sem medidas de saúde.


Carta Capital
Professor Edgar Bom Jardim - PE

domingo, 21 de junho de 2020

Pernambuco registra 995 casos novos de coronavírus e mais 86 óbitos



A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, neste domingo (21), 995 casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 873 (88%) são casos leves e 122 (12%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Agora, Pernambuco totaliza 52.113 casos confirmados, sendo 18.098 graves e 34.015 leves.
Além disso, foram confirmados 86 óbitos, ocorridos desde 19 de abril. Do total, 58 mortes (67%) ocorreram entre o dia 19 de abril e 17 de junho e 28 (33%) ocorreram nos últimos três dias. Com isso, o Estado totaliza 4.234 óbitos pela doença. 

Fonte: Folha de Pernambuco.
Professor Edgar Bom Jardim - PE