domingo, 26 de fevereiro de 2012

Semana de Arte Moderna

AFP
A tela Abaporu, da artista Tarsila
do Amaral, é um ícone do
movimento antropofágico brasileiro










Com o objetivo de discutir a identidade nacional, compreender a cultura brasileira e os rumos das artes, artistas e intelectuais organizaram nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna - marco do movimento modernista no Brasil.

O evento, que também envolveu representantes de outros segmentos da sociedade -políticos, educadores, empresários e trabalhadores-, acabou trazendo à tona discussões sobre os rumos da nação, propostas de reforma da Constituição de 1891 e até da sociedade.

Na época, a Europa ocupava uma posição de vanguarda e, sob essa influência, teve início a discussão de uma nova identidade artística para o país.

A semana começou com uma conferência do escritor Graça Aranha, intitulada "A emoção estética da arte moderna", e contou com diversas outras participações de escritores, pintores, escultores e músicos, a exemplo de Mário de Andrade,Oswald AndradeMenotti Del Picchia, Luís Aranha, Sérgio Buarque de Holanda,Anita MalfattiDi CavalcantiVitor Brecheret, Wilhelm Haerberg e Heitor Villa-Lobos.

Houve vaias e críticas, especialmente dos defensores do academicismo, mas o saldo foi a entrada do Brasil na modernidade.

Embora o movimento modernista não se resuma à Semana de Arte Moderna ou a São Paulo, foi esse evento que disseminou as idéias que expressavam os tempos modernos - o arrojo, o dinamismo e a simplicidade na comunicação.

O evento fez mais: denunciou a alienação das camadas cultas em relação à realidade do país e criticou as desigualdades sociais -assuntos que, mesmo um século mais tarde, permanecem atuais no Brasil.
 De: uol.com  Por: professoredgarbomjardim-pe.blogspot.com

Portinari," Guerra e Paz"

De terra.com  Por  professoredgarbomjardim-pe.blogspot.com 


Uma das obras primas de Cândido Portinari, "Guerra e Paz" pode ser vista  até o dia 21 de abril no Memorial da América Latina, em São Paulo. Oportunidade rara de conhecer a obra realizada entre os anos de 1952 e 56.
"Guerra e Paz" foi pintado especialmente para ser dado de presente pelo governo brasileiro à Organização das Nações Unidas (ONU), que abriga a obra em sua sede, em Nova York, nos Estados Unidos. Composto por duas partes, os painéis têm 14 x 10 metros.
Além de "Guerra e Paz", a exposição reúne ainda os cerca de cem estudos preparatórios feitos por Portinari e que nunca haviam sido exibidos.
Serviço
A entrada é gratuita. As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 9h às 18h. O Memorial fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda. Telefone para informações: (11) 3823-4600.

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Portinari


Empregue a obra de Portinari como meio de organização do conhecimento histórico.


Ao chegar ao fim do Ensino Fundamental, é interessante que o professor de História reserve algumas aulas para a avaliação do conhecimento dos alunos. Afinal de contas, ao terminarem o 9° ano, estarão adentrando uma fase do ensino em que novos desafios e habilidades serão testadas. Por tal razão, utilizamos este espaço para a realização de um trabalho relacionando os diferentes períodos da História Econômica Brasileira com a obra do pintor Candido Portinari.

Antes de tudo, prepare um pequeno material com a vida e a trajetória do pintor. Nesse primeiro instante, o alvo fundamental é expor aos alunos o contexto em que o autor a ser trabalhado produziu os seus quadros. Dessa maneira, a turma já entra em contato com os quadros de Candido Portinari tendo uma noção prévia sobre os valores, ideias e noções que acompanharam a sua obra.

Na aula seguinte, selecionando as seguintes obras de Portinari (vide abaixo), retome a preocupação que o artista tinha em retratar o tipo brasileiro em diferentes contextos próximos ao mundo do trabalho. Expondo os quadros de forma desordenada e genérica, deixe que a turma aprecie as obras com o simples interesse de observar os detalhes e os cenários. Caso ache interessante, permita que alguns dos alunos comentem sobre a obra que mais lhe agradou.









Passado esse momento, organize uma atividade em que todas as obras expostas serão simultaneamente trabalhadas. Como sugestão, recomendamos que o professor realize uma atividade em que cada aluno tenha que ordenar em uma linha espaço-temporal cada uma das atividades econômicas apresentadas nas obras de Portinari. Nessa mesma tarefa, cobre dos alunos informações diversas como a região em que cada atividade econômica predominou e o tipo de mão de obra empregada.

Dessa forma, ao terminar a aula com a exposição das tarefas, o professor abre caminho para que os alunos tenham contato com um tipo de fonte documental que circunda fora da modalidade escrita. Paralelamente, a mesma atividade cobra noções básicas do conhecimento histórico entre as quais destacamos as várias experiências econômicas vividas no Brasil e a organização espaço-temporal de tais épocas.


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola
Por: professoredgarbomjardim-pe.blogspot.com

Cândido Portinari

Biografia
Portinari: valorização do Brasil e da arte

 Divulgação
Auto-retrato de Cândido Portinari
Filho de imigrantes italianos, Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café nas proximidades de Brodósqui, em São Paulo. Com a vocação artística florescendo logo na infância, Portinari teve uma educação deficiente, não completando sequer o ensino primário. Aos 14 anos de idade, uma trupe de pintores e escultores italianos que atuava na restauração de igrejas passa pela região de Brodósqui e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro.

Aos 15 anos, já decidido a aprimorar seus dons, Portinari deixa São Paulo e parte para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Nacional de Belas Artes. Durante seus estudos na ENBA, Portinari começa a se destacar e chamar a atenção tanto de professores quanto da própria imprensa. Tanto que aos 20 anos já participa de diversas exposições, ganhando elogios em artigos de vários jornais. Mesmo com toda essa badalação, começa a despertar no artista o interesse por um movimento artístico até então considerado marginal: o modernismo.Um dos principais prêmios almejados por Portinari era a medalha de ouro do Salão da ENBA. Nos anos de 1926 e 1927, o pintor conseguiu destaque, mas não venceu. Anos depois, Portinari chegou a afirmar que suas telas com elementos modernistas escandalizaram os juízes do concurso. Em 1928 Portinari deliberadamente prepara uma tela com elementos acadêmicos tradicionais e finalmente ganha a medalha de ouro e uma viagem para a Europa.
Os dois anos que passou vivendo em Paris foram decisivos no estilo que consagraria Portinari. Lá ele teve contato com outros artistas como Van Dongen e Othon Friesz, além de conhecer Maria Martinelli, uma uruguaia de 19 anos com quem o artista passaria o resto de sua vida. A distância de Portinari de suas raízes acabou aproximando o artista do Brasil, e despertou nele um interesse social muito mais profundo.
Em 1931 Portinari volta ao Brasil renovado. Muda completamente a estética de sua obra, valorizando mais cores e a idéia das pinturas. Ele quebra o compromisso volumétrico e abandona a tridimensionalidade de suas obras. Aos poucos o artista deixa de lado as telas pintadas a óleo e começa a se dedicar a murais e afrescos. Ganhando nova notoriedade entre a imprensa, Portinari expõe três telas no Pavilhão Brasil da Feira Mundial em Nova York de 1939. Os quadros chamam a atenção de Alfred Barr, diretor geral do Museu de Arte Moderna de NY (MoMA).
A década de quarenta começa muito bem para Portinari. Alfred Barr compra a tela "Morro do Rio" e imediatamente a expõe no MoMA, ao lado de artistas consagrados mundialmente. O interesse geral pelo trabalho do artista brasileiro faz Barr preparar uma exposição individual para Portinari em plena Nova York. Nessa época Portinari faz dois murais para a Biblioteca do Congresso em Washington. Ao visitar o MoMA, Portinari se impressiona com uma obra que mudaria seu estilo novamente: "Guernica" de Pablo Picasso.
No final da década de 40 Portinari se filia ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e concorre ao Senado em 1947, mas perde por uma pequena margem de votos. Desiludido com a derrota e também fugindo da caça aos comunistas que começava a crescer no Brasil, Portinari se muda com a família para o Uruguai. Mesmo longe de seu país, o artista continua com grande preocupação social em suas obras.
Em 1951 uma anistia geral faz com que Portinari volte ao Brasil. No mesmo ano, a I Bienal de São Paulo expõe obras de Portinari com destaque em uma sala particular. Mas a década de 50 seria marcada por diversos problemas de saúde. Em 1954 Portinari apresentou uma grave intoxicação pelo chumbo presente nas tintas que usava. Desobedecendo a ordens médicas, Portinari continua pintando e viajando com freqüência para exposições nos EUA, Europa e Israel.
No começo de 1962 a prefeitura de Milão convida Portinari para uma grande exposição com 200 telas. Trabalhando freneticamente, o envenenamento de Portinari começa a tomar proporções fatais. No dia seis de fevereiro do mesmo ano, Cândido Portinari morre envenenado pelas tintas que o consagraram. terra.com
Acesse: http://professoredgarbomjardim-pe.blogspot.com

Respondendo ao Daniel Cândido sobre concurso público.

Mensagem:

DANIEL CANDIDO: Boa noite professor Edgar, estou precisando muito de uma informação sua. Gostaria de saber se o último concurso da prefeitura realizado em 2009 foi prorrogado ou não. 


BLOG:
Daniel, o Blog manteve contato com o prefeito sobre o último concurso realizado no município. A resposta que nos foi repassada é de que não haverá mais prorrogação nem nomeações futuras.

Acidentes nas ruas de Bom Jardim

PERIGO !
As recentes obras de pavimentação no centro da cidade facilitou aos condutores de carros e motos impor velocidade além do limite estabelecido nas normas de trânsito.  Motoristas e motociclistas pisam fundo no asfalto liso, o resultado é um número de acidente já considerável.
 Na última sexta-feira(24), foram três acidentes envolvendo motos e carros. O Sr. Zeca, quase foi esmagado por um caminhão nas imediações do restaurante "o porão". Pra sua sorte o motorista do caminhão parou o carro e o Sr. Zeca  acionou o freio da moto,  mas, entrou com a moto embaixo. O outro acidente  aconteceu próximo do sindicato e no terceiro um motoqueiro caiu ao derrapar no asfalto. Quem também anda nas calçadas corre riscos com a velocidade imposta pelos proprietários de veículos e motos. Outras situações perigosas ocorre porque muitas crianças brincam nas calçadas e correm pra rua, como também há menores que dirigem com e sem a permissão dos pais, infringindo assim a lei, cabendo as autoridades competentes as providências cabíveis. Faltam placas de sinalização, educação do povo e ação das autoridades. Tudo isso em nome da segurança de todos.
Onde não há sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de 30 km/hora nas Vias Urbanas Locais.

"Rio" - o filme, concorre ao Oscar de melhor canção


A canção do filme foi uma parceria de varias mãos. O compositor Sérgio Mendes contou que se inspirou nas cenas do Rio de Janeiro para compor a música. Carlinhos Brown foi coautor e teve um papel decisivo na parte rítmica.

Neste domingo (26), ocorre entrega do Oscar, o maior prêmio da indústria do cinema. E tem brasileiro na disputa. O filme “Rio” concorre na categoria melhor canção original.
A coreografia era perfeita, mas foi a música que deu o ritmo de flashdance. O sucesso rendeu um Oscar de melhor canção original.
É em estúdios como o mostrado em vídeo, em Hollywood, que são produzidas as músicas. Uma boa canção original pode enriquecer um filme bem feito e até salvar um filme sem ritmo. Este ano, apenas duas músicas foram indicadas para concorrer ao Oscar de melhor canção original. É que apenas elas conseguiram nota acima de 8,25, determinada pela academia. É hora de torcer pelo Brasil!
A música que anima Blu, a ararinha azul do filme "Rio", pode levar a estatueta. Ela concorre com outra música: “Homem ou Muppet”. Bret Mckenzie compôs a canção que anima os bonecos. Ele disse que o processo de criação foi fácil, inspirado em baladas poderosas.
Bret viu o filme “Rio” e prestou bastante atenção na canção original. "É muito boa. Vai ser uma briga difícil!", ele diz.
A canção do filme “Rio” foi uma parceria de varias mãos. O compositor Sérgio Mendes contou que se inspirou nas cenas do Rio de Janeiro para compor a música. “A ideia era mostrar um Rio alegre, um Rio ensolarado, sensual, um Rio que a gente conhece”, conta.
O diretor do filme, Carlos Saldanha, explicou para ele que a primeira cena do filme era com o nascer do sol da cidade: “Eu vi de cara a floresta, o mar, a Mata Atlântica, o ritmo que está na rua, no sangue de todo mundo”, diz Sérgio Mendes.
Sérgio Mendes chamou a cantora Siedah para escrever a letra em inglês. Ela já ganhou um Grammy e compôs para Michael Jackson. A letra é uma declaração de amor ao Rio.
Carlinhos Brown foi coautor e teve um papel decisivo na parte rítmica. “A primeira coisa foi o “Ela batuca” e aí trouxe um instrumento, um ‘pio de caça’, que faço o som de pássaro, gorjeando, posso fazer melodias. E, assim, fui fazendo. Os executivos amaram, falavam ‘amazing’. Não falo inglês direito, mas já entendi que eles estavam amando”, conta Carlinhos Bown.
Uma fusão de ritmos e idiomas para animar Hollywood. A disputa pelos prêmios mais cobiçados, os de melhor filme, melhor ator e melhor atriz promete ser acirrada. 
Sobre a expectativa para o Oscar, o correspondente Jorge Pontual disse que os produtores garantem que o show reviverá os tempos de glória de Hollywood, o que combina com o favorito para levar o oscar de melhor filme. “O Artista” é um candidato surpreendente. Mudo e em preto e branco, é uma volta às origens do cinema, assim como outro concorrente, “A Invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese. E há muita expectativa para a escolha do Oscar de melhor atriz, entre a veterana Meryl Streep e a atriz negra Viola Davis. 
Com Informações do G1

Charge - Por Samuca - DP

Mandela deixa hospital


AFPJohannesburgo (África do Sul)

  • Efe - arquivo - 01.12.2007
    Nelson Mandela teve alta neste domingo
    Nelson Mandela teve alta neste domingo
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado por causa de dores abdominais, deixou o hospital neste domingo (26), anunciou a presidência.

"Os médicos decidiram que ele poderia voltar para casa, porque o procedimento de diagnóstico que ele fez não mostrou nada de grave", afirma o comunicado oficial.

Anteriormente, a ministra da Defesa, Lindiwe Sisulu, informou que Mandela havia sido submetido a uma laparoscopia e passava bem. A laporoscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo da cavidade abdominal com o laparoscópio, que é introduzido por uma incisão na parede abdominal.

"É um procedimento de diagnóstico", explicou a ministra, cujos serviços são responsáveis pela saúde dos ex-presidentes do país.

Cavalos pré-históricos eram do tamanho de gatos

Mundo animal

Aquecimento global de 56 milhões de anos atrás reduziu as primeiras espécies de cavalos ao peso de apenas 4 kg

Ilustração mostra um cavalo ao lado de seu ancestral Sifrhippus, que tinha o tamanho de um gato
O Sifrhippus, ancestral do cavalo, possuía o peso médio de 7 kg, enquanto 
uma espécie atual pode chegar até os 800 kg(Divulgação)
Os primeiros cavalos do planeta, que viveram em florestas da América do Norte há 56 milhões de anos, podem ter tido o tamanho de gatos domésticos, segundo pesquisa publicada na edição desta semana da revista Science. A explicação para tal estatura está na temperatura da Terra na época, aproximadamente 12 graus Celsius maior que o normal, o que obrigou os animais a se adaptarem.

Os extintos Sifrhippus, que já eram pequenos comparados às espécies atuais, foram se tornando menores ao longo de milhares de anos, em um momento em que as emissões de dióxido de carbono na atmosfera dispararam, possivelmente devido às grandes erupções vulcânicas. Esse período foi denominado Máximo Térmico do Paleoceno-Eoceno e durou 175 mil anos. 

A pesquisa, que analisou fósseis de dentes de cavalos descobertos no noroeste dos Estados Unidos, estima que, nos primeiros 130 mil anos do período, os cavalos tenham se reduzido a quase um terço do tamanho, chegando a medidas próximas às de um gato, aproximadamente quatro quilogramas. Nos últimos 45 mil anos, os animais voltaram a crescer, até alcançarem o peso de cerca de sete quilogramas.

Em comparação, as espécies de cavalos atuais pesam entre 200 e 800 quilogramas. Os cientistas acreditam que tal estudo pode contribuir para a compreensão de como os animais modernos do planeta poderão se adaptar ao aquecimento global. Por professoredgarbomjardim-pe.blogspot.com

(Veja Com Agence France-Presse)

SAÚDE MENTAL - Ter pai com depressão aumenta risco de filho

Embora influência da mãe seja maior, doença paterna é capaz de aumentar o risco de o filho ter problemas em seu desenvolvimento

Paternidade: pais com deopressão podem aumentar, embora menos que as mães, risco de o filho sofrer com problemas emocionais
Paternidade: pais com deopressão podem aumentar, embora menos que
 as mães, o risco de o filho sofrer com problemas emocionais (ThinkStock)
Não são somente mães com depressão que podem influenciar negativamente o desenvolvimento dos filhos, como já observaram diversas pesquisas. Uma criança cujo pai tenha sintomas depressivos também pode apresentar maiores riscos de desenvolver algum problema comportamental ou emocional, de acordo com um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Os resultados, publicados nesta quinta-feira no periódico Maternal and Child Health Journal, também mostram que as chances são ainda maiores em filhos que têm pai e mãe depressivos.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores observaram uma amostra de 7.247 famílias. Eles analisaram características como saúde física e mental dos indivíduos, além de idade, raça e nível de escolaridade. Ao todo, 6% dos pais apresentaram sintomas depressivos.
Foi observado que 15% das crianças cujos pais tinham depressão apresentaram algum problema emocional ou comportamental. Esse índice foi de 6% entre aquelas que não tinham nem pai nem mãe com sintomas depressivos; 20% entre os filhos de mães com depressão; e 25% entre filhos tanto de pai quanto de mãe com depressão.
"Embora já tenha sido constatado que ter pai com depressão possa acarretar maior risco de distúrbios mentais no filho, essa é a primeira vez que fazemos um estudo em larga escala. "É preocupante esse resultado mostrando que uma em cada quatro crianças com pai e mãe com depressão apresenta problemas comportamentais e emocionais", afirma Michael Weitzman, coordenador do estudo. De acordo com o pesquisador, esses dados reforçam a necessidade de as políticas públicas reconhecerem a influência da saúde dos pais sobre o bem-estar dos filhos.
Outros fatores — O estudo também indicou que, além da depressão experimentada pelos pais, há outros fatores que aumentam as chances de a criança ter distúrbios mentais, como pobreza (aumenta em 1,5 vez), necessidades especiais de saúde da criança (aumenta em 1,4 vez), pouca saúde física do pai (aumenta em 3,31 vezes) e desemprego paterno (aumenta em 6,5 vezes). Para os autores do estudo, foi uma surpresa observar como o desemprego paterno aumenta bastante as chances de uma criança ter distúrbios mentais. veja.com

SOBERANIA NACIONAL - É inaceitável que as pesquisas brasileiras sejam trituradas no fogo


Fogo na base da Marinha na Antártida matou duas pessoas no sábado (25).
Militares e funcionários aguardavam resgate em Punta Arenas, no Chile.

Do G1, em SPPor professoredgarbomjardim-pe.blogspot.com
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A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave que foi buscar os brasileiros que estavam na base incendiada da Marinha na Antártidachegou a Punta Arenas, no extremo sul do Chile, na madrugada deste domingo (26). O grupo formado por militares e funcionários aguardava no local após ter sido retirado da Antártida por um avião da Força Aérea da Argentina. Ainda não há definição sobre o horário de retorno para o Brasil, de acordo com a FAB.
O incêndio ocorreu, segundo a Marinha, no local onde ficam os geradores de energia da Estação Antártica Comandante Ferraz, por volta das 2h (horário de Brasília) deste sábado (25). O ministro da defesa, Celso Amorim, confirmou na tarde de sábado a morte de dois militares. Um terceiro militar ficou ferido. Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas do incêndio.
Ao todo, estão em Punta Arenas à espera de resgate 30 pesquisadores, um alpinista que auxilia nos estudos, um representante do Ministério do Meio Ambiente e 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
Na tarde de sábado, uma aeronave C-130 Hercules partiu do Brasil para fazer o resgate dos brasileiros no Chile. A aeronave deixou a base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 17h30 e desembarcou em Punta Arenas por volta de 3h deste domingo (26), de acordo com a FAB.
Vítimas
Em nota, o Ministério da Defesa informou no sábado que há indícios de que os dois corpos encontrados na estação incendiada sejam do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e do sargento Roberto Lopes dos Santos, que estavam desaparecidos.
De acordo com a nota, o sargento Luciano Gomes Medeiros ficou ferido e está internado. Ele recebeu os primeiros socorros na estação polonesa de Arctowski e depois foi levado para a base chilena Eduardo Frei.
Segundo o ministro da defesa Celso Amorim, não é possível saber ainda a extensão do prejuízo a equipamentos e pesquisas desenvolvidas pelos brasileiros na região. "Todo o núcleo central, onde estão concentrados os equipamentos, foi perdido. O grau exato do que ocorreu ainda terá de ser objeto de perícia, mas a avaliação é que perdeu-se praticamente tudo", afirmou.
Incêndio em base na Antártida (Foto: Armada de Chile/Reuters)Incêndio em base na Antártida (Foto: Armada de Chile/Reuters