quinta-feira, 18 de julho de 2019

Bom Jardim "pegando fogo": fatos dos 148 anos de Emancipação, que delícia. Fique por dentro de tudo




Para comemorar o ápice dos 148 Anos de Emancipação Política de Bom Jardim, o prefeito João Lira e equipe promovem duas noites de shows nos dias 19 e 20 de Julho,  no Pátio de Eventos João Salvino Barbosa, centro da cidade. As atrações contratadas para o dia 19, Data Magna foram: DJ Bruno César, início 20:30. Nanara Bello, início  às 21 hora; Zezo Potiguar, início às 22:30; e Wallas Arrais com início previsto para  às 00 hora.


O município também realiza às 14 horas, o tradicional desfile de bandas marciais com a participação de 21 escolas das redes municipal,  estadual, particular,  além da banda da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. O homenageado dos 148 Anos será o conhecido comerciante da nossa cidade José Vasconcelos de Oliveira, o popular Zé do Leite. A equipe da Secretaria de educação irá destacar os vencedores dos concursos de poesia, desenho, frase.


A programação festiva da Emancipação será iniciada com o hasteamento da Bandeira Nacional, às 8 horas, na sede da prefeitura. Participam da solenidade autoridades dos Poderes, secretários, funcionários efetivos, contratados, cargos de confiança, vereadores mais chegados, estudantes destaques do concurso cultural promovido pela secretaria de educação, grupo de idosos e público apreciador. O prefeito faz discurso, exalta as recentes conquistas municipais, obras de calçamento em Pindobinha, Feijão, Paquevira, compra de máquinas para recuperação de estradas, idas em Brasília e o panorama geral do momento. Tem corte do bolo temático bem confeitado para servir aos convidados.


O prefeito João Lira(PSD), já demonstra que não quer sair da prefeitura nos próximos quatro anos. Muito criticado por sua paralisia administrativa no início do mandato, pela  acidez no tratamento com o povo, rebaixamento de salário dos funcionários que resultaram na decepção de muita gente, inclusive em seu eleitorado. Muitos problemas acarretaram em desconfiança popular, intrigas políticas com a oposição, derrota da esposa na presidência da câmara, perda de aliados e discussões com populares  em redes sociais.  Agora o prefeito mudou o tom, tem mostrado serviço, procura recuperar o campo perdido, demostra que não vai entregar a chave da prefeitura para seus adversários de forma fácil. João Lira é concentrador, um trator, político calculista, político experiente, tem muitos argumentos, sabe das fraquezas do povo, mexe com o emocional das pessoas, promete tempo bom, emprego e felicidade mesmo diante das situações adversas. Realiza de "pingo em pingo" coisas, ações. Quando cobrado fica invocado. Fez um pacto político com Ricardo Teobaldo, só eles sabem ondem querem chegar ou ficar. Ricardo é um dos deputados da tropa do presidente Temer e Bolsonaro. O prefeito de nossa cidade vive bradando aos quanto cantos que o "homem é bom", tem ajudado o município, é um braço da sua administração. Lira, naturalmente  esquece de dizer ao povo que o deputado  Ricardo Teobaldo é daquela tropa pernambucana que em Brasília, acabaram com direitos trabalhistas e  vota sim para acabar com a  aposentadoria do povo. 


João Lira tem sorte, seus adversários no plano municipal são também apoiadores de deputados federais que apoiaram  o fim da aposentadoria do povo na famigerada Reforma da Previdência do Bolsnaro e Paulo Guedes, que serve ao interesse do grande capital especulativo, representado pelos bancos, financeiras, seguradoras. O ex-prefeito Miguel Barbosa, seu maior adversário político votou no deputado federal Eduardo da Fonte(PP), também defensor do fim de direitos trabalhistas do povo O ex-prefeito Sebastião Rufino votou, fez campanha para André de Paula(PSD), também defensor do fim da aposentadoria do povo. O atual presidenta da Câmara Municipal, vereador José Medeiros(Jotina), fez campanha e votou no deputado federal Fernando Bezerra Filho(DEM). O eleitor pode perceber que seus líderes e liderados são da tropa de Bolsonaro, quando se trata grandes temas de interesse nacional com impacto direto na vida da população. Todos apoiam essa situação catastrófica que vive o Brasil nos dias atuais. Se a maioria dos líderes da oposição votou em deputados da base de Bolsonaro, logo não poderão colocar defeito no prefeito que seu lema é "trabalho, trabalho, trabalho".

                                 André Almeida disse que vai subir no palco 'Pegando fogo! 

A oposição é fragmentada, dividida em 8 pedaços, não empolga o eleitorado, não faz um trabalho inteligente. Vivencia a lógica do espetáculo, não consegue se unir, são muitos caciques vaidosos para uma aldeia pequena, sem formação e consciência política. A oposição política  bonjardinense não consegue entender que falta construir um projeto com políticas públicas sustentáveis, modelo de gestão confiável.  Falta união, falta  trabalho inteligente, falta embasamento teórico da macro realidade das coisas, das necessidades coletivas, do imaginário conjuntural, das realidades estruturais necessárias as mudanças. A maior prova da desunião dos vereadores ocorreu na última reunião do Legislativo, momento em que se discutia a abertura de crédito suplementar a pedido do prefeito. A oposição é inconsistente na sua base intelectual, faz parte de uma democracia que é um acessório para manter a ordem vigente. Criticam o prefeito por ser autoritário, e,  quando das eleições regionais e nacionais apoiam, fazem campanha, votam em deputados autoritários, seguem a lógica corporocracia, são dominados pelos grandes que dificultam a vida do povo. Não é fácil fazer, ser oposição. 


O que mais prevalece neste momento são os festejos, o entretenimento "patrocinado"pelo prefeito, é a festa que movimenta, diverte o público, gera renda, movimenta o comércio, atrai turistas da região. 
Uma visita que já vem provocando frenesi no Facebook é protagonizada pelo comediante André Almeida que fez um vídeo convidando todos para os festejos, fez elogios rasgados ao prefeito João Lira, "o DELÍCIA, prefeito da GOTA SERENA"! 
No sábado(20), teremos shows de: DJ Dan 20:30; Alcymar Monteiro 21:30; Priscila Senna 23:30 e  Fernando e Salgado às 01 hora da manhã do domingo. Venha brincar em Bom Jardim nos festejos dos 148 anos de aniversário do município. Tá pegando fogo!


Por
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog