domingo, 23 de julho de 2017

Comprovação de cachê inviabilizou apresentação de Miro no FIG 2017. Veja programação.

Artista consagrado pelo público Miro dos Bonecos foi barrado pela burocracia da comprovação de cachê. Fundarpe e TCE dificultam a sobrevivência de artistas e grupos  de cultura popular.  

Música, cinema, teatro, dança, circo, literatura, gastronomia e artes visuais dão o tom do primeiro final de semana da 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que teve início na última quinta-feira. Nestes sábado (22) e domingo (23), a programação traz ao Agreste de Pernambuco artistas de diferentes gerações e estilos. Um dos destaques é a apresentação da cantora Baby do Brasil, que pela primeira vez participa do evento. Ela sobe ao palco Mestre Dominguinhos com seu show solo, encerrando a noite deste sábado. 

Antes da musa dos Novos Baianos, a vez é de Alice Caymmi. A neta de Dorival vem com um show em que mistura músicas de seu último disco, “Rainha dos raios” (2014), com inéditas. Em fevereiro, a artista lançou o single “Louca”, regravação de uma música da banda de brega recifense Kitara. Na mesma noite, a partir das 20h, se apresentam Rogério e os Cabras, Maciel Salu e Cantos Rurais, projeto de poesia popular e viola com Adiel Luna e Mestre Bule-Bule.

No domingo, a programação do palco Mestre Dominguinhos começa com Cafuringa e Banda, Donas, Zé Brown e Ifá. Depois da meia-noite, Zeca Pagodinho coloca o público do FIG para sambar. O músico fluminense substitui o show do baiano Tom Zé, que acabou não fechando contratação por conta de problemas de documentação. 

O projeto Som na Rural estaciona no Parque Euclides Dourado. No sábado, a partir das 18h, se apresentam o Coletivo Bartira, Ganga Barreto e Ylana Queiroga, finalizando com show de Angela Ro Ro. Na noite seguinte, Diablo Angel, Bruno Souto e Graxa são as atrações. Neste final de semana, o Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna também recebe apresentações, sempre a partir das 12h. 

O Conservatório Pernambucano de Música preparou uma série de concertos para a Catedral de Santo Antônio. No sábado, o programa abre espaço para o Quinteto Danilo Brito e a dupla Francis e Olivia Hime. Já no domingo, a orquestra e o coro de câmara do conservatório se unem a vários solistas, com regência de José Renato Accioly. Em seguida, é a vez da pianista Ellyana Caldas. 

Artes cênicas
A cantora e atriz paulista Cida Moreira encena o espetáculo “Cabaret Brecht, canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht”, no Teatro Luiz Souto Dourado, no sábado, às 17h. Haverá participações da atriz Maeve Jinkings e do ator Arilson Lopes recitando poesias do dramaturgo. Já no domingo, o destaque é para o infantil “Estação dos contos”, do Grupo Estação de Teatro (RN). A obra é uma peça de contação de histórias intercaladas com músicas e brincadeiras populares.

Sesc
No campo das artes visuais, a Galeria de Artes Ronaldo White (Sesc Garanhuns) recebe a mostra “32ª Bienal de São Paulo - Itinerância”, um recorte da última edição de um dos maiores eventos artísticos do Brasil. Trazendo o tema “Incerteza Viva”, a exposição reúne trabalhos de nove artistas: Bárbara Wagner, Cristiano Lenhardt, Ebony G. Patterson, Gilvan Samico, Jonathas de Andrade, José Bento, Leon Hirszman, Rosa Barba e Wilma Martins. As visitas ocorrem das 9h às 21h. 

Chuvas
Mesmo com o Governo do Estado havendo decretado situação de emergência em Garanhuns e outros municípios pernambucanos, esta semana, a assessoria de imprensa do FIG informou que não houve nenhuma alteração na programação do festival até o fechamento desta edição.

Veja a agenda de shows deste fim de semana:

Sábado (22/7)


Palco Mestre Dominguinhos
20h – Rogério e os Cabras
21h – Maciel Salu
22h - Cantos Rurais: Adiel Luna (PE) e Mestre Bule-Bule (BA)
23h – Alice Caymmi (RJ)
0h30 – Baby do Brasil (RJ)

Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
12h – Reisado Garanhuns Cultural
13h – Aria Social
14h – Coco Miudinho da Xambá
15h – Maracatu Nação Raízes de Pai Adão
16h – Flabelos Cantantes: Encontro de Blocos Líricos
(Seresteiros de Salgadinho /Banhistas do Pina / Um Bloco em Poesia)
17h – Grupo Xaxado Cabras de Lampião
18h – Ciranda Bela Rosa

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
18h – Aganjú | Circo Coletivo Bartira
19h – Ganga Barreto
20h20 – Ylana Queiroga
22h30 – Angela Ro Ro (RJ)
Intervalos e fim de noite: DJ Renato da Mata

Domingo (23/7)
Palco Mestre Dominguinhos
20h – Cafuringa e Banda
21h – Donas
22h – Zé Brown
23h – Ifá (BA)
0h30 – Zeca Pagodinho

Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
12h – Valdir Mariano
13h – Reisado Mestre João Tibúrcio
14h – Boi Tá Tá Tá
15h – Tribo Indígena Carijós do Recife
16h – Coco dos Pretos
17h – Bloco Compositores e Foliões
18h – Maracatu de Baque Solto Leão Vencedor de Carpina
19h – Afoxé Omolu Pa Kerú Awo

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
19h – Diablo Angel
20h20 – Bruno Souto
22h30 - Graxa
Com Informações de Folha de Pernambuco /
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog