terça-feira, 21 de novembro de 2017

Secretário de Educação ofende Taís Araújo no Dia da Consciência negra: 'Idiotice racial'

Atriz Taís Araújo havia declarado: "A cor do meu filho faz as pessoas mudarem de calçada". Foto: Globo/Reprodução
Atriz Taís Araújo havia declarado: "A cor do meu filho faz as pessoas mudarem de calçada". Foto: Globo/Reprodução


O depoimento da atriz Taís Araújo, símbolo da luta pela igualdade racial e do empoderamento negro, durante evento do TEDx em São Paulo se tornou um dos relatos mais marcantes do Dia da Consciência Negra (a segunda-feira, dia 20). A artista se valeu de frases contundentes para exemplificar como é difícil criar os filhos em uma sociedade racista: "No Brasil, a cor do meu filho faz com que as pessoas mudem de calçada, escondam as suas bolsas e blindem seus carros. A vida dele só não vai ser mais difícil do que a da minha filha".

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre


A frase se somou a outras proferidas durante a data para inspirar reflexão sobre a discriminação contra negros no país. Mas, para o secretário de Educação do Rio de Janeiro, Cesar Benjamim, o depoimento se tratou de "idiotice racial". Em postagem no Facebook, ele escreveu: "Nossa maior conquista - o conceito de povo brasileiro - desapereceu entre os pensantes. Qualquer idiotice racial prospera. A última delas é uma linda e cheirosa atriz global dizer que as pessoas mudam de calçada quando enxergam o filho dela, que também deve ser lindo e cheiroso. Vocês replicam essa idiotice".

O secretário atribuiu a desconstrução da tese de democracia racial - o pensamento apoiado na existência, no Brasil, de uma convivência pacífica e igualitária entre negros e brancos - a uma criação do "Departamento de Estado dos Estados Unidos". Benjamim sugeriu uma reflexão para contrapor as declarações de Taís Araújo. "Se os brasileiros mudassem de calçada quando vissem uma pessoa morena ou negra, viveriam em ziguezague. Nunca chegariam a lugar nenhum".

Veja a postagem:

Postagem do secretário de Educação. Foto: Facebook/Reprodução
Postagem do secretário de Educação. Foto: Facebook/Reprodução
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog