quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Operação Mata Norte investiga processos licitatórios de merenda escolar em Lagoa do Carro

De Folha de Pernambuco.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (21), a Operação Mata Norte, que investiga processos licitatórios de merenda escolar envolvendo políticos, secretários, empresários e fornecedoras em Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte. A PF prendeu o ex-prefeito Jaílson do Armazém (PSB) após buscas em sua residência e na sede da prefeitura municipal. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 512 mil.

Estão sendo cumpridos nove mandados de prisão temporária, cinco mandados de condução coercitiva e 18 mandados de busca e apreensão em cidades da Zona da Mata e em bairros do Recife.

Leia também:
Presos suspeitos de crimes tributários em mercadinhos de Pernambuco
Criminosos explodem caixa eletrônico do Bradesco de Lagoa do Carro
Polícia recupera tapetes furtados em Lagoa do Carro


As investigações da operação tiveram início em julho de 2017 a partir de um Relatório de Auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), que mostrou uma suposta prática de contratação fraudulenta da merenda através de empresas durante a gestão de Jaílson do Armazém. Ele esteve à frente do Executivo da cidade entre 2013 e 2016 e não conseguiu se reeleger no último pleito.

O esquema incluía sobrepreço e superfaturamento nos valores das licitações. Donos de empresas de alimentação, secretário, advogado e outras pessoas eram utilizados como laranja. As empresas investigadas atuam em outros municípios pernambucanos, fornecendo outros órgãos estaduais.

A operação conta com um efetivo de 85 policiais federais e dez servidores da CGU. Os presos serão encaminhados à sede da Polícia Federal, onde serão responsabilizados e indiciados pelos crimes mediante seu grau de envolvimento e participação. 


Tome Conta
O montante de recursos públicos empenhados por entes municipais e estaduais investigadas entre 2012 e 2017, onde também pode ter ocorrido fraude, representa mais de 87 milhões de reais, de acordo com dados do sistema Tome Conta, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE).

Um vídeo da operação foi divulgado pela Polícia Federal. Confira as imagens (sem áudio):

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog