segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ANGOLA: Situação do idoso é preocupante no País





Cazenga – O presidente do Conselho Nacional de Defesa e Protecção do Idoso (IDNC), José Manuel Avenos, considerou hoje, em Luanda, crítica a situação do idoso, pois observa-se na sociedade o seu abandono por familiares.


Ao intervir na primeira mesa redonda, a decorrer sob o tema "o jovem de ontem, o idoso de hoje, biblioteca histórica e viva", precisou que a sociedade e a família, principalmente os jovens, devem cuidar do bem-estar do idoso.


Disse que a instituição que dirige trabalha com o propósito de acabar e desencorajar o fenómeno de abandono de mais velhos na via pública e lar da terceira idade (beiral), para que não passe de geração em geração.


Sublinhou que os mas velhos (idosos) são maltratados e marginalizados por jovens que muita vezes têm possibilidade de estudar e trabalhar, mas já não o fazem e descriminam, para apoderarem-se dos seus bens, antes e depois da sua morte.


Para acabar com este mal, segundo a fonte, serão realizadas a nível nacional palestras, seminários e workshop, com o propósito de passar à juventude mensagens positivas e necessárias para salvaguardar a vida do idoso.


Durante o encontro, com duração de um dia, foram debatidos temas relacionados à defesa e protecção do idoso, direitos consagrados na constituição da Republica de Angola, responsabilidades da sociedade para com o idoso.


O encontro teve por objectivo reflectir sobre a realidade da pessoa idosa, propor soluções com vista a protecção dos direitos do idoso, sua valorização humana, social, histórica, cultural, respeito na família, comunidade e sociedade.


O Conselho Nacional de Defesa e Protecção do Idoso (IDNC)   de natureza social, cultural e filantrópica, sem fins lucrativos. Existe há mais de quatro anos. Fonte: Angola Press       Por Blog Professor Edgar Bom Jardim-PE


0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog