terça-feira, 8 de maio de 2012

Matéria de Capa - Paraísos Fiscais


 O programa desta semana desvenda os paraísos fiscais. Esses países que oferecem benefícios e sigilo a investidores que tentam violar leis, se tornaram recentemente, o alvo de nações como Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. O Matéria de Capa mostra que tipo de vantagens os paraísos fiscais oferecem para atrair grandes investidores. Uma delas é o sigilo do nome do aplicador, que fica escondido atrás de contas numeradas.

O sigilo que existe na Suíça tem sido combatido por outras nações desenvolvidas. Diante da crise econômica, os Estados Unidos passaram a pressionar pelo fim das contas secretas. O objetivo da pressão -- que ganhou reforço de alguns membros da União Europeia - é evitar que cidadãos deixem de pagar impostos do seu país de origem enviando verbas para o exterior. Para falar sobre o tema, uma entrevista com Rodrigo De Grandis, promotor do Ministério Público Federal em São Paulo, e Claudio Weber Abramo, diretor da Transparência Brasil.

O programa também traz um alerta sobre o Brasil. Segundo os entrevistados, a legislação brasileira não está preparada para punir crimes no setor financeiro.

Vídeo TV Cultura.
 Professor Edgar Bom Jardim - PE

Matéria de Capa - Jogos de Guerra

O programa trata de uma guerra silenciosa que está em andamento no Oriente Médio. Quatro cientistas já foram mortos em atentados e sistemas de computação também foram alvo de ataques. Conheça o conflito, os envolvidos e seus possíveis desdobramentos.
 Vídeo TV Cultura.
Professor Edgar Bom Jardim - PE

Matéria de Capa - A Era Digital

Mais de 500 anos após a revolução promovida por Gutemberg, o homem presencia outra grande mudança na transmissão do conhecimento: a entrada no mundo digital. Livros, jornais, bibliotecas, a sala de aula, museus e muito mais. Todos os meios de se transmitir informação e cultura estão se adaptando. Um novo mundo, em que o conhecimento pode estar ao alcance de um clique.
 Vídeo por cultura
Professor Edgar Bom Jardim - PE

Matéria de Capa - Ciência e Aventura

Uma nova onda de inquietação - a mesma que moveu os cientistas e navegadores do passado - se observa agora em diversas frentes. Nos EUA, pesquisadores se mobilizam para tentar descobrir se existe vida em outros pontos do universo. Aqui na Terra, um cineasta desce ao ponto mais profundo dos oceanos e outros planejam fazer o mesmo. É a busca pelo desconhecido.
 Vídeo por cultura
Professor Edgar Bom Jardim - PE

Cheia do rio Solimões inunda cemitérios



Rio alagou 90% da cidade e já desabrigou mais de quatro mil famílias.
1.344 alunos estão fora das salas de aula e escolas receberão afetados.

Marina SouzaDo G1 AM
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Nove cemitérios do município estão submersos (Foto: Chico Batata/Agecom)Nove cemitérios do município estão submersos (Foto: Chico Batata/Agecom)
A cheia do rio Solimões já deixou nove cemitérios do município de Careira da Várzea, a 25km de Manaus, debaixo d'água. Apenas um cemitério municipal não foi submerso pelas águas do rio. De acordo com a prefeitura do município, 90% da cidade foi atingida pela cheia.
Segundo a chefe do gabinete municipal, Carla Andréa, somente o Cemitério do Distrito de Autaz Mirim não foi alagado. "Todos os outros já estão submersos. A situação é grave", informou.
Cerca de quatro mil famílias foram atingidas pela cheia do rio Solimões. Os desabrigados são cadastrados pelas defesas Civil do município e do Estado, e deverão receber bolsa-auxílio no valor de R$ 400. Mais de 1.200 cestas básicas também já foram entregues na cidade. Três escolas são preparadas para receberem as famílias.
Ainda de acordo com a chefe do gabinete, 18 escolas municipais tiveram atividades paralisadas, deixando 1.344 alunos fora da sala de aula. Além disso, cinco postos de saúde seguem fechados no Careiro da Várzea, cancelando uma média de 150 atendimentos médicos diários.
Carla Andréa afirmou ainda  que 90% do município de Careiro da Várzea já foi atingido pelas águas do rio Solimões. Há chances de a enchente deste ano ultrapassar a histórica, registrada em 2009. "Só faltam 40 centímetros para atingir à cota da cheia de 2009", afirmou.


Professor Edgar Bom Jardim - PE

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A" Superlua" vista de minha casa em Bom Jardim- PE

A Lua é dos Namorados ?

A "Superlua" que acendeu o céu na noite deste sábado (5) mobilizou dezenas de internautas pelo Brasil. Fascinadas, muitas pessoas registraram o fenômeno, que ocorre aproximadamente uma vez por ano, e é cientificamente conhecido como "lua perigeu". Pelo mundo, o evento também ganhou destaque e belas imagens, sobretudo em pontos turísticos importantes.
Nessa situação, a lua atinge seu ponto mais próximo da Terra, parecendo especialmente grande e brilhante. De acordo com a Nasa, a "Superlua" estava 14% maior e 30% mais brilhante que outras luas cheias de 2012.
Entenda
A Lua segue uma trajetória elíptica ao redor da Terra com um dos lados - ou perigeu - cerca de 50 mil km mais perto que o outro - ou apogeu. No sábado, atingiu o perigeu exatamente às 0h34 (horário de Brasília) de domingo. Um minuto depois, alinhou-se com a Terra e o Sol, para se tornar cheia. A última Lua perigeu aconteceu em 19 de março de 2011.





























Professor Edgar Bom Jardim - PE / Com texto de terra.com

A melhor comida caseira de Pernambuco é de Bom Jardim

Patrimônio de Bom Jardim

O Restaurante Dama de Ouro é sem dúvidas  o grande destaque da culinária do interior de Pernambuco. Localizado às margens da PE- 90 , próximo ao Sítios Balança e a Encruzilhada do Bom Jardim, o Restaurante Dama de Ouro é  famoso pelo delicioso Pirão de Capão. É o que há de melhor em Pernambuco. Um Patrimônio da Culinária de nosso Município. Gente de todos os recantos de Pernambuco e de outros estados ficam encantados com o sabor do cardápio servido. Visite Bom Jardim e aprecie essas delícias.
O público gosta da comida...
 Capão, pirão...


           Fotos: Edgar Severino dos Santos

Professor Edgar Bom Jardim - PE

Capão










Professor Edgar Bom Jardim - PE

Dieese:R$ 2.329,35 deveria ser o valor do salário mínimo



Levando em conta que o salário mínimo deve ser suficiente para cobrir todas as depesas familiares, o mínimo brasileiro deveria ser mais de três vezes maior do que o piso atual, de R$ 622

Da Agência Estado/jc

Trabalhador que ganha salário mínimo necessitou cumprir uma jornada de 85 horas e 53 minutos em abril para conseguir comprar bens essenciais / Foto: reprodução da internet

Trabalhador que ganha salário mínimo necessitou cumprir uma jornada de 85 horas e 53 minutos em abril para conseguir comprar bens essenciais

Foto: reprodução da internet

O salário mínimo do trabalhador brasileiro deveria ter sido de R$ 2.329,35 em abril para suprir suas necessidades básicas, constata a Pesquisa Nacional da Cesta Básica, divulgada nesta segunda-feira (7) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Com base no maior valor apurado para a cesta no período, de R$ 277,27, em São Paulo, e levando em consideração o preceito constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para garantir as despesas familiares com alimentação, moradia, saúde, transportes, educação, vestuário, higiene, lazer e previdência, o Dieese calculou que o mínimo deveria ter sido 3,74 vezes maior do que o piso vigente no Brasil, de R$ 622,00.

O valor estimado pelo Dieese em abril é maior do que o apurado para março, quando o mínimo necessário fora calculado em R$ 2.295,58 ou 3,69 vezes o mínimo atual. Há um ano, o salário mínimo necessário para suprir as necessidades dos brasileiros era de R$ 2.255,84, o equivalente a 4,14 vezes o mínimo em vigor naquele período, de R$ 545,00.

A instituição também informou que o tempo médio de trabalho necessário para que o brasileiro que ganha salário mínimo pudesse adquirir, em abril deste ano, o conjunto de bens essenciais aumentou, na comparação com o mês anterior, mas caiu significativamente em relação a igual período de 2011.

Na média das 17 cidades pesquisas pelo Dieese, o trabalhador que ganha salário mínimo necessitou cumprir uma jornada de 85 horas e 53 minutos, uma hora a mais do que o tempo exigido em março, que era de 84 horas e 53 minutos, a fim de realizar a mesma compra. Já em abril de 2011, a mesma compra necessitava de 94 horas e 41 minutos.


Professor Edgar Bom Jardim - PE

Era uma vez uma Escola !

A  Troca: Uma Escola por um Abrigo Rodoviário 
 Quem teve tanto interesse em derrubar o prédio da escola ? Um patrimônio do povo foi destruído com que finalidade ? Que comunidade é essa que permite tamanho absurdo? Quem quer invadir esse terreno? O governo municipal deveria ter dado uma outra finalidade para o prédio. A comunidade saiu perdendo. Coisas de Bom Jardim.


Professor Edgar Bom Jardim - PE

domingo, 6 de maio de 2012



                  Futuro Para Juventude !

                       BOM JARDIM - PE


Tarsila do Amaral


Arte Moderna Brasileira


Chapeu AzulChapéu Azul - Esta tela foi realizada depois de Tarsila frequentar o ateliê de Emile Renard. As telas dessa época possuem uma grande suavidade e uma atmosfera lírica.
Auto-retratoAuto-retrato ou Manteau Rouge - Em Paris, Tarsila foi a um jantar em homenagem a Santos Dumont com esta maravilhosa capa (Manteau Rouge, em francês, significa casaco, manto vermelho). Além de linda, usava roupas muito elegantes e exóticas, e sua presença era marcante em todos os lugares que freqüentava. Depois desse jantar, pintou este maravilhoso auto-retrato.
A NegraA Negra - Esta tela foi pintada por Tarsila em Paris, enquanto tomava aulas com Fernand Léger. A tela o impressionou tanto que ele a mostrou para todos os seus alunos, dizendo que se tratava de um trabalho excepcional. Em A Negra temos elementos cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura de Tarsila. Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.
EFCBEFCB (Estação de Ferro Central do Brasil) - Este quadro foi pintado depois da viagem a Minas Gerais com o grupo modernista. Foi então que Tarsila começou a pintura intitulada Pau-Brasil, com temas e cores bem brasileiros. Esta tela foi pintada para participar da exposição-conferência sobre modernismo do poeta Blaise Cendrars realizada em São Paulo, em junho de 1924.
Carnaval em MadureiraCarnaval em Madureira - Tarsila veio de Paris e passou o carnaval de 1924 no Rio de Janeiro. É curioso ver que ela colocou a famosa Torre Eiffel no meio da favela carioca.
A CucaA Cuca - Tarsila pintou este quadro no começo de 1924 e escreveu à sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros "bem brasileiros", e a descreveu como "um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu, e outro bicho inventado". Este quadro é também considerado um prenúncio da Antropofagia na obra de Tarsila e foi doado por ela ao Museu de Grenoble na França.
O PescadorO Pescador - Este quadro tem um colorido excepcional e trata de um tema bem brasileiro: um pescador num lago em meio a uma pequena vila com casinhas e vegetação típica. Este quadro foi exposto em Moscou, na Rússia em 1931 e foi comprado pelo governo russo.

Religião BrasileiraReligião Brasileira - Certa vez Tarsila chegou de viagem da Europa, desembarcou no porto de Santos e foi comprar doces caseiros em uma casinha bem simples de pescadores. Ao entrar observou um pequeno altar com vários santinhos, enfeitados por vasinhos e flores de papel crepom. Achou aquilo tão pitoresco e pintou esta maravilhosa tela.
ManacáManacá - Linda tela, com um colorido forte. Esta flor é representada por Tarsila de uma maneira particular, bem típica da obra dela.
AbaporuAbaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.
O LagoO Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos.
O Ovo ou UrutuO Ovo ou Urutu - Nesta tela temos símbolos muito importantes da Antropofagia. A cobra grande é um bicho que assusta e tem um poder de "deglutição". A partir daí, o ovo é uma gênese, o nascimento de algo novo e esta era a proposta da Antropofagia. Esta tela pertence ao importante acervo de Gilberto Chateaubriand e está sempre sendo exibida em grandes exposições.
A LuaA Lua - Este quadro era o preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).
Cartão PostalCartão Postal - Vemos a lindíssima cidade do Rio de Janeiro nesta tela, que é o maior Cartão Postal do Brasil. O macaco é um bicho Antropofágico de Tarsila que compõe a tela.
AntropofagiaAntropofagia - Nesta tela temos a junção do "Abaporu" com "A Negra". Este aparece invertido em relação ao quadro original. Trata-se de uma das telas mais significativas de Tarsila e o colecionador Eduardo Costantini, dono do "Abaporu", está muito interessado no quadro e já ofereceu uma soma muito alta por ele (que foi recusada pelos atuais donos).
Tarsila participou ativamente da renovação da arte brasileira que se processou na década de 1920. Integrou-se ao movimento modernista e ligou-se com especial interesse à questão da brasilidade. Formou, com Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, com quem se casou em 1924, o chamado Grupo dos Cinco.

Tarsila do Amaral nasceu em Capivari SP em 1886. Estudou com Pedro Alexandrino, a partir de 1917, e depois com George Fischer Elphons, em São Paulo. Em Paris freqüentou a Académie Julien, sob a orientação de Émile Renard. Entrou em contato com Fernand Léger, cujo estilo a marcou sobremodo, André Lhote e Albert Gleisse, e estruturou sua personalidade artística a partir das influências cubistas. Em 1922 participou em Paris do Salão dos Artistas Franceses.

Retornando ao Brasil em 1924, percorreu as cidades históricas mineiras em companhia do escritor francês Blaise Cendrars. Deslumbrada com a decoração popular das casas dessas cidades, assimilou a tradição barroca brasileira às recém-adquiridas teorias e práticas cubistas e criou uma pintura que foi denominada Pau-Brasil. Essa pintura inspirou um movimento, variante brasileira do cubismo, e influenciou Portinari.

Em 1926 Tarsila expôs na galeria Percier em Paris. Iniciou-se então sua fase antropofágica, de retorno ao primitivo, da qual o exemplo mais notável é o quadro "Abaporu". Presente na I e II Bienais de São Paulo, foi premiada na primeira. Na Bienal de São Paulo de 1963, sala especial foi dedicada à retrospectiva de sua obra. Foram apresentadas suas diversas fases e deu-se destaque ao quadro "Operários" (1933), da fase social, em que as cores são mais sombrias mas a nitidez anterior é conservada. Outra obra do mesmo período é "Segunda classe".

Tarsila esteve ainda representada na mostra Arte Moderna no Brasil (1957), na XXXII Bienal de Veneza (1964) e na mostra Arte da América Latina desde a Independência (1966). Em 1960 o Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou retrospectiva de sua obra. Entre suas demais telas destacam-se "A negra", no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e "São Paulo", na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Tarsila morreu em São Paulo SP em 17 de janeiro de 1973.





Fonte:tarsiladoamaral.com/historiadaarte.com
Professor Edgar Bom Jardim - PE