quarta-feira, 29 de junho de 2011

Carl Rogers


Para o fundador da terapia não-diretiva, a tarefa do professor é liberar o caminho para que o estudante aprenda o que quiser


Carl Rogers. Foto: reprodução / arquivo pessoal
Carl Rogers

As idéias do norte-americano Carl Rogers (1902-1987) para a educação são uma extensão da teoria que desenvolveu como psicólogo. Nos dois campos sua contribuição foi muito original, opondo-se às concepções e práticas dominantes nos consultórios e nas escolas. A terapia rogeriana se define como não-diretiva e centrada no cliente (palavra que Rogers preferia a paciente), porque cabe a ele a responsabilidade pela condução e pelo sucesso do tratamento. Para Rogers, o terapeuta apenas facilita o processo. Em seu ideal de ensino, o papel do professor se assemelha ao do terapeuta e o do aluno ao do cliente. Isso quer dizer que a tarefa do professor é facilitar o aprendizado, que o aluno conduz a seu modo. 

A teoria rogeriana – que tem como característica um extenso repertório de expressões próprias – surgiu como uma terceira via entre os dois campos predominantes da psicologia em meados do século 20. De um lado havia a psicanálise, criada por Sigmund Freud (1856-1939), com sua prática balizada pela ortodoxia, e, de outro, o behaviorismo, que na época tinha B. F. Skinner (1904-1990) como expoente e se caracteriza pela submissão à biologia. A corrente de Rogers ficou conhecida como humanista, porque, em acentuado contraste com a teoria freudiana, ela se baseia numa visão otimista do homem. 

Para Rogers, a sanidade mental e o desenvolvimento pleno das potencialidades pessoais são tendências naturais da evolução humana. Removidos eventuais obstáculos nesse processo, as pessoas retomam a progressão construtiva. "Ele chamou a atenção para a formação da pessoa, a importância de viver em busca de uma harmonia consigo mesma e com o entorno social", diz Ana Gracinda Queluz, pró-reitora adjunta de pesquisa e pós-graduação da Universidade Cidade de São Paulo.

Rogers sustentava que o organismo humano – assim como todos os outros, incluindo o das plantas – possui uma tendência à atualização, que tem como fim a autonomia. Na teoria rogeriana, essa é a única força motriz dos seres vivos. No caso particular dos seres humanos, segundo Rogers, o processo constante de atualização gerou a sociedade e a cultura, que se tornam forças independentes dos indivíduos e podem trabalhar contra o desenvolvimento de suas potencialidades.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/


Bertold Brecht

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Dramaturgo alemão
10/2/1898, Augsburg, Alemanha
15/8/1956, Berlim, Alemanha

Bertolt Brecht começou a escrever cedo e publicou seu primeiro texto num jornal em 1914. Cinco anos mais tarde, ingressou no Partido Independente Socialista e teve um filho - Frank - com uma de suas amantes.

Em 1922 estreou sua peça "Os tambores da noite". Em 1923 casou-se com Marianne Zoff, de quem se divorciaria em 1927, e com quem teve uma filha, Hanne.
Conheceu a atriz Helen Weigel e com ela passou a morar em Berlim. O casal teve um filho, Stefan.

Brecht conheceu o músico Kurt Weil em 1927. Dois anos depois, criaram juntos a "Ópera dos Três Vinténs", que se tornaria um grande sucesso. A partir daí, o dramaturgo passou por um período de grande produtividade. Criou "A Mãe", "Homem por Homem", "Mahagonny", "Happy End", "Santa Joana dos Matadouros", entre várias outras peças. Nesta época desenvolveu também ateoria do teatro épico, que seria publicada em 1948, em "Estudos sobre Teatro."

Em 1933, com a perseguição nazista, Brecht exilou-se da Alemanha, indo primeiro para a Suíça, depois para Paris e finalmente fixando-se na Dinamarca. Nesse período, criou "Terror e Miséria do Terceiro Reich," "A Vida de Galileu" e "Mãe Coragem e seu filhos". Com a invasão da Dinamarca pelos alemães, partiu novamente, refugiando-se agora em Nova York, em 1941.

Bertolt Brecht trabalhou em Hollywood. Dois anos após o fim da Segunda Guerra, em 1947, retornou à Europa. Instalou-se definitivamente em Berlim, em 1948. Estava na Alemanha Oriental, cujo regime comunista valorizava, enquanto estava no exílio.

Logo, porém, deu-se conta do autoritarismo policialesco que vigorava nos países do bloco soviético: pelo fato de estar mal vestido e com a barba por fazer, foi barrado pela polícia na entrada de uma solenidade que seria dada justamente em sua homenagem, conforme relata o historiador Paul Johnson, no livro "Os Intelectuais".

Além disso, Johnson também registra que Brecht preferiu deixar os direitos autorais de suas peças a cargo de uma empresa suíça que lhe remetia clandestinamente grande somas de dinheiro.

Em 1949, com o apoio do governo da Alemanha Oriental, Bertolt Brecht fundou o "Berliner Ensemble", uma companhia de teatro que montava principalmente peças do autor. Dois anos antes de morrer, de ataque cardíaco, o dramaturgo iniciou a publicação de suas obras completas.
 
Enciclopédia Britânica

Fonte: http://educacao.uol.com.br/


Anísio Teixeira, o inventor da escola pública no Brasil

Anísio Teixeira. Foto: Divulgação / Instituto Anísio Teixeira
Anísio Teixeira

Considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira (1900-1971) foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos. Como teórico da educação, Anísio não se preocupava em defender apenas suas idéias. Muitas delas eram inspiradas na filosofia de John Dewey (1852-1952), de quem foi aluno ao fazer um curso de pós-graduação nos Estados Unidos. 

Dewey considerava a educação uma constante reconstrução da experiência. Foi esse pragmatismo, observa a professora Maria Cristina Leal, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que impulsionou Anísio a se projetar para além do papel de gestor das reformas educacionais e atuar também como filósofo da educação. A marca do pensador Anísio era uma atitude de inquietação permanente diante dos fatos, considerando a verdade não como algo definitivo, mas que se busca continuamente. 

Para o pragmatismo, o mundo em transformação requer um novo tipo de homem consciente e bem preparado para resolver seus próprios problemas acompanhando a tríplice revolução da vida atual: intelectual, pelo incremento das ciências; industrial, pela tecnologia; e social, pela democracia. Essa concepção exige, segundo Anísio, "uma educação em mudança permanente, em permanente reconstrução".

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/

Convite

Bebês prematuros têm três vezes mais chance de sofrer de problemas mentais

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Prematuros ou bebês de baixo peso estão três vezes mais propensos a sofrer de transtornos de ansiedade e de humor na adolescência do que bebês nascidos no tempo normal e com peso considerado adequado, de acordo com psicólogos da Universidade de Birmingham, no Reino Unido. 

A pesquisa, publicada na revista Psychological Medicine, descobriu que os jovens que nasceram mais cedo ou estavam abaixo do peso no nascimento estavam com "aumento significativo do risco" de sofrer de distúrbios de saúde mental, particularmente durante a adolescência. 
Na população em geral, distúrbios psiquiátricos, como ansiedade, depressão e psicose muitas vezes surgem em torno da puberdade, embora esses possam ser precedidos por distúrbios emocionais e comportamentais na infância.
Ao estudar em conjunto com cientistas da Universidade de Melborne, na Austrália, o professor Stephen Wood, realizou uma meta-análise de dez estudos sobre efeitos de saúde mental em crianças nascidas prematuramente para chegar a essa conclusão.

- À medida que mais e mais desses bebês sobrevivem e os seus problemas físicos são combatidos, estamos vendo u
m aumento aparente dos casos de transtornos de humor e de ansiedade. Parece que quanto mais cedo um bebê nasce há mais chances de problemas dessa natureza ocorrerem.

Essa é a primeira vez que houve provas concretas sobre o assunto, diz Wood.
- Embora as condições tais como Déficit de Atenção e Hiperatividade tenham sido reconhecidas como um problema neste grupo, isso mostra que a chance de desenvolver outros transtornos mentais também aumentou.

Entretanto os pesquisadores ressaltam que não há motivo para pânico dos pais. Para eles, a informação vale como alerta para os pais ficarem atentos aos sinais que os filhos possam dar.
- Estar consciente pode aumentar a probabilidade de transtornos de humor ser diagnosticados e tratados. Existem muitos serviços disponíveis para os jovens e nós recomendamos terapias psicológicas, em vez de medicação.

Fonte: http://noticias.r7.com

               

Cumprir metas de educação vai custar R$ 17,6 bi aos municípios

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O plano prevê que até 2020 metade das crianças com menos de 3 anos de idade seja atendida em creche

Os municípios brasileiros terão que investir R$17,6 bilhões por conta própria para cumprir as metas do PNE (Plano Nacional de Educação), segundo a CNM (Confederação Nacional dos Municípios). As cidades vão receber ajuda do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica) que vai arcar com 66% das despesas totais que podem passar dos R$ 52 milhões.

Plano de metas de educação deve ficar para 2012
Conheça as metas de educação do Brasil
Haddad afirma que objetivos do PNE são modestos
Para a entidade esse valor será gasto apenas para atender às metas relacionadas à ampliação do atendimento escolar.
O PNE prevê que até 2020 metade das crianças com menos de 3 anos de idade seja atendida em creche. Hoje, esse percentual não chega a 20%. De acordo com Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, os municípios precisariam investir R$ 9,9 bilhões para cumprir a meta.

Fonte: http://noticias.r7.com/

terça-feira, 28 de junho de 2011

Palestra sobre ecologia ambiental como preparação para 13° Congresso Nordestino do assunto

Com a proposta de discutir sobre economia no cenário ambiental, a Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), em parceria com a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), promove, no próximo sábado (2), às 9h, a palestra intitulada Buscando uma Economia Ecológica. O convidado para abordar o tema é o economista ecológico da Fundaj, Clóvis Cavalcanti, que após a palestra seguirá para um debate com o público presente. O evento acontece no auditório da pós-graduação da Fafire com entrada franca.
A palestra é a primeira de outras que irão anteceder o 13º Congresso Nordestino de Ecologia, organizado pela SNE, que acontece entre os dias 8 e 11 de novembro de 2011, com o tema Sustentabilidade de Empreendimentos Ambientais. O congresso pretende promover o debate técnico-científico sobre práticas e percepções que se aplicam a partir do conceito de sustentabilidade nos empreendimentos ambientais. Mais informações sobre o congresso, a partir do próximo dia 4 de julho, pelo site www.sne.org.br.
Com informações da assessoria de imprensa

Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/cursos-e-eventos/647082?task=view

Juventude no tempo do Padre Raimundo

Brasileiros são os mais barrados

Nos aeroportos, o número de detidos caiu mais de 40% entre 2008 e 2009
Nos aeroportos, o número de detidos caiu mais de 40% entre 2008 e 2009

GENEBRA (AE e ABr) - Os brasileiros são os estrangeiros que mais tiveram a entrada recusada, em 2010, nos aeroportos de países que integram a União Europeia, além de ser o sexto grupo com mais permanências ilegais detectadas. De acordo com a agência europeia de controle de fronteiras (Frontex), no ano passado, 6.072 brasileiros foram barrados pelas autoridades europeias ao tentar entrar no bloco por via aérea, o equivalente a 12% do total de entradas recusadas.


Quase 30% dos casos envolvendo brasileiros ocorreu na Espanha, onde 1.813 pessoas foram enviadas de volta ao Brasil, principalmente por não poder justificar o motivo da viagem ou as condições de estadia no país. Os brasileiros também foram os mais barrados nos aeroportos da França em 2010, com 673 casos. O Brasil mantém a primeira posição entre as entradas negadas nos aeroportos europeus desde que a Frontex começou a contabilizar o dado, em 2008, mas a agência destaca que o número de casos caiu 24% no ano passado em relação a 2009.


Entre 2008 e 2010, o número de brasileiros detidos nos aeroportos caiu mais de 40%. Entre os imigrantes ilegais vivendo na Europa, o número de brasileiros foi reduzido para menos da metade. Informações coletadas pela Frontex ainda revelam que, em 2010, os brasileiros foram a sexta população com maior número de imigrantes ilegais vivendo na Europa. Mas, desta vez, a crise econômica em Portugal e na Espanha fez o número cair significativamente, em um sinal claro de que os brasileiros, que por anos tentaram a sorte na Europa, estão hoje desistindo e permanecendo no País.

Há apenas dois anos, os brasileiros eram a terceira maior população de ilegais. Em 2008, quando a crise eclodiu, quase 30 mil brasileiros foram pegos vivendo ilegalmente na UE. O número não representa o total de brasileiros vivendo sem visto na Europa, mas é considerado um termômetro. No ano passado, esse número caiu para apenas 13 mil.

Os sinais da crise na Europa e da falta de trabalho são evidentes. De acordo com a agência, 104 mil estrangeiros entraram ilegalmente na UE em 2010. Dois anos antes, o número era de quase 160 mil. Entre os ilegais vivendo na Europa, o número desabou, passando de 448 mil para pouco mais de 380 mil.
Em segundo lugar, muito atrás do Brasil, estão os Estados Unidos, com 2.338 cidadãos barrados às portas da UE em 2010, o equivalente a 4,8% do total. Eles estão seguidos da Nigéria, com 1.717 barrados, e China, com 1.610.





Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-planeta/646931?task=view

Classes A, B e C ganham 13,1 milhões de brasileiros desde 2009

Classes A, B e C ganham 13,1 milhões de brasileiros desde 2009
                              Classe média brasileira cresce e aumenta vendas do comércio


Na elite dos emergentes, apenas o Brasil registra crescimento econômico acompanhado de redução das desigualdades sociais. A constatação faz parte de um estudo elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e apresentado nesta segunda-feira durante o 1º Fórum BID para o Desenvolvimento da Base da Pirâmide na América Latina e Caribe, em São Paulo. "Em uma década, a renda real per capita dos mais ricos no Brasil cresceu 10%, enquanto a dos mais pobres aumentou 68%", destacou o economista Marcelo Neri, responsável pelo levantamento.
O estudo mostra que a taxa de crescimento da renda dos 20% mais ricos no Brasil é inferior à registrada nos demais países dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), ao mesmo tempo em a taxa de crescimento da renda dos 20% mais pobres só é menor que a contabilizada pela China.

Desde 2003, o país ganhou quase 50 milhões de consumidores, o equivalente a toda a população da Espanha. Somente de 2009 até maio deste ano, 13,1 milhões de brasileiros foram incorporados às classes A, B e C. "Isso é reflexo do crescimento econômico com a redução da desigualdade social durante muitos anos. O que está por trás disso é o aumento da educação e do trabalho formal, a redução da natalidade e o ciclo eleitoral", explicou Neri. "Todo ano de eleição a renda média do brasileiro sobe muito", complementou.

Simultaneamente, a base da pirâmide social (as classes mais baixas) vem diminuindo. Apenas no último ano, a redução foi de quase 12%. "O grande passaporte para a saída da pobreza é a educação", frisou o economista da FGV, lembrando que programas como Bolsa Família também contribuem neste sentido. O levantamento mostra que a probabilidade de se migrar da classe E para níveis mais altos da pirâmide social é de 27% para quem tem até um ano de estudo, enquanto que para aqueles que permanecem na escola por 12 anos ou mais, esse percentual chega a 53%.

Elite
O estudo da FGV ainda destaca que a cidade mais rica do Brasil é Niterói, no Rio de Janeiro, onde 30,7% da população faz parte da classe A. Na sequência, vêm Florianópolis (27,7%), Vitória (26,9%), São Caetano (26,5%), Porto Alegre (25,3%), Brasília (24,3%) e Santos (24,1%). "A região Sul é a que apresenta a menor desigualdade social no Brasil", afirmou Neri.
Por Folhapress

Fonte: http://www.jornalagora.com.br/

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Projeto Preservação do Patrimônio de Bom Jardim - Escola Justulino

Aula de História e Religião  na Matriz de Sant' Ana - 2009
Publicado em 27/06/2011
Professor Edgar Bom Jardim

Bom Jardim : nossa gente , nosso ambiente, nosso patrimônio- Feira de Umari