domingo, 22 de dezembro de 2013

Bonjardinense escreve biografia do Cel. Sebastião Rufino


 Aparecido Jacson Pereira de Lucena Souto Maior*, conhecido por Cidinho, que está concluindo o curso de Jornalismo pela faculdade do Vale do Ipojuca – FAVIP – DeVry Brasil, em Caruaru, finalizou e, já foi entregue a instituição o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, modalidade livro-reportagem-biográfico, o qual escolheu como biografado o bonjardinense Sebastião Rufino Ribeiro.
O livro: Sebastião Rufino – Vida e História, narra a história dos aspectos familiar, militar, esportiva e política, deste importante político brasileiro. Menino pobre, nascido em 31 de maio de 1935, na cidade de Bom Jardim, no interior de Pernambuco, a obra mostra, com fidelidade, a infância pobre, porém marcante junto a seus pais e irmãos. Relata o começo de cada profissão abraçada por Sebastião Rufino, assim como as dificuldades e ascensões, desde aprendiz de serralheiro a coronel da reserva da Polícia Militar de Pernambuco. Formado em direito, relações públicas e professor de educação física, árbitro de futebol da CBF, e da FIFA. Foi secretário chefe da Casa Militar, e Diretor-Geral do Detran/PE em duas gestões – 1983 e 1993. Foi prefeito de sua terra natal, Bom Jardim, e em 1994 foi eleito para o seu primeiro mandato de Deputado Estadual, feito conseguido por cinco vezes. O livro é fruto do conhecimento obtido durante a vida acadêmica de Jacson Lucena no curso de Jornalismo. O trabalho busca, acima de tudo, traçar um perfil do Cel. Sebastião Rufino.
É um dos filhos ilustres da cidade de Bom Jardim, e porque não dizer, o mais ilustre da atualidade, que chegou aos mais altos cargos da esfera militar, esportiva e política, que nunca esqueceu de suas raízes, onde tudo começou, de seu povo, de sua história. Por essas e outras razões, se fez necessário imortalizar através de um livro biográfico com sua vida e história, daquele que levou o nome de sua terra natal, para o conhecimento do Brasil e do mundo, e que fez história na Polícia Militar de Pernambuco, no esporte e na política. Destacou Jacson. 
E continuou: a elaboração deste livro foi um desafio profissional e pessoal, ao mesmo tempo um aprendizado que, certamente, não somos os mesmos após a finalização de um trabalho desse porte. A experiência é rica, tanto em conteúdo, quanto em colocar em prática as bases levantadas em sala de aula pelos nossos mestres. O resultado foi um mergulho na vida do Cel. Rufino, mostrando os fatores que o transformaram de um simples soldado artífice ao mais alto cargo da Polícia Militar, a patente de Coronel, fruto dos longos anos de dedicação e estudos no Brasil e nos Estados Unidos. Acredita-se que o objetivo foi alcançado e conseguiu-se com o livro-reportagem-biográfico resgatar os passos, a vida e história de Sebastião Rufino. Porém, esperamos que este trabalho possa ir além da sua finalidade, que é ser parte do requisito obrigatório para obtenção do título de bacharel em Jornalismo, mas, acima de tudo, que sirva como meio de transformação para os leitores, a fim que possam acreditar, assim como Rufino acreditou, nos seus próprios sonhos e objetivos, como transformação de vida.
A proposta do TCC é aplicar os conhecimentos obtidos ao longo dos quatro anos de curso, buscando a relevância social no campo da comunicação e o aprofundamento de idéias. A meta principal foi desenvolver um trabalho que após a sua apresentação, não fique restrito apenas ao âmbito acadêmico. Pensamento este, compartilhado com o biografado Cel. Sebastião Rufino, o qual sinalizou que, após a aprovação e os ajustes sugeridos pelos professores da banca examinadora, o trabalho jornalístico-biográfico será lançado pela CEPE – Companhia Editorial de Pernambuco, em 2014, ainda sem data. Finalizou Jacson.



*Nasceu em 16 de janeiro de 1979. Filho de Maria Cícera Pereira de Lucena e Nivanildo Souto Maior. Formado em magistério; ainda estudante, fundou em Bom Jardim o “Jornal Impactus”, ficando em circulação por alguns meses tendo personalidades local como principais entrevistados. Lançou o livro intitulado “O Teatro na Terra da Música”, e escreveu “Aninha e as Trancinhas do Preconceito”, este último voltado para o público infanto-juvenil. Formado em Letras pela FAINTVISA – Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Concluinte do curso de Jornalismo da FAVIP – Faculdade do Vale do Ipojuca de Caruaru. Em setembro de 2009 foi contratado para escrever o encarte especial do Diário de Pernambuco, sobre o Prêmio Administrador em Expressão, concedido pela Casa do Administrador de Pernambuco e pelo Diário de Pernambuco. É Presidente Municipal do PDT de Bom Jardim. Desde 2009 é assessor especial do Prefeito de Caruaru, José Queiroz. 

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog