terça-feira, 19 de julho de 2011

Orquestra Cidadã comemora 5 anos com grande festa

Apresentação no Teatro Luiz Mendonça, no parque Dona Lindu, será na próxima 5ª feira
MIRTHYANI BEZERRA
MÚSICOS ensaiam desde a semana passada. Ex-presidente Lula será homenageado
MÚSICOS ensaiam desde a semana passada. Ex-presidente Lula será homenageado
No pequeno auditório montado nas dependências do 7º Depósito de Suprimentos do Exército (7º DSup), no bairro do Cabanga, Recife, crianças e adolescentes com violinos, violoncelos e baixos em punhos, passavam e repassavam trechos de uma peça musical, enquanto recebiam instruções do maestro, Lanfranco Marcelletti, e de outros dois professores. “Quem vê a apresentação da orquestra nem imagina o trabalho que dá para montar tudo isso”, disse o músico.

De olhos atentos às partituras, quase 30 crianças da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque já ensaiavam, já na semana passada, para a apresentação que acontecerá na próxima quinta-feira, no teatro Luiz Mendonça, no parque Dona Lindu, em Boa Viagem, em comemoração ao aniversário de cinco anos do projeto. Elas são apenas uma parte dos 108 beneficiados - com idades entre 5 e 18 anos -, mantido pela Associação Beneficiente Criança Cidadã (ABCC), que também deverão participar da solenidade. O grande homenageado da noite será o ex-presidente Lula, que já confirmou presença. A apresentação é destinado apenas para convidados.

Meia década atrás, muitas dessas crianças, moradoras do bairro do Coque, ficavam ociosas pela manhã ou à tarde, que era quando não estavam na escola, expostos à violência. Agora, elas respiram música e escrevem um novo futuro para suas vidas. Durante a entrevista à Folha de Pernambuco, o idealizador do projeto e coordenador-geral, o juiz João José Targino, chegou a se emocionar ao relembrar a história de vida de algumas delas. “Está vendo aquele menino ali? Foi jogado em uma bacia sanitária assim que nasceu. A avó foi quem o ouviu chorando, na luta pela sobrevivência. Passou três meses no Imip lutando para viver. Hoje, está aqui, escrevendo um novo futuro para a sua vida”, contou.

Foi o sonho de conseguir oferecer novas oportunidades a esses pequenos em situação de vulnerabilidade social que motivou o juiz João José Targino a idealizar o projeto. Segundo ele, tudo começou em 2000, quando o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do presidente daquele biênio, o desembargador Nildo Nery, criou o Programa Criança Cidadã. “Fui convidado para ser o coordenador-geral. O objetivo do projeto não era reprimir a criminalidade, mas previni-la”.

O programa realizou inúmeras ações voltadas para crianças e adolescentes da Região Metropolitana do Recife, mas, com o fim do biênio, a nova gestão do TJPE acabou não dando continuidade. “O desembargador Nildo Nery criou a ABCC, então, ampliamos a ideia do antigo Coral Criança Cidadã e criamos a orquestra, com a aju­da do maestro Cussy de Almeida”, afirmou. Na época, o Coque havia sido escolhido por ter o menor IDH do Recife.



Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/651969?task=view