domingo, 3 de julho de 2011

Novo padrão de tomada promete economizar energia



A partir deste mês, passa a valer o padrão brasileiro de plugues e tomadas. Os prédios que estão sendo construídos já deverão se adequar à nova regra. As tomadas passam a ter três pinos. A exigência do Inmetro promete economizar energia e proteger os equipamentos eletrônicos.
As lojas de eletro-eletrônicos só poderão vender produtos de acordo com as novas regras. No entanto a realidade ainda está longe do ideal. Pedro Roberto Libardi comprou recentemente um forno microondas e teve que comprar um adaptador para poder usar o equipamento. “Acabei de reformar a casa e trocamos todas as tomadas, agora compramos um microondas novo com a tomada antiga”, explicou o consumidor.
Com a nova regra, as lojas deverão oferecer plugues e tomadas com três pinos. Além de dar mais segurança, o terceiro pino deverá economizar energia.
O engenheiro elétrico, José Antônio dos Santos, explica que o terceiro pino evita um curto circuito e evita a folga do pino para que não aconteça a perda de energia.
Atualmente, no Brasil existe mais de 10 modelos de plugues e tomadas que não possuem o terceiro pino, ou seja, os modelos antigos não possuem o dispositivo para o fio-terra, por isso resulta em sobrecarga na instalação elétrica e desperdício de energia.
Fonte: msrecord.com