Europa
Atividade industrial da zona do euro cai pelo 15º mês
Índice PMI recuou para 45,4 em outubro e denota fraqueza das exportações
Bandeira da União Europeia, em Bruxelas (Christophe Karaba/EFE)
A atividade industrial recuou pelo 15º mês seguido em outubro, à medida que as exportações enfraqueceram, indicando que a economia da região como um todo se deteriorou no início do quarto trimestre, segundo pesquisa feita pela provedora de dados Markit. O índice de atividade industrial (gerente de compras) da zona do euro, conhecido como PMI, caiu para 45,4 em outubro, de 46,1 em setembro. As previsões dos analistas eram de que o índice recuaria para 45,3.
O relatório da Markit revela a fragilidade das exportações da zona do euro, à medida que a demanda de outros países continua baixa. Isso priva a região de uma fonte essencial de crescimento, enquanto os líderes tentam corrigir suas economias e reduzir a crise da dívida. Veja.com
PORTUGAL
O National Geographic Channel tentou responder à questão 'O que assusta mais os portugueses?' através de um inquérito encomendado à GfK no contexto da estreia de ‘Preparados para o Fim do Mundo’, uma série documental que mostra como alguns americanos se preparam para enfrentar os seus medos e sobreviver ao fim do mundo.
O estudo revelou que os portugueses são os únicos que confiam mais nas forças armadas e policiais para reagir em caso de crise (44.3%). Apenas 0.6% dos inquiridos respondeu confiar nos políticos em situação de colapso económico ou desastre natural. A maioria dos inquiridos teme acima de tudo o desemprego (35% dos inquiridos) e o colapso económico (25%). Estes medos reflectem-se também nas preocupações diárias, onde 84% dos inquiridos afirmam-se preocupados com a crise económica e 68% com a saúde.
Relativamente a medidas preventivas, os portugueses mostraram-se mais preocupados em prevenir um colapso económico (83,3%) do que apostar na prevenção face a desastres naturais (64,8%). Quando interrogados sobre o que fariam caso soubessem que o fim está para chegar, 62.2% respondeu que viajava; 60.5% passaria esse tempo com a família; 26.2% deixaria o atual trabalho e 15.7% teria tanto sexo quanto possível.
Ler mais: http://activa.sapo.pt/vida/sociedade
Professor Edgar Bom Jardim - PE
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog