terça-feira, 29 de maio de 2012

Ela tinha 400 Kg



Georgia Davis, 19, começou dieta de frutas com 2 mil calorias diárias.
Operação para levá-la ao hospital envolveu 30 pessoas e quase 8 horas.

Do G1, em São Paulo
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Georgia Davis, a britânica de 19 anos que foi internada no hospital com 400 kg, tem estado de saúde estável, relata o “The Sun”. Ela foi resgatada após seis meses sem sair de casa em uma operação que envolveu 30 pessoas e durou quase 8 horas.
Os pais de Georgia alimentam a filha apenas com frutas e os médicos limitaram a dieta da paciente a 2 mil calorias por dia, segundo o jornal.
Devido ao peso, Georgia sofre de diabetes, insuficiência renal e problemas na coluna, nas juntas e na pele, diz o “The Sun”.
Georgia Davis, britânica de 19 anos internada com 400 kg, se pesa no hospital (Foto: Reprodução)Georgia Davis, britânica de 19 anos internada com 400 kg, se pesa no hospital (Foto: Reprodução)
Resgate
A adolescente foi internada após ter sido retirada de casa com a ajuda de pedreiros e membros dos três serviços de emergência, informa o “Daily Mail”.

Georgia  precisou de atendimento médico de emergência, mas a adolescente está tão grande que era impossível retirá-la de casa. Foram necessárias cerca de 30 pessoas, numa operação que levou quase 8 horas até que ela fosse levada de ambulância.

Duas paredes da casa foram demolidas para resgatá-la do seu quarto, no primeiro andar, de onde ela não saía há seis meses.

“Todo mundo aqui está torcendo para que ela fique bem logo porque Georgia é uma garota adorável”, disse ao diário britânico o vizinho Jonathan Price, cuja filha é amiga da adolescente. Segundo ele, Georgia se queixava de dores no peito e nas costas.

De acordo com uma porta-voz do hospital, ela vem passando por diversos exames para determinar o tipo de tratamento a que será submetida.

Durante a operação de resgate, lonas e tapumes foram usados para manter a privacidade da família que vive em Aberdare. “Isto não é um show de aberrações”, reclamou um policial devido a presença de curiosos.

Vizinhos disseram que a operação começou pouco depois das 9h da manhã e se estendeu até às 17h, quando uma ambulância ainda era vista na propriedade.

Georgia Davis tem um índice de massa corporal (IMC) de 142,3 –no Reino Unido, pessoas com o índice acima de 30 são consideradas obesas.

Um amigo da família, que preferiu não ser identificado, disse que ninguém sabe ao certo quanto ela está pesando atualmente, já que nos seis meses em que não saiu de casa ela não foi pesada.

A adolescente vive com a mãe Lesley, de 57 anos, e com o padrasto Arthur, de 74, que sofre de câncer no pulmão.

Mais pesada do Reino UnidoEm agosto de 2008, Georgia Davis foi considerada a mais pesada adolescente do Reino Unido, quando pesava 209 kg com apenas 15 anos.

Médicos disseram à época que se ela não perdesse peso poderia morrer. Com a popularização do caso, ela foi mandada para um spa nos Estados Unidos, onde perdeu quase metade do peso.

Mas depois de retornar ao Reino Unido, a jovem de 1,67m acabou retornando aos maus hábitos alimentares e ganhou mais de 100 kg.

Ela chegou a se submeter a uma dieta com a ajuda de um especialista e a se matricular numa academia de Aberdare, onde tinha ajuda de um personal trainer para perder peso, mas acabou abandonando as aulas por não conseguir percorrer os cerca de 3 km de casa para a academia.


Professor Edgar Bom Jardim - PE

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Espiritismo em debate no Ciclo de Palestras da EREM Justulino

DIVERSIDADE  RELIGIOSA

A segunda rodada do Ciclo de Palestras com a temática da Diversidade Religiosa na EREM Justulino Ferreira Gomes, contou com a valiosa presença da senhora Josefa Gomes Memésio (D. Lêda), dirigente do   Núcleo Espirita Sérgio Lourenço em  Bom Jardim. Compreender as diversidades culturais nas sociedades, com ênfase na religiosidade ao longo da história é o objetivo principal do evento. O encontro realizado em 22 de maio, foi marcado pela efetiva participação dos estudantes com muitas perguntas formuladas e  esclarecidas.  

O Blog Professor Edgar Bom Jardim -PE , postou  vídeos da série religiosa Sagrado. Os estudantes também fazem pesquisas e assistem filmes alusivos a temática. 


Imagens: Edgar Severino dos Santos
















Espiritismo em debate no Ciclo de Palestras da EREM Justulino
Professor Edgar Bom Jardim - PE

Enem: chegou sua vez ! Inscrições abertas




Candidatos podem se inscrever pela internet até as 23h59 de 15 de junho.
Taxa é de R$ 35 e as provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro.

Do G1, em São Paulo
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As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 já estão abertas. Os estudantes interessados em fazer o exame que serve como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior podem se inscrever pela internet, no endereçohttp://sistemasenem2.inep.gov.br. O prazo vai até o dia 15 de junho. A taxa custa R$ 35.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, liberou o acesso dos candidatos ao sistema na manhã desta segunda-feira (28). O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro. Segundo o Inep, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Para facilitar o processo de inscrições, o ministério preparou um guia com instruções para os candidatos (veja aqui). Veja abaixo as principais regras sobre a próxima edição do exame:
O Inep criou um passo a passo para facilitar o processo de inscrições do Enem 2012 (Foto: Reprodução)O Inep criou um passo a passo para facilitar o processo de inscrições do Enem 2012 (Foto: Reprodução)
CRONOGRAMA DO ENEM 2012
Início das inscrições28/05
Término das inscrições15/06 (23h59)
Pagamento das incriçõesAté 20/06
Taxa de inscriçãoR$ 35
Data das provas03/11 (13h - 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza
04/11 (13h - 18h30):
- linguagens
- matemática
- redação
Divulgação do gabarito07/11
Resultado individual28/12
Fonte: Inep
Inscrição
De acordo com o edital do Enem 2012, publicado na edição de sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União" (veja o arquivo em pdf), as inscrições para o Enem seriam abertas às 10h desta segunda-feira (28). Porém, por volta das 8h40 o site oficial já disponibilizava acesso ao sistema.
Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho.
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.
No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.
Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.
O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Que não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha.
Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas
Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. O Comprovante da Inscrição estará disponível nohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.
ÁREAS DO CONHECIMENTO DO ENEM
Ciências humanas e suas tecnologias:
história, geografia, filosofia e sociologia
Ciências da natureza e suas tecnologias: 
química, física e biologia
Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
Matemática e suas tecnologias: matemática
 As provas
O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio (veja ao lado).
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
ENEM (Foto: BDBR)Seis milhões de candidatos devem fazer as provas
do Enem em novembro deste ano (Foto: BDBR)
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
Conferência dos dados
Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame.
Se notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.
O que não pode
O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
Todos os pertences que não sejam a caneta preta de material transparente e o documento de identificação deverão ser guardados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.
VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep
A redação
O sistema de correção do Enem sofreu mudanças em 2012. A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.
A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".
Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".
Os resultadosOs gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.
O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.
O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.


Enem: chegou sua vez !  Inscrições abertas
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domingo, 27 de maio de 2012

Reivindicações dos professores enviadas ao governador Eduardo Campos

Queremos melhoras para educação de Bom Jardim e Pernambuco, afirmam  professores da rede estadual

Foto divulgação: google

Informações enviadas 
Mensagem
Bom Jardim-PE, 14 maio de 2012.


Exmo. Governador do Estado de Pernambuco
M.D. Dr. Eduardo Campos
A/C do Senhor Secretário de Educação de Pernambuco Dr. Anderson Gomes.

Senhor Governador,


Com o presente, faço chegar a Vossa Excelência, a rotina diária dos professores das Escolas da Rede Estadual na atualidade.


Hora do Almoço na EREM Justulino Ferreira Gomes:
Professor fazendo Correção de Provas...
Atualização de Cadernetas, prazos curtos ...
Frequência no Siepe, tablet, cadernetas ...

Relatórios, burocracia, pouco tempo para aula, pouco tempo para estudo, preparação de aula ...
Um Professor com 31 Cadernetas nas disciplinas de História, Sociologia,Geografia, Arte e Filosofia...
Uma Professora com 28 Cadernetas nas disciplinas de Geografia, Filosofia, Projeto Empreendedorismo e Direitos Humanos.

Trabalho, trabalho, trabalho todos os dias inclusive sábados, domingos e feriados. Quanto vale o Professor ?
Isso faz mal para saúde do Professor, atrapalha o ENSINO e compromete a qualidade da APRENDIZAGEM.


Diante do exposto reivindicamos:
Um Tablet por professor em efetivo exercício da sala de aula para registro e repasse de dados e não um tablet por turma como ocorre atualmente;


Capacitar professores para uso e adaptação das novas tecnologias e sistemas;


Formação continuada com excursões pedagógicas para museus, espetáculos culturais, festivais de cinema, música, teatro, reunião da SBPC, participação em eventos da Secult-PE, etc;


Carga horária máxima de 08:00 horas diárias com 60% em sala de aula e 40% para estudo, planejamento de aulas, correção de atividades, pesquisas, produções e projetos (caso dos professores com duas matrículas para que possam atender as escolas de referência);


Construção emergencial de 05 salas de aulas na EREM Justulino Ferreira Gomes, localizada em Umari do Bom Jardim;


Construção da cobertura da quadra da EREM Justulino Ferreira Gomes;


Aplicação de 20% do PIB de Pernambuco em Educação destacando a valorização dos professores e demais trabalhadores em Educação;


Vencimento de R$ 6.000,00 ( seis mil reais ) para os professores com 200 horas aulas com especialização, como modelo de iniciativa para a proposta de Federalização do salário dos professores, como sugere o Senador Cristóvão Buarque;


Cursos de línguas para todo professorado da Rede Estadual e realização de intercâmbios;


Implantação da Escola Técnica Agrícola na área do Estado onde atualmente funciona o matadouro público municipal dentro da Cidade do Bom jardim;


Construção de Auditório, laboratórios, refeitório, ampliação da biblioteca e sala para instalação do Museu Comunitário de Umari (MASIMU) na área da Escola Justulino Ferreira Gomes;


Instituir um repasse a cada Unidade Escolar, no valor equivalente a dois salários mínimos por bimestre, para a manutenção e realização das atividades dos Grêmios Estudantis;


Garantir a permanência de todos os professores lotados atualmente nas Escolas com o Programa Integral;


Instituir uma bolsa mensal incentivo, no valor de 20% do salário mínimo nacional, para melhorar a renda familiar dos estudantes do Ensino Médio da rede pública, estimulando assim a frequência e a aprendizagem.


Certos de contarmos com a atenção e pronto atendimento para solução dos problemas relacionados, reiteramos votos da mais elevada estima e distinta consideração.


Atenciosamente,


PROFESSORES DA EREM JUSTULINO F. GOMES/ PROFESSORES DA REDE ESTADUAL

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Paralisação dos professores da UFPE



Professores da UFPE realizam caminhada na orla de Boa Viagem

Concentração dos docentes é na Praça de Boa Viagem

Do JC Online

 / Foto: Carlos Eduardo Santos / Especial para o JC Imagem

Foto: Carlos Eduardo Santos / Especial para o JC Imagem

O comando local de Greve dos docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza neste domingo (27), uma caminhada pela orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A concentração dos professores foi na Praça de Boa Viagem, às 10h, e a passeata segue pela orla da praia.

A greve na universidade, iniciada no dia 17 de maio, tem grande adesão dos educadores. Segundo a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), as reuniões do Comando Local de Greve tem recebido em média 30 docentes, além de estudantes que apoiam o movimento. Na última quarta-feira (23), O auditório da Adufepe recebeu um debate sobre carreira para esclarecer à categoria principais questões que desencadearam a greve nacional.
Com mobilização e panfletagem, o comando de greve da instituição conseguiu receber o apoio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), e os departamentos de História e de Psicologia pararam. 

Há ainda especulações que durante esta semana os departamentos e programas de pós-graduação também decidam aderir à paralisação das atividades.  


Paralisação dos professores da UFPE
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sábado, 26 de maio de 2012

Município e Estado discutem construção do Raimundo Honório

A Educação do Município necessita de muitas ações e investimentos  do poder público estadual e  municipal. A pauta é extensa: Construção  da escola Raimundo Honório; Reforma e ampliação da EREM  Justulino Ferreira Gomes; Implantação de uma escola para atender estudantes do ensino médio no distrito de Bizarra; Manter o funcionamento do ensino médio regular em tamboatá com uma gestão independente das demais escolas da rede estadual, para que haja a universalização da educação dos jovens; Construção da Escola Agrotécnica no local onde funciona o matadouro público e secretaria municipal  de agricultura; Implantar uma extensão da UPE para nossa cidade; valorizar o professor com formação, tecnologia, salário e organização da rede sem sobrecarregar os mesmos com tarefas que outros profissionais deveria fazer; Democratizar as escolas com um conselho de gestores formado por professores e coordenação pedagógica e não um diretor iluminado que muitas vezes não sabe mais o que é a sala de aula; Aporte financeiro para o Grêmio Estudantil desenvolver oficinas diversas, cursos, excursões, seminários de formação, compra de material de expediente; Cada estudante do ensino médio precisa receber uma bolsa equivalente a 20% do salário mínimo para que o jovem possa ter qualidade de vida , dignidade, planejamento financeiro, manter-se na escola desenvolvendo atividades comunitárias, iniciação científica, etc. O Estado necessita investir 20% do PIB em Educação. 

 O Município dever investir muito mais no professor, na modernização da rede, no acesso as tecnologias pelo estudantes e professores como tablets, internet banda larga, melhoria salarial dos educadores, um política pública de educação com objetivos e resultados. É preciso colocar o professor municipal diante de boas formações pedagógicas  com universidades e não empresas que acentuam a gravidade dos problemas. É sabido que o prefeito construiu alguns prédios, salas de aula comprou mobiliário. Isso foi bom, no entanto, falta muito mais coisas. Os professores precisam de ajuda para reverter o problema.  A população precisa valorizar o professor e a educação. Sem educação o povo continua escravo da pobreza, da corrupção, do personalismo, da violência , das drogas. As escolas municipais não possuem Grêmio Estudantil, também necessitam democratizar suas  gestões realizando inovação de diretores.   Por: Edgar Severino dos Santos.



 
 Deoclécio Barbosa, João Lira, Ânderson Gomes e Edjane Ribeiro

O prefeito João Lira participou de uma audiência na última quarta-feira (23) em Recife, com o secretário estadual de Educação Ânderson Gomes, em companhia das professoras Edjane Ribeiro (gestora da GRE Vale do Capibaribe), Renata Campos e Alice Maria, além do secretário de administração municipal Deoclécio Bino Barbosa.

A reunião foi agendada atendendo a solicitação da gestora Edjane Ribeiro, onde foi tratada a construção de um novo prédio para abrigar a Escola Raimundo Honório, integrante da rede estadual, nesta cidade.   Por  Bom Dia Bom Jardim





 Município e Estado discutem construção  do Raimundo Honório


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Carro brasileiro é caro.


Depois que o governo federal anunciou a nova redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a liberação do compulsório, as montadora a anunciaram suas novas tabelas de preços dos modelos comercializados no Brasil, e que já começaram a valer na última terça-feira.
De acordo com a nova regra, nos veículos 1.0 l a alíquota do IPI foi alterada de 7,0% para zero, a taxa para os 1.0 l a 2.0 l flex passou de 11% para 6,0% e os importados flex de 1.0 a 2.0 de 41% para 35,5%. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também foi reduzido e a alíquota passou de 2,5% para 1,5%. Com base nos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave, que mostra os modelos mais emplacados em abril - último mês cheio de vendas -, veja o ranking com os preços atuais praticados pela montadoras em todo o País.
Veja os novos preços dos 20 mais vendidos:
1° - Volkswagen Gol - de R$ 30.970 por R$ 27.904; Gol G4 - de R$ 26.960 por R$ 24.291
2° - Fiat Uno - de R$ 26.880 por R$ 24.110; Mille - de R$ 23.650 por R$ 21.360
3° - Fiat Palio - de R$ 31.290 por R$ 28.440
4º - Volkswagen Fox - de R$ 32.730 por R$ 29.490
5° - Ford Fiesta - de R$ 26.900 por R$ 24.800
6° - Fiat Strada - de R$ 31.990 por R$ 30.640
7º - Chevrolet Celta - de R$ 26 mil por R$ 24.050
8° lugar: Renault Sandero - de R$ 29.230 por R$ 26.280
9° - Chevrolet Classic - de R$ 27.570 por R$ 25.470
10° - Volkswagen Voyage - de R$ 33.200 por R$ 29.913
11° - Volkswagen Saveiro - de R$ 34.340 por R$ 32.966
12° - Fiat Siena - de R$ 30.680 por R$ 27.640; Grand Siena - de R$ 38.710 por R$ 36 mil
13° - Chevrolet Cobalt - de R$ 39.980 por R$ 37.830
14° - Toyota Corolla - de R$ 64.500 por R$ 59.950
15º - Chevrolet Agile - de R$ 37.426 por R$ 34.500
16º - Chevrolet Montana - de R$ 32.546 por R$ 30.608
17° - Chevrolet S10 - de R$ 61.890 por R$ 57.011
18° - Honda Civic - de R$ R$ 66.700 por R$ 62.990
19º - Nissan March - de R$ 27.790 por R$ 24.990
20º - Ford Ka - de R$ 23.600 por R$ 21.240



Carro brasileiro é caro. 

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Após se formar em Harvard brasileira faz trabalho voluntário na Etiópia



Larissa Lima atua em ONG de soluções para combater pobreza na África. 
Nascida em Fortaleza, jovem de 26 anos, pretende voltar ao Brasil.

Vanessa FajardoDo G1, em São Paulo
12 comentários
Larissa de Lima na Montanhas Simien, na Etiópia, onde vive desde fevereiro (Foto: Arquivo pessoal)Larissa de Lima nas Montanhas Simien, na Etiópia, onde vive desde fevereiro (Foto: Arquivo pessoal)
Craque em matemática e preocupada com as causas sociais, a cearense Larissa Lima, de 26 anos, quis estudar em uma instituição de ensino superior que lhe desse uma formação mais ampla, mesclasse disciplinas de exatas e humanas e a ensinasse a pensar criticamente. Encontrou. Deixou Fortaleza, foi para os Estados Unidos estudar na Universidade de Harvard, uma das mais importantes do mundo, entre os anos de 2005 e 2009. Conquistou um diploma de computação e ciências cognitivas, mas também fez aulas de artes, história e literatura, entre outras. Atualmente trabalha como voluntária para uma ONG na cidade de Adis Abeba, capital da Etiópia, na África.
Além de Harvard, Larissa também foi aceita em Yale e no Instituto de Tecnologia deMassachusetts (MIT), outras duas universidades americanas de ponta. Optou por Harvard por acreditar que a instituição, diferente do MIT que é focado em ciências e tecnologia, fosse lhe proporcionar uma formação completa, mais generalista. Deu certo.
"Foi uma experiência fantástica, pelas pessoas que conheci, pelas oportunidades que tive, pela educação. A vida no campus é super interessante, é possível conhecer gente de toda parte do mundo que estuda coisas diferentes. Foi uma grande experiência de vida", afirma Larissa, em entrevista ao G1 por telefone.
mapa transformadores etiópia (Foto: Arte/G1)
Durante o período em que esteve em Harvard participou de um programa onde conseguiu uma bolsa para trabalhar como estagiária de uma ONG, uma fundação que financia institutos pedagógicos, em Buenos Aires, na Argentina. Mas a experiência não foi suficiente para suprir o desejo do voluntariado. Depois que se formou, Larissa queria fazer algo mais voltado aos aspectos sociais e ao desenvolvimento internacional. Foi parar naEtiópia.
Pobreza
Larissa está na Etiópia desde fevereiro trabalhando como consultora de negócios voluntária na ONG TechnoServe, uma instituição que desenvolve soluções de negócios para combater a pobreza. A brasileira participa de um projeto de assessoria para a indústria de laticínios do país. Larissa não recebe salário, mas a ONG paga o alojamento onde vive. A jovem fica no país até o mês de agosto, quando voltará para os Estados Unidos.
Larissa com os macacos na Montanhas Simien, na Etiópia (Foto: Arquivo pessoal)Larissa com os macacos nas Montanhas Simien, na Etiópia (Foto: Arquivo pessoal)
A estudante escolheu a ONG TechnoServe pois conhecia e admirava seu trabalho e por estar na África, país onde gostaria de atuar. Segundo Larissa, o processo de admissão dos voluntários é competitivo, e inclui entrevista e outras análises.
A jovem afirma que na Etiópia o contato com a pobreza é frequente, que sempre encontra pessoas pedindo esmola, morando nas ruas, algumas com crianças no colo. "É bem difícil, hoje [última quinta-feira, 24], no meu caminho de casa, tinha uma mulher com o que parecia elefantíase nas pernas, mas mesmo assim, andando por todos os lados, à procura de ajuda."
O mais frustrante e triste é quando há pessoas com toda a força de vontade e ambição, mas sem chance de crescer por falta de oportunidade. Por isso que acho o trabalho de desenvolvimento tão importante"
Larissa de Lima, de 26 anos
Larissa diz que a falta de oportunidade à população é o que mais entristece. Durante uma pesquisa de campo, conversando com fazendeiros, a história de um deles a marcou. "Ele era bem humilde, seu negócio consistia em três vacas leiteiras, mas estava claro que tinha muita vontade de melhorar seu negócio, ser mais produtivo e vender mais. O que ele mais queria era treinamento e informação."
Para Larissa, assim como a pobreza choca, a vontade de superação impressiona ainda mais. "O mais frustrante e triste é quando há pessoas com toda a força de vontade e ambição, mas sem chance de crescer por falta de oportunidade. Por isso que acho o trabalho de desenvolvimento tão importante. Especialmente a filosofia da TechnoServe, que procura soluções de negócios, para que as pessoas saiam da pobreza por seus próprios negócios, de maneira sustentável e com dignidade."
Larissa se formou em computação na Universidade de Harvard (Foto: Arquivo pessoal)Formatura de Larissa em Harvard, nos EUA
(Foto: Arquivo pessoal)
Negócios e educação
Em agosto, quando voltará aos Estados Unidos, a jovem vai encontrar o irmão mais velho que vai fazer MBA no MIT. O irmão mais novo e a mãe ainda moram em Fortaleza. O retorno ao Brasil está previsto para daqui quatro ou cinco anos. Antes, Larissa quer ter mais experiências internacionais para entender culturas e perspectivas diferentes. Porém, ainda não sabe qual vai ser seu próximo destino.
No Brasil, Larissa pretende se envolver em algo relacionado a educação e negócios. Há alguns meses, ela ajuda a tocar um projeto criado por amigos em Fortaleza chamado de "Primeira Chance", que oferece bolsas de estudos em escolas particulares para alunos da rede pública.
"Meu sonho é que mais pessoas de Fortaleza tenham a oportunidade de estudar em uma universidade como Harvard. Mas como também tenho muita paixão pela área de negócios, quero pensar em formas de as pessoas poderem ser empoderadas e assim superar a pobreza. Vou procurar algo na interseção de negócios e educação."


Após se formar em Harvard brasileira faz trabalho voluntário na Etiópia
Professor Edgar Bom Jardim - PE