segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Revolução Francesa: Resumo, Fases da Revolução, Iluminismo







Revolução Francesa foi um dos eventos históricos mais significativos da humanidade. Gerou impactos políticos e ideológicos em todo o ocidente. É tanto que o ano que marcou o seu início, 1789, foi utilizado pelos historiadores para estabelecer o início da Idade Contemporânea.

Ideais como liberdade, igualdade e fraternidade foram disseminados pela revolução, que resultou no esfacelamento da monarquia absolutista na França e na ascensão de princípios republicanos. Uma das maiores conquistas da Revolução Francesa foi a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que consolidou os direitos sociais e as liberdades individuais, sem distinção de classe social. Esse documento serviu de base para muitas constituições e declarações de direitos em diversos países, incluindo o Brasil.

Neste artigo, vamos mostrar como a Revolução Francesa, inspirada pelo pensamento moderno dos filósofos iluministas, abriu caminhos para a democracia representativa.

O que foi a Revolução Francesa?

Revolução Francesa foi um movimento político que transformou a França de uma monarquia absolutista em uma república. Impulsionada por profundas desigualdades sociais, por uma crise financeira sem precedentes e pela influência dos ideais iluministas, a revolução culminou com o desmantelamento do sistema feudal que ainda prevalecia na França, bem como com a queda do absolutismo.

O processo revolucionário teve início quando o rei Luís XVI convocou os Estados Gerais no intuito de solucionar a crise que o país estava enfrentando. Na década de 1780, a população da França era dividida em estamentos: o Primeiro Estado, o Segundo Estado e o Terceiro Estado. Mas, apenas o Terceiro Estado pagava impostos. Formado por uma massa heterogênea de burgueses, camponeses e população urbana proletária, o Terceiro Estado representava mais de 90% dos cidadãos franceses. Insatisfeitos com a desigualdade social e com os privilégios concedidos ao clero e à nobreza, os representantes do Terceiro Estado vão desencadear a revolução.

O movimento durou cerca de 10 anos, período marcado por importantes momentos, como a Queda da Bastilha; a execução do rei Luís XVI e da rainha Maria Antonieta; a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a morte de alguns dos principais líderes revolucionários, como Georges Danton e Maximilien Robespierre.

A Revolução Francesa, portanto, não foi um movimento homogêneo e linear, mas cheio de conflitos internos e internacionais, que culminaram com a ascensão de Napoleão Bonaparte. Está entre os principais eventos que mudaram a história das Relações Internacionais.



Revolução Francesa Resumo

A Revolução Francesa foi um movimento radical que aconteceu na França, no final do século XVIII, marcado pelo fim da monarquia absolutista como modelo governamental do país. Durou 10 anos, que foram divididos em três fases: Monarquia Constitucional (1789-1792), Convenção Nacional (1792-1795) e Diretório (1795-1799).

No primeiro momento, houve a Tomada da Bastilha pelos revolucionários. A Bastilha era uma prisão política onde ficavam detentos os que se rebelavam contra a monarquia. Ainda na primeira fase, foi instituída a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a Constituição de 1791.

A segunda fase é marcada pela abolição da monarquia e pela proclamação da República. É neste momento que o rei Luís XVI é decapitado e acontece o período do Terror, com execuções em massa.

Já no terceiro momento da revolução, a burguesia assume o poder e precisa lidar com as ameaças externas ao país. É quando acontece o golpe do 18 de Brumário e Napoleão Bonaparte assume o poder.

Causas da Revolução Francesa

Revolução Francesa foi o ápice de um longo processo de mudanças políticas, sociais e econômicas que já vinham acontecendo há mais de um século na França. O país estava sob o reinado de Luís XVI, que possuía todo o poder e não conseguia administrar adequadamente as finanças públicas.

A alta nobreza e o clero, que detinham enormes privilégios, como a isenção de impostos, contribuíam para a falência do Estado, enquanto as classes populares, especialmente os camponeses e a crescente burguesia, suportavam a maior carga tributária. Esse sistema injusto gerava grande descontentamento, especialmente entre os mais pobres, que viviam em péssimas condições.

No cenário internacional, a França atrasada e feudal observava o exemplo da Inglaterra, que já estava vivendo a Revolução Industrial e dos Estados Unidos, que tinha se tornado independente da Inglaterra. Inclusive, a própria França havia enviado soldados para lutar ao lado dos colonos americanos pela independência.

Internamente, a população francesa enfrentava péssimas colheitas, invernos rigorosos e secas que estavam a levando à miséria. Esse caos financeiro e social culminou na convocação dos Estados Gerais em 1789, uma reunião extraordinária convocada por Luís XVI para tentar resolver a crise fiscal do país.

Contudo, o sistema de votação nos Estados Gerais, em que cada um dos três estados (clero, nobreza e o Terceiro Estado, formado pela burguesia, camponeses e outros grupos) tinha direito a um voto, mostrava-se extremamente desigual.

O Juramento do Jogo da Péla, de Jacques-Louis David (1791)
No dia 20 de junho de 1789, aconteceu o Juramento do Jogo da Péla, quando os membros do terceiro estado decidiram permanecer reunidos até a criação de uma Constituição para a França.


Embora o Terceiro Estado representasse mais de 90% da população, ele estava sempre em desvantagem, já que o clero e a nobreza, unidos, conseguiam derrubar suas propostas. Esse cenário gerou um sentimento de injustiça entre os representantes do Terceiro Estado, que, em resposta, proclamaram a Assembleia Nacional, afirmando que eram os verdadeiros representantes do povo francês. A partir deste momento, o movimento revolucionário começou a ganhar força. A situação se tornou ainda mais explosiva com a tomada da Bastilha, um símbolo do poder absoluto do rei, em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.

Esse processo de revolta contra a monarquia absoluta se deu em um contexto de crescente reflexão sobre os ideais iluministas, que defendiam a liberdade individual, a igualdade perante a lei e o governo baseado na soberania popular



Fases da Revolução Francesa

A Revolução Francesa pode ser dividida em três fases principais, cada uma marcada por transformações significativas no governo e na sociedade francesa.

FASES DA REVOLUÇÃO FRANCESAPRINCIPAIS ACONTECIMENTOS
1ª Fase: Monarquia Constitucional (1789-1792)Formação da Assembleia Nacional e Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

Tomada da Bastilha (14/07/1789)

Aprovação da Constituição de 1791: monarquia constitucional e voto censitário
2ª Fase: Convenção Nacional (1792-1795)Proclamação da República e execução de Luís XVI (1793) Adoção do governo radical dos jacobinos, liderado por Robespierre

Período do Terror e medidas radicais (voto universal masculino, fim da escravidão, congelamento de preços)

Queda de Robespierre (1794)
3ª Fase: Diretório (1795-1799)Governo dos girondinos e revogação das medidas jacobinas

Crises internas e ameaças externas (Império Austríaco e Inglaterra)

Ascensão de Napoleão Bonaparte e Golpe do 18 de Brumário (1799)




Iluminismo: A Influência dos Pensadores

Quadro A Morte de Marat (1793), de Jacques-Louis David
A pintura mostra o revolucionário jacobino Jean-Paul Marat, assassinado em casa em 13 de julho de 1793, por Charlotte Corday


Iluminismo foi uma corrente filosófica que floresceu no século XVIII na Europa, cujas ideias se expandiram por todo o Ocidente. O Iluminismo, também conhecido como Ilustração ou Esclarecimento, propunha uma nova maneira de interpretar o mundo, com ênfase na razão, no conhecimento científico, no antropocentrismo e nos direitos individuais.

As ideias do movimento desafiavam as tradições dogmáticas da Igreja Católica e os poderes absolutistas da monarquia. Portanto, os preceitos iluministas tiveram impacto direto na Revolução Francesa, fornecendo as bases ideológicas para as transformações políticas e sociais que iriam acontecer na França.

Entre os filósofos iluministas, nomes como Jean-Jacques Rousseau, Voltaire e Montesquieu destacaram-se por suas ideias a respeito de igualdade, liberdade e fraternidade, que mais tarde se tornaram o lema da Revolução Francesa.

Rousseau, em sua obra O Contrato Social, argumentou que a soberania deveria residir no povo e não em uma monarquia absoluta. Ele defendia a ideia de um contrato social, onde os cidadãos, ao se unirem, criariam uma vontade geral que deveria guiar a sociedade. Suas ideias sobre liberdade e igualdade social tiveram um grande impacto nas revoltas contra os privilégios da nobreza e do clero.

Montesquieu, em O Espírito das Leis, propôs a separação dos poderes em executivo, legislativo e judiciário, uma ideia que permanece viva até hoje nas repúblicas democráticas.

Já Voltaire criticava a intolerância religiosa e o absolutismo monárquico, defendendo a liberdade de expressão e a separação entre Igreja e Estado. Seus escritos ajudaram a incitar um espírito de questionamento da autoridade, que se refletiu na oposição popular ao regime monárquico francês.

Immanuel Kant e o Iluminismo

Um dos principais pensadores iluministas foi Immanuel Kant, filósofo alemão que teve um papel decisivo no desenvolvimento da filosofia moderna.

Em O Que é o Esclarecimento? (1784), um dos textos fundamentais para compreender o Iluminismo, Kant responde à pergunta que dá título à obra, explicando o conceito de "esclarecimento" e sua importância para a humanidade. Esse trabalho reflete e sintetiza muitos dos princípios centrais do movimento iluminista.

No texto, Kant define o esclarecimento como o processo de libertação da humanidade da "auto-imposta tutela", ou seja, da incapacidade de pensar por si mesma. Ele escreve que “o esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele mesmo é culpado.”

Essa menoridade seria a condição de dependência intelectual, onde os indivíduos aceitam dogmas, tradições e autoridades sem questionamento. A tutela é imposta pela falta de coragem para usar a própria razão de forma independente, muitas vezes devido ao medo ou à preguiça.

Kant acreditava que o Iluminismo era a saída da humanidade de sua "menoridade", ou seja, a superação do estado de dependência intelectual e política. Ele afirmava que as pessoas deveriam usar sua razão para questionar a autoridade e a tradição, defendendo a autonomia e a liberdade de pensamento


Consequências da Revolução Francesa

Os ideais da Revolução Francesa tiveram um impacto duradouro, não apenas na França, mas em todo o mundo. Os princípios que floresceram durante o processo revolucionário marcaram o fim de séculos de monarquia absoluta e feudalismo. A revolução alterou a estrutura política e social da França e inspirou movimentos revolucionários e de independência em várias partes do mundo, especialmente na Europa e nas Américas. A ascensão do capitalismo, a queda do absolutismo e a introdução de direitos humanos fundamentais são apenas algumas das consequências que ecoam até os dias de hoje.

Principais Consequências da Revolução Francesa:

  • Disseminação dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade
  • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, afirmando os direitos individuais
  • Abolição dos privilégios da nobreza e do clero
  • Fortalecimento do conceito de direitos humanos e cidadania
  • Fim do absolutismo e início da consolidação de regimes republicanos
  • Fim do feudalismo e fortalecimento do capitalismo
  • Inspiração para movimentos de independência nas Américas
  • Separação entre os poderes executivo, legislativo e judiciário
  • Propagação do conceito de nacionalismo, com bandeiras nacionais, hino, idioma oficial



A Influência da Revolução Francesa na Independência do Brasil

No início do século XIX, as ideias republicanas ganharam força no Brasil, influenciadas pela Revolução Francesa e pelas transformações políticas na Europa e nas colônias americanas. A Revolução Francesa serviu como modelo para aqueles que desejavam uma sociedade sem a monarquia absolutista, como a que existia sob Dom Pedro I. Em 1822, Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil, tornando-se imperador. No entanto, a insatisfação com o governo imperial cresceu ao longo das décadas, e, em 1889, movimentos republicanos culminaram na Proclamação da República, com a deposição de Dom Pedro II e o fim da monarquia, dando início a um novo regime republicano baseado nos valores de liberdade e igualdade.

Conclusão

A Revolução Francesa foi um marco decisivo na história mundial, cujas transformações políticas, sociais e ideológicas impactaram profundamente a França e reverberaram por todo o Ocidente. Introduziu novos ideais, que foram fundamentais para a construção de sociedades democráticas. Portanto, compreender o passado nos ajuda a saber o que somos e o que podemos nos tornar. Entender as consequências amplas da Revolução Francesa nos permite reconhecer as lutas e conquistas que formaram as bases das sociedades democráticas atuais.

Filmes para Entender a Revolução Francesa

A Revolução Francesa é tema de diversos filmes que abordam suas complexidades e impactos históricos. Alguns exemplos incluem:

  1. Danton - O Processo da Revolução (1983)
  2. Cartaz filme 'Danton - Processo da Revolução, de Andrzej Wajda

    Dirigido por Andrzej Wajda, o filme retrata o retorno do revolucionário Georges Danton (Gérard Depardieu) a Paris em 1794, no auge do clima de terror liderado por Robespierre. Danton, que inicialmente lutou pela revolução, agora se vê perseguido pelas mesmas forças que ajudou a instaurar.

  3. A Revolução em Paris (2018)
  4. Cartaz do filme 'A Revolução em Paris', de Pierre Schoeller

    Dirigido por Pierre Schoeller, o filme se passa em 1789, mostrando a crescente insatisfação popular contra a monarquia de Luís XVI. A história acompanha personagens comuns e figuras históricas, destacando a luta por justiça e igualdade.

  5. Maria Antonieta (2006)
  6. Cartaz do filme 'Maria Antonieta', de Sofia Coppola

    Dirigido por Sofia Coppola e estrelado por Kirsten Dunst, o filme narra a história da princesa austríaca Maria Antonieta, que, ao chegar à corte de Versalhes para casar com Luís XVI, busca escapar das rígidas regras da monarquia, enquanto a Revolução Francesa se aproxima e ameaça o futuro da monarquia.

Perguntas Frequentes sobre a Revolução Francesa

O que foi a Revolução Francesa?

A Revolução Francesa foi um movimento social e político iniciado em 1789, que derrubou a monarquia absolutista na França, estabeleceu a República e promoveu ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

Quais foram os principais resultados da Revolução Francesa?

A Revolução Francesa resultou na queda da monarquia, na implementação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, e na criação de um novo regime republicano, que inspirou outras revoluções ao redor do mundo.





**********



A Revolução é feita de sombra, mas, acima de tudo, de luz. Michel Vovelle. A Revolução Francesa explicada à minha neta, 2007. A frase apresenta a Revolução Francesa, destacando
a) a aliança de setores católicos, associados à luz da revelação divina, com a ação revolucionária, que representava as trevas da morte.
b) o contraste entre a obscura violência de alguns de seus momentos e a razão luminosa que guiou muitos de seus propósitos.
c) a vitória do projeto aristocrático, que representava a luz, sobre as lutas burguesas, que representavam as sombras.
d) o contraponto entre o esforço obscuro de impor o terror e a vontade iluminista de restaurar a monarquia parlamentar.
e) a derrota do ideal republicano, que associava a revolução às trevas, e o sucesso da monarquia absoluta, liderada pelo Rei Sol.

3. Em julho de 1789, houve a explosão de movimentos populares em Paris. Artesãos, operários e desempregados se envolveram fortemente com o processo revolucionário, que ocasionou a tomada da Bastilha, momento simbólico da Revolução Francesa. Os grupos populares que protagonizaram a revolução passaram a ser conhecidos como sans-culottes. Em relação aos sans-culottes, assinale a resposta que CORRESPONDA às suas reivindicações e atitudes.
a) Desejavam tomar o poder do rei de forma moderada, mediante as decisões do Primeiro Estado.
b) Defendiam o aprofundamento das reformas políticas e a tomada de poder por parte da aristocracia.
c) Tinham um projeto político bem definido, cuja principal proposta era o alinhamento com grupos contrarrevolucionários.
d) Exigiam melhores condições de vida e participação política dos setores sociais médios e pobres, saqueando armazéns e tomando edifícios governamentais.
e) Defendiam que os preços fossem tabelados e o fim da exploração econômica, sem qualquer proximidade com os camponeses e suas reivindicações.

História Online.


Professor Edgar Bom Jardim - PE

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

terça-feira, 14 de outubro de 2025

A existência da fome é uma escolha política

A mesma ordem econômica que nega a 673 milhões de pessoas o acesso à alimentação adequada permite a um seleto grupo de 3 mil bilionários deterem 14,6% do PIB global.






Por Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República do Brasil

A fome não é uma condição natural da humanidade, nem é uma tragédia inevitável: ela é fruto de escolhas de governos e de sistemas econômicos que optaram por fechar os olhos para as desigualdades. Ou mesmo promovê-las.

A mesma ordem econômica que nega a 673 milhões de pessoas o acesso à alimentação adequada permite a um seleto grupo de 3 mil bilionários deterem 14,6% do PIB global.

Em 2024, as nações mais ricas ajudaram a impulsionar o maior aumento em gastos militares desde o fim da Guerra Fria, que chegaram a US$ 2,7 trilhões no ano. Mas não tiraram do papel o compromisso que elas mesmas assumiram: investir 0,7% do PIB em ações concretas para a promoção do desenvolvimento nos países mais pobres.

Vemos, hoje, situações semelhantes àquelas que existiam há oitenta anos, quando a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a FAO, foi criada. Diferente daquela época, contudo, não temos apenas as tragédias da guerra e da fome se retroalimentando, mas também a urgente crise climática. E a concertação entre as nações criada para resolver os desafios de 1945 não dão mais conta dos problemas atuais.

É necessário reformar os mecanismos globais de governança. Precisamos fortalecer o multilateralismo, criar fluxos de investimentos que promovam o desenvolvimento sustentável e garantir aos estados a capacidade de implementar políticas públicas consistentes de combate à fome e à pobreza.

É fundamental incluir os pobres no orçamento público e os mais ricos no imposto de renda. Isso passa pela justiça tributária e a taxação dos super-ricos, tema que conseguimos incluir – pela primeira vez – na declaração final da cúpula do G20 em novembro de 2024, realizada sob a presidência brasileira. Uma mudança simbólica, mas histórica.

Defendemos tal prática no mundo – e a adotamos no Brasil. Está em vias de ser aprovado no Congresso brasileiro uma mudança substancial nas regras tributárias: pela primeira vez no país, haverá uma taxação mínima sobre a renda das pessoas mais ricas do país, isentando do imposto milhões de pessoas com salários menores.

Também à frente do G20, o Brasil propôs a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A iniciativa, embora recente, já conta com 200 membros — 103 países e 97 parceiros como fundações e organizações. Não se trata só de trocar experiências, mas de mobilizar recursos e cobrar compromissos.

Com a Aliança, queremos que os países tenham as capacidades necessárias para conduzir as políticas que efetivamente reduzam a desigualdade e garantam o direito à alimentação adequada. Políticas que têm resultados rápidos, como os registrados no Brasil após elevarmos o combate à fome à condição de prioridade de governo em 2023.

Dados oficiais divulgados há poucos dias mostram que libertamos da fome 26,5 milhões de brasileiros desde o início de 2023. Além disso, o Brasil saiu, pela segunda vez, do Mapa da Fome da FAO em seu relatório sobre a insegurança no mundo. Mapa ao qual não teria retornado se as políticas iniciadas ainda nos meus primeiros governos (2003-2010) e da presidenta Dilma Rousseff (2011-2016) não tivessem sido abandonadas.

Por trás desta conquista, estão ações coordenadas em diversas frentes. Qualificamos e ampliamos nosso principal mecanismo de transferência de renda, que passou a atender a 20 milhões de lares, com atenção a 8,5 milhões de crianças de até 6 anos.

Ampliamos os recursos destinados à alimentação gratuita nas escolas públicas, que beneficia 40 milhões de estudantes. Por meio de compras públicas de alimentos, garantimos renda a famílias de pequenos agricultores e distribuímos comida gratuita e de qualidade a quem realmente precisa. Além disso, aumentamos o fornecimento gratuito de gás de cozinha e eletricidade às pessoas de menor renda, abrindo espaço no orçamento familiar para fortalecer a segurança alimentar

Nenhuma dessas políticas, porém, se sustenta sem um ambiente econômico que as impulsione. Quando há empregos, quando há renda, a fome perde sua força. Por isso, adotamos uma política econômica que priorizou o aumento dos salários e nos levou ao menor índice de desemprego já registrado no Brasil. E também ao menor índice de desigualdade de renda familiar per capita.

O Brasil ainda tem muito a avançar até garantir a plena segurança alimentar a toda sua população, mas seus resultados confirmam que a ação do estado é capaz, sim, de vencer o flagelo da fome. Tais iniciativas, contudo, dependem de mudanças concretas nas prioridades mundiais: investir em desenvolvimento, e não em guerras; privilegiar o combate à desigualdade, e não as políticas econômicas restritivas que por décadas têm provocado enorme concentração de riqueza; e encarar o desafio da mudança do clima, tendo as pessoas no centro de nossas preocupações.

Ao sediar a COP30 na Amazônia, no mês que vem, o Brasil quer mostrar que o combate à mudança do clima e o combate à fome e à pobreza precisam andar juntos. Queremos adotar, em Belém, uma Declaração sobre Fome, Pobreza e Clima que reconheça os impactos profundamente desiguais das mudanças climáticas e seu papel no agravamento da fome em certas regiões do mundo.

Também levei estas mensagens ao Fórum Mundial da Alimentação e à reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global Contra a Fome, eventos dos quais tive a honra de participar no dia 13, em Roma. Mensagens que mostram que as mudanças são urgentes, mas são possíveis. Pois a humanidade, que criou o veneno da fome contra ela mesma, também é capaz de produzir o seu antídoto
https://iclnoticias.com.br/

Professor Edgar Bom Jardim - PE

domingo, 12 de outubro de 2025

Nossa Senhora Aparecida: Por que mãe de Jesus entrou para a História com mais de mil nomes




Imagem de Nossa Senhora Aparecida, com manto azul e coroa dourada

Crédito,Getty Images

Legenda da foto,Há mais de mil representações da Virgem Maria


São muitos nomes, muitas "nossas senhoras". Mas todas elas se referem a uma mesma pessoa, uma mesma santa católica?

A resposta é sim. O que significa que Nossa Senhora Aparecida, cuja data se comemora em 12 de outubro, é uma representação diferente da mesma santa que também pode ser chamada de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Lourdes e tantas outras.

Trata-se de Maria, uma jovem judia nascida em Nazaré há pouco mais de 2 mil anos, quando essas terras ao sul de Israel eram parte do Império Romano. Para o cristianismo, ela tem papel fundamental: tornou-se a mãe de Jesus Cristo.

Chamada de virgem por dois dos evangelistas, Mateus e Lucas, acredita-se que ela tinha cerca de 15 anos quando ficou grávida — pela doutrina cristã, por obra do Espírito Santo, ou seja, sem ter tido relações sexuais com homem algum. Na época, Maria já estava prometida em casamento a José, um carpinteiro da mesma cidade, mais velho, já na casa dos 30 anos.

Fato é que desta gravidez nasceria Jesus, o pilar fundador do cristianismo. Mas por que a tradição católica não rende a essa mulher apenas o título de Santa Maria, e são tantas as representações dela pelo mundo?

"Os nomes dedicados a Nossa Senhora dependem muito da forma como ela apareceu. Normalmente são dados pelo nome do lugar onde ela apareceu ou pelas condições em que se deram o aparecimento", esclarece o padre Arnaldo Rodrigues, assessor da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Velas e fiéis na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida

Crédito,Getty Images

Conforme explica a cientista da religião Wilma Steagall De Tommaso, coordenadora do grupo de pesquisa Arte Sacra Contemporânea - Religião e História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Conselho da Academia Marial de Aparecida, essas nomenclaturas acabam variando a "cada povo, cada região, cada cultura", por conta de "títulos que correspondem aos eventos decorrentes de inúmeras situações".

Ela lembra que muitos desses títulos são os chamados dogmáticos — uma referência aos dogmas da Igreja Católica sobre a Virgem Maria, que pela tradição religiosa são verdades de fé nas quais os fiéis devem acreditar.

É de onde vem, por exemplo, a nomenclatura de Nossa Senhora da Imaculada Conceição — originada em uma bula assinada pelo papa Pio 9º, que "declara Maria imune da mancha do pecado original", ressalta a pesquisadora.

Assim como a ideia de chamá-la de Virgem Maria, já que "o Concílio de Latrão, em 649, preconiza como verdade a virgindade perpétua", da mãe de Cristo.

"Há ainda as denominações decorrentes dos lugares onde houve uma manifestação que deu origem à devoção local, muitas vezes ampliada a outros povos e locais, como Aparecida, Guadalupe, Lourdes, Fátima, Loreto, Montserrat, etc", complementa ela.

A padroeira do Brasil

Autora do livro 21 Nossas Senhoras que inspiram o Brasil (‎Planeta, 2020), a jornalista Bell Kranz conta que a devoção mariana foi trazida ao Brasil já pelas esquadras de Pedro Álvares Cabral — em um dos barcos foi trazida uma imagem da santa.

"[A tradição] chegou essencialmente pelos portugueses, pelos colonizadores", explica. "O Tomé de Sousa [primeiro governador-geral do Brasil] chegou à Bahia já com uma imagem da santa na bagagem… Nossa Senhora da Conceição! E logo erigiu uma capelinha em Salvador, que hoje é a grande catedral Conceição da Praia [Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia]."

"Eu diria que o Brasil foi escolhido por Nossa Senhora, não é fanatismo dizer isso", comenta Lira. Para ele, há uma "predileção especial de Nossa Senhora para com esta terra".

"Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora das Candeias (a mesma da Candelária e da Purificação), Nossa Senhora Aparecida (que é a mesma Conceição), penso que são as mais importantes para o Brasil pela veneração que o povo lhes atribui", acrescenta o hagiólogo.

"É claro que cada Estado brasileiro tem sua devoção. Por exemplo, na Bahia há uma forte devoção à Nossa Senhora da Boa-Morte. Em Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade que é a mesma Nossa Senhora das Dores e por aí vai. No Pará, em Belém, temos a linda manifestação à Nossa Senhora de Nazaré que anualmente leva milhões ao Círio de Nazaré. Aqui no Ceará é interessantíssima a devoção a Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, por exemplo", enumera Lira.

"E qual a razão? Não dá para explicar concretamente. É algo meio que filial mesmo. Amor de filho à sua mãe e uma mãe que é mãe de todas as mães, pais e filhos."

Kranz atenta para o fato de que, dada a religiosidade católica inerente à própria construção da nação brasileira, "desde a colonização, Nossa Senhora está presente em todos os momentos de nossa história".

E a ligação brasileira com a santa é umbilical. Isto porque, como bem lembra a jornalista, em 1646 o então rei português Dom João 4º "consagrou todo o reino, incluindo aí as colônias, a Nossa Senhora".

"Aí, 217 anos depois do descobrimento do Brasil, ela apareceu lá para os pescadores [Nossa Senhora Aparecida]", acrescenta Kranz.

Nossa Senhora

Maria se tornou "Nossa Senhora", assim chamada, somente no fim do período medieval. Mas, historicamente, a Igreja já a reconhecia como "Mãe de Deus" muito antes — mais precisamente a partir do século 5, depois do Concílio de Éfeso, em 431.

"[É quando] Maria recebe o título de Thotòkos, a Mãe de Deus, dogma que define explicitamente a maternidade divina de Maria. Daí em diante, ela passa a ocupar, por exemplo, o posto principal, o conteúdo da imagem do presépio se amplia e praticamente esse ícone resume a história da salvação", esclarece De Tommaso.

De acordo com o mariologista Guimarães, Maria "ganha destaque sociológico, cultural e religioso" no período medieval. É quando ela adquire "caráter de poder", tornando-se "aquela que destrói o mal".

Assume características fortes, "ganha rosto de rainha". Assim, passa a ser invocada como "guerreira", "a mulher que combate o mal e, com poder militar, destrói as heresias".

"Maria passa da dimensão cultural para a política", compara ele. "No período feudal, diante da opressão, Maria se torna a padroeira para os que nela buscam auxílio, e em troca de proteção, o fiel a louva com oração e atos de caridade."

A santa passa a ser invocada "como a mãe que protege diante da ira de Deus, por algum pecado cometido, não só de forma individual mas também comunitária".

"Com o surgimento das ordens mendicantes, Maria se aproxima das pessoas, ela é tirada do trono de realeza, onde fora colocada pela teologia monástica, e se faz irmã, pobre e vizinha das pessoas", diz Guimarães.

Ao fim do período medieval, Maria já era um ícone consolidado dentro do catolicismo, tema constante das pregações e protagonista de tradições como medalhinhas, procissões, novenas e outras manifestações.

Essa reportagem foi publicada originalmente em 12 de outubro de 2021

Fonte: BBC Brasil





Professor Edgar Bom Jardim - PE

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Como o governo foi derrotado na Câmara em votação sobre MP do IOF


Parlamentares na Câmara dos Deputados, em dia de votaçãoCrédito,

Agência Brasil

Legenda da foto,Por 251 a 193 votos, parlamentares tiraram da pauta de votações o texto, que era uma alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)


A Câmara dos Deputados impôs uma derrota ao governo Lula à noite desta quarta-feira (08/10) ao deixar perder a validade uma Medida Provisória (MP) que previa o aumento de tributos.

A MP tinha como objetivo elevar a arrecadação para equilibrar as contas públicas no Orçamento de 2026.

Por 251 a 193 votos, parlamentares tiraram da pauta de votações o texto, que havia sido negociada como alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) proposto inicialmente pelo governo.

As Medidas Provisórias têm prazo de até 120 dias para serem votadas pelo Congresso ou perdem a validade, como foi o caso da MP que caducou ontem.


O ministro Fernando Haddad havia cobrado, na quarta-feira, 8/10, que o Congresso cumprisse acordo em torno da medida, que previa novas fontes de arrecadação, como tributação de investimentos.

Haddad disse que o texto era "fruto de um acordo, com concessões mútuas, e é um texto sóbrio, que leva o país a um fechamento de ciclo com sustentabilidade social e econômica."

Aliados do governo acusam o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de ter feito campanha contra a MP. "O Tarcísio, em vez de governar São Paulo, fica telefonando para deputado para pressionar, para não aprovar", disse o relator da MP, deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP


Em entrevista à CNN, Tarcísio disse que a população não aguenta mais aumento de impostos e que o governo Lula precisa ter responsabilidade fiscal. "Não torço pelo pior", disse ele ao canal de TV.

Para compensar a votação, o governo poderá ter que fazer contingenciamentos de gastos e até bloqueio de emendas. Havia previsão de que a medida levaria a uma arrecadação de R$ 20,9 bilhões e corte de gastos de R$ 10,7 bilhões em 2026.

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, disse que uma derrota da MP poderia levar ao bloqueio de R$ 7 a R$ 10 bilhões em emendas parlamentares. Depois da votação, disse que o governo dispõe de um arsenal de alternativas para compensar a medida.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, afirmou que o que aconteceu foi "um ato de sabotagem contra o Brasil."

"Aqui há uma vontade de tentar impor uma derrota política ao presidente Lula, mas na verdade estão impondo uma derrota ao Brasil. Estão cortando R$ 35 bilhões, que não é dinheiro novo, como eles falam. Já estava na peça orçamentária para 2026. E isso vai ter um impacto agora de R$ 10 bilhões", disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse à imprensa que "se alguém quer misturar isso com eleição, eu sinceramente só posso dizer que é uma pobreza de espírito extraordinária." O presidente afirmou que "qualquer um pode dizer que a proposta é dele, se vangloriar de que ele foi quem votou favorável."

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), comemorou a derrota do governo em sua conta na rede X. "Vitória do povo brasileiro, que está cansado do aumento de impostos. O PT quer sustentar seu projeto de poder com o suor de quem trabalha. Hoje, dissemos basta ao populismo e à irresponsabilidade. Parabéns à Câmara dos Deputados!"

O que previa a Medida Provisória

Medida Provisória 1303, de 2025, estabelecia novas regras para a tributação de aplicações financeiras e ativos virtuais no Brasil. Define como seriam tributados rendimentos de investimentos, incluindo ações, fundos de investimento, derivativos e criptoativos. Também especifica alíquotas de imposto de renda para diferentes tipos de investidores, como pessoas físicas, jurídicas e investidores estrangeiros.

A versão original propunha taxação de bilionários, bancos e apostas como forma de aumentar a arrecadação e tinha uma previsão inicial de arrecadar cerca de R$ 10,5 bilhões em 2025 e R$ 21 bilhões em 2026. Com as negociações, a projeção caiu para R$ 17 bilhões.

Depois, o relator da MP, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), recuou em diversos pontos, como tributação de títulos do agronegócio e imobiliários e também o aumento relacionado às apostas, que iria de 12% a 18%. Ele disse que foi feito o trabalho de ouvir "todos os setores produtivos."

Zarattini disse em suas redes sociais que "o centrão se juntou à direita bolsonarista para barrar a MP."


Professor Edgar Bom Jardim - PE