Imagens:Edgar Severino dos Santos
Olinda-PE
Imagem: DP
Brasília-DF
Imagem:Terra
Ouro Preto-MG
São Paulo-SP
Cerca de 3 mil voluntários passaram a noite confeccionando os tapetes.
Arte é tradição no Sul do Espírito Santo.
Comente agora
As ruas de Castelo, na região Central Sul do Espírito Santo, foram tomadas pelos tradicionais tapetes de Corpus Christi, nesta quinta-feira (7). Cerca de 3 mil voluntários passaram a madrugada de quarta para quinta-feira decorando mais de 1,5 km de ruas, utilizando materiais como pó de pneus, pó de pedra e pedras, que aos poucos são transformados em arte, com símbolos e mensagens de fé, para celebrar o feriado religioso.
No total, 16 quadros e 16 passadeiras foram confeccionadas por crianças, jovens e adultos. A tradição reúne famílias inteiras e, pela primeira vez, comunidades da zona rural se deslocaram até Castelo para ajudar nos trabalhos.
A cidade espera receber 70 mil visitantes, de acordo com a organização. Durante todo o dia serão realizadas missas na igreja Matriz. A missa campal está marcada para 16h e a procissão - ponto alto da festa - está prevista para começar às 17h30.
Cariacica
A comunidade de Cariacica-Sede, em Cariacica, na Grande Vitória, também se empenhou durante toda a noite na confecção dos tapetes, utilizando materiais reciclados, tecidos, arroz, feijão e ferinha. No final, os 20 tapetes foram posicionados na Praça Marechal Deodoro, onde fica localizada a Igreja São João Batista.
A comunidade de Cariacica-Sede, em Cariacica, na Grande Vitória, também se empenhou durante toda a noite na confecção dos tapetes, utilizando materiais reciclados, tecidos, arroz, feijão e ferinha. No final, os 20 tapetes foram posicionados na Praça Marechal Deodoro, onde fica localizada a Igreja São João Batista.
Na manhã desta quinta-feira, após a missa, todos participaram da procissão. Na volta, como manda a tradição, o padre passa por cima dos tapetes, representando o corpo de Jesus Cristo passando pelo local.
O Papa Bento XVI criticou nesta quinta-feira a dessacralização da fé e o consumismo do mundo moderno, durante a festa de Corpus Christi celebrada na capital italiana.
"Se uma mãe e um pai, em nome de uma fé dessacralizada, privam seus filhos dos ritos religiosos, na realidade deixam o caminho livre para outros sucedâneos presentes na sociedade de consumo, para outros ritos e outros símbolos, que muito facilmente poderão converter-se em ídolos", afirmou ante os fieis que assistiam à cerimônia na basílica de São João de Latrão.
Ao término da cerimônia, o pontífice foi a bordo do papamóvel em procissão à basílica de Santa Maria Maior, no coração de Roma. O Papa, que parecia cansado, não fez alusões às tensões dentro do Vaticano pelo recente vazamento de documentos confidenciais e como é sua tradição falou apenas de questões religiosas.
"Se em nome da fé secularizada, que não precisa de ritos sagrados, se decidisse anular a procissão de Corpus Christi, o perfil espiritual de Roma diminuiria", comentou. A festividade foi instituída em 1264 devido ao chamado "milagre de Bolsena", quando um padre que duvidava da presença real de Cristo na eucaristia pediu a Deus um sinal: segundo a tradição católica, algumas gotas de sangue saíram da hóstia consagrada. De Terra
O dia de Corpus Christi no Brasil
Professor Edgar Bom Jardim - PE
0 >-->Escreva seu comentários >-->:
Postar um comentário
Amigos (as) poste seus comentarios no Blog