BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso mensagem de urgência para análise do projeto de lei que reserva vagas para negros no serviço público. Na abertura da Conferência de Igualdade Racial, nesta terça-feira, a presidente defendeu ações afirmativas, como cotas raciais, e disse ainda existe discriminação racial no país.
- Não devemos ignorar que a cor da pele foi e ainda é motivo de exclusão, discriminação e preconceito contra milhões de brasileiros - disse a presidente.
Na sua defesa das ações afirmativas, Dilma destacou que elas são essenciais para garantir a igualdade de oportunidades e levar o país a sociedade brasileira a superar as consequências do longo período escravocrata.
- Ação afirmativa trata as duas coisas, a questão racial e social, simultaneamente - disse. - A exclusão racial e a social se misturaram. Uma virou a outra, e essa é uma chaga que temos, e esse país tem lutado contra.
A presidente ainda afirmou que o povo brasileiro é formado por várias raças em sua origem.
- Cada um de nós tem e traz em si parte dessa união e só somos íntegros quando olhamos que nossa história produziu nação imensa geograficamente, com grande diversidade e, sobretudo, com imensa diversidade racial que se expressou na sua cultura, arte, forma de viver, alegria de viver, que se expressa em cada uma das manifestações, e das manifestações mais nobres do país - afirmou. Yahoo Noticias
Professor Edgar Bom Jardim - PE
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog