segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Charge

Por Clériston- folhape.com

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Programa Mais Educação em Tempo Integral nas Escolas Municipais em 2011 situadas em Cidades com população igual ou superior a 18.844 habitantes1






Compreende-se que a educação integral em jornada ampliada no Brasil é uma política pública em construção e um grande desafio para gestores educacionais, professores e comunidades que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica e colabora para reinventar a escola.

Em 2011, aderiram ao Programa Mais Educação 15.018 escolas com 3.067.644 estudantes a partir dos seguintes critérios: escolas estaduais ou municipais de baixo IDEB que foram contempladas com o PDE/Escola 2009; escolas localizadas em territórios de vulnerabilidade social e escolas situadas em cidades com população igual ou superior a 18.844 habitantes. 

O processo de adesão, desde 2009, acontece por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. De acordo com as atividades escolhidas, as escolas beneficiárias também podem receber conjuntos de instrumentos para banda fanfarra, hip hop e rádio escolar, dentre outros, conforme Manual PDDE – Educação Integral.

Compreende-se que a educação integral em jornada ampliada no Brasil é uma política pública em construção e um grande desafio para gestores educacionais, professores e comunidades que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica e colabora para reinventar a escola.

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. 

De acordo com o projeto educativo em curso na escola, são escolhidas seis atividades, a cada ano, no universo de possibilidades ofertadas. Uma destas atividades obrigatoriamente deve compor o macrocampo acompanhamento pedagógico. O detalhamento de cada atividade em termos de ementa e de recursos didático-pedagógicos e financeiros previstos é publicado anualmente em manual específico relativo à Educação Integral, que acompanha aresolução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do FNDE. O caderno Passo a Passo Mais Educação detalha de forma objetiva, dentre outras orientações, o público alvo do Programa, os profissionais responsáveis, o papel do professor comunitário/professor coordenador, os macrocampos e as atividades.

Diferentes experiências pedagógicas indicam o papel central que a escola tem na construção de uma agenda de Educação Integral articulando, a partir da ampliação da jornada escolar, políticas públicas, equipamentos públicos e atores sociais que contribuam para a diversidade e riqueza de vivências que tornam a Educação Integral uma experiência inovadora e sustentável ao longo do tempo. O Texto de Referência para o Debate Nacional e o caderno Gestão Intersetorial no Território aprofundam tal abordagem.  

O Programa conta, em sua estrutura, com Comitês Metropolitanos ou Regionais, constituídos por representantes das secretarias, gestores escolares e outros parceiros, entre os quais as universidades, e Comitês Locais, formados por sujeitos do Programa Mais Educação na escola e representantes da comunidade escolar e do entorno. Esta estratégia de implementação e fortalecimento do Mais Educação constitui-se como espaço de articulação das ações e experiências e de construção de  planos de ação coletivos. 

A definição de um paradigma contemporâneo de educação integral entende que o território da educação escolar pode expandir-se para além dos muros da escola, alcançando seu entorno e a cidade em suas múltiplas possibilidades educativas. É desejável que os conteúdos da base nacional curricular, Lei 9.394/96 (LDB), dialoguem organicamente com temas estruturantes e contemporâneos para a vida em uma sociedade que se afirma como republicana e democrática. 

O Programa Mais Educação é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em parceria com as Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os territórios do Programa foram definidos inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal, atendendo 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas escolas e suas respectivas redes de ensino. Em 2010, o Programa foi implementado em 389 municípios, atendendo cerca de 10 mil escolas e beneficiando 2,3 milhões de alunos a partir dos seguintes critérios: escolas contempladas com PDDE/Integral no ano de 2008 e 2009; escolas com baixo IDEB e/ou localizadas em zonas de vulnerabilidade social; escolas situadas nas capitais e nas cidades das nove regiões metropolitanas, bem como naquelas com mais de 90 mil habitantes.  Fonte:MEC   C/ Colaboração de Célio Borges    Por Blog Professor Edgar Bom Jardim -PE

Rendição de Gaddafi fracassa

SHISHAN (AE-DJ/AP e ABr) - As negociações para a rendição do coronel Muammar Gaddafi na cidade de Bani Walid fracassaram e não serão retomadas, disse, ontem, o negociador-chefe do Conselho Nacional de Transição (CNT), Abdullah Kenshil. “Vou deixar o comandante militar resolver o problema”, afirmou Kenshil quando perguntado se, agora, haverá um ataque contra a cidade. 

Kenshil disse que as negociações terminaram depois que o porta-voz chefe do ditador e seu principal auxiliar, Moussa Ibrahim, insistiu que os rebeldes baixassem suas armas antes de entrar na cidade, que fica a cerca de 140 quilômetros da capital Tripoli. Ontem,  membros do CNT, anunciaram que um dos filhos do ditador, Khamis, foi morto.

SÍRIA
Pelo menos 24 pessoas foram mortas pelas forças de segurança em toda a Síria ontem, disseram ativistas. Enquanto isso, o presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Jakob Kellenberger, tentava conseguir acesso aos prisioneiros detidos pelo governo em mais de cinco meses de protestos contra o regime de Bashar Assad. Fonte: folhape.com

domingo, 4 de setembro de 2011

Mais brasileiros estudam no exterior

SÃO PAULO - Em um passado recente, ainda era preciso cursar um colégio internacional - em que as disciplinas brasileiras são opcionais - se o objetivo do estudante de Ensino Médio fosse se candidatar a um lugar em uma faculdade fora do País. Essa realidade começa a mudar, pelo menos em São Paulo. O número de brasileiros que decidem cursar a graduação no exterior aumentou nos últimos anos.

Os dados do EducationUSA-Alumni (centro de orientação de estudantes vinculado ao governo dos EUA) comprovam essa mudança. Em 2006, apenas 26% dos atendimentos tinham como foco de interesse a graduação no país; em 2010, esse número quase dobrou: 48%. Na Universidade Stanford, nos EUA, o crescimento desse mesmo grupo foi de 17% apenas no último ano. No Canadá, o número de brasileiros matriculados nos cursos de bacharelado na Universidade da Columbia Britânica cresceu 58% nos últimos cinco anos.

A vice-cônsul do Canadá, Heather Bystryk, atribui o alto índice de procura das universidades do país à qualidade do ensino oferecido. “Temos nove universidades entre as 200 melhores no ranking Times Higher Education. Somos bastante inovadores e investimos em pesquisa. Nossas credenciais valem para o mundo inteiro”. “Antes os alunos mais talentosos pensavam em USP e Unicamp. Isso mudou”, explicou o coordenador de olimpíada do Colégio Objetivo, em São Paulo, Ronaldo Fogo.
Foi esse fenômeno que levou o colégio Dante Ali­ghieri, na Zona Oeste de São Paulo, e o Bandeirantes, na Zona Sul, a se tornarem centros de aplicação do SAT, o exame em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inspirou e que habilita os estudantes a postularem por uma vaga nas universidades americanas. No Bandeirantes, o coordenador de relações internacionais, José Olavo de Amorim, afirmou que 19 alunos prestaram o SAT em junho. No ano passado, sete alunos do colégio foram aceitos em universidades americanas.

Mas não é só a etiqueta do diploma estrangeiro que atrai os alunos. A flexibilidade do currículo também. “O aluno não precisa estar totalmente decidido sobre a área que quer estudar. Ele só vai decidir sua ‘especialidade’ no final do segundo ano”, disse o gerente do EducationUSA-Alumni, Thas Burmeister.

Fonte: Folhapress     Por Blog professor Edgar Bom Jardim- PE

Resta um mês para filiações


Partidos e pré-candidatos agilizarão as negociações de olho nas eleições
ARTHUR CUNHA

A cerca de um mês do fim do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o troca-troca partidário daqueles que disputarão mandato em 2012, o cenário em Pernambuco permanece aberto. Na busca por fortalecimento, as legendas seguem fazendo aquisições no “mercado”. A ordem é não divulgar para evitar olho grande e alterações no quadro. A meta das siglas é fortalecer ao máximo as chapas com candidatos competitivos a prefeito e vereador. Do lado governista, em um segundo momento, já com os nomes definidos, os partidos vão correr atrás do aval do governador Eduardo Campos (PSB). Posteriormente, pelo apoio do socialista na campanha.

O caso mais emblemático de possível mudança é o do deputado federal João Paulo (PT), que anunciará se fica ou não no PT. Apontado como um dos potenciais candidatos a prefeito do Recife no ano que vem, ele tem conversado com legendas como PDT, PCdoB e PTB. Até com o PTB teria aberto discussão, segundo informações bastidores.
Oficialmente, o ex-prefeito tem reclamado de falta de espaço no PT, mas sem falar abertamente em candidatura contra seu ex-afilhado político, o prefeito João da Costa (PT). Como de praxe, quando o assunto é sua eventual saída do PT, o deputado federal foi sucinto. Disse, apenas, que não definiu seu futuro. “As discussões estão congeladas. Estou dependendo de uma conversa com o pressidente Lula para definir”, contou João Paulo, adiantando que ainda não tem data para reunir-se com o ex-presidente.

Presidente estadual do PT, o deputado federal Pedro Eugênio também fez mistério. Disse, sem citar nomes, que existem “alguns casos” de adesão. “Poucos. O de maior expressão é o da ex-deputada estadual Nadegi Queiroz, que filiou-se há três semanas. Ela entrou se colocando à disposição do partido para disputar a Prefeitura de Camaragibe, mas essa questão será colocada nas instâncias partidárias no ano que vem”, destacou.

VERDE

Além de João Paulo, outro prefeiturável do Recife encontra-se na mesma situação. Insatisfeito no PV, o deputado estadual Daniel Coelho já não esconde de ninguém sua intenção de deixar a legenda. A saída, inclusive, é dada como certa pelo próprio. Como alternativa para novo partido, Daniel coloca o PSDB. Contudo, adverte para o fato de a negociação ainda não ter sido encerrada.

“Não escondo essa tendência de sair do PV e de que a preferência é o PSDB. Não acredito mais que o meu partido vá mudar, ainda mais com essa história de aderir ao Governo Federal (em Pernambuco, os verdes já se aliaram ao Governo Eduardo)”, pontua Daniel Coelho.

O deputado explica que não impôs um prazo para efetuar a troca de legenda. “Não é a questão de ter a vinculação com uma candidatura no ano que vem. Não me balizo por esse prazo”, argumentou Daniel Coelho, salientando que há, sim, a possibilidade de disputar a Prefeitura do Recife em 2012. O deputado reuniu seu grupo político para deixá-lo a par das conversas que tem tido com outras siglas. “Nas minhas decisões mais importantes eu costumo ouví-los”, enfatizou. Fonte: folhape.com  Por Blog Professor Edgar Bom Jardim-PE

sábado, 3 de setembro de 2011

Exposição: arte e expressão jovem

Deputados cantam: Depende de nós.

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Fonte: O Povo

Apesar do incêndio, shopping funciona neste sábado


O incêndio que atingiu 13 das 240 lojas do Shopping Guararapes, na madrugada deste sábado (03), não impediu que o centro de compras abrisse as portas nesta manhã. O estabelecimento começou a operar em seu horário normal, às 9h, com exceção do Hiper Bompreço, que abre às 7h.
Segundo a assessoria do Guararapes, a área atingida pelo incêndio, que durou cerca de 1h30 para ser controlado, foi isolada e ficará indisponível para circulação dos clientes até que as lojas sejam recuperadas. O Instituto de Criminalística já foi acionado para iniciar o trabalho de investigação que irá definir  as causas do incêndio em um prazo de até quinze dias.

Do Folha Digital

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Começa o Congresso da Mocidade da Igreja Assembléia de Deus em Bom Jardim

O ano 2011 é um marco para todos os cristãos da Assembléia de Deus.  O Centenário da Igreja no Brasil é um motivo e  uma alegria a mais para a realização do Décimo Sexto Congresso da Mocidade da Assembléia de Deus do Bom Jardim.
Os Evangélicos convidam toda população da região  à participarem nesta sexta-feira, dia 02 de setembro, da abertura festiva do Congresso Anual da Mocidade, que  será realizado na quadra esportiva da cidade, com  início às 18:30h. Consta da programação dessa noite a participação de caravanas de jovens, cantor Ivonaldo Albuquerque e o Pb. Preletor Isaac Avelino e cantores locais. A programação se estende até o próximo domingo no mesmo horário e local.   Por Blog Professor Edgar Bom Jardim- PE

Especial: Orobó 83 anos de História

Por Edgar Severino dos Santos
Olha eu aqui !

















Fotos: Professor Edgar Santos

Foto: orobonews

Foto: orobonews



Gente que faz

     Sandro Roberto - Artista Plástico - Bom Jardim-PE