sábado, 27 de junho de 2020

MARIA CORREA COMPLETA 72 ANOS COM SAÚDE E PROSPERIDADE



Natural de Bom Jardim, no agreste pernambucano, Maria Corrêa, comemora hoje, dia 27 de junho, mais um ano de vida. Primeira filha de uma família de nove irmãos. Mãe de 13 filhos, vó 13 netos e tem duas bisnetas.

Maria Corrêa, ama suas raízes e procura sempre preservar os bons costumes família. Trabalhou na agricultura, é cristã, pertencente a igreja católica, gosta de viajar e está sempre a lado dos parentes. 

Nesta data especial, toda família deseja muitos anos de vida com alegria, felicidades, paz, saúde e tranquilidade e faz votos de que a luz divina guie todos os passos de uma irmã presente, mãe amorosa, avó e bisavó carinhosa e uma cristã dedicada a Deus e família. Parabéns!


Com informações de Luís Correa
Professor Edgar Bom Jardim - PE

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Live de Maciel Santos debate Olhares Sobre o Racismo



Nesta sexta, 26.06.2020, o programa Dialogando para Construir recebe o Professor Edgar S. Santos, para um bate papo com o tema: Um olhar sobre o racismo, os preconceitos e a consciência negra.

Tudo começa às 19hs, aqui em nossa Fanpage, nos sentiremos felizes se você participar conosco. https://www.facebook.com/maciel.santos.754?epa=SEARCH_BOX

Professor Edgar Bom Jardim - PE

Raio é considerado o maior em distância horizontal e representa duas vezes a distância entre São Paulo e o Rio de Janeiro



Nesta sexta-feira (26), o comitê da Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou que dois novos recordes ligados a relâmpagos foram estabelecidos. O primeiro deles foi registrado no Brasil, em 2018, e marcou o maior raio em distância horizontal. Já o segundo aconteceu na Argentina, no ano seguinte, e se refere ao relâmpago com maior duração.


O recorde brasileiro aconteceu em 31 de outubro de 2018, e mais que dobrou a marca anterior. Segundo os cientistas, os 709 km representam a distância entre Boston e Washington DC ou ainda duas vezes o espaço entre São Paulo e o Rio de Janeiro. O recorde anterior foi estabelecido em 2007, quando um raio de 321 km foi registrado em Oklahoma, nos Estados Unidos.

ReproduçãoImagem do raio que bateu o recorde de maior distância. Foto: Organização Meteorológica Mundial

A marca argentina aconteceu em 4 de março de 2019, no norte do país e registrou um relâmpago que se desenvolveu por 16,73 segundos. A maior duração anteriormente registrada era de 2012, na França, com 7,74 segundos.

Novas tecnologias

Os novos recordes só foram possíveis graças a novas tecnologias de imagem de satélites. “Estes são registros extraordinários de eventos de relâmpagos únicos. Os extremos ambientais são medições vivas do que a natureza é capaz, assim como o progresso científico em poder fazer tais avaliações”, afirmou Randall Cerveny, um dos chefes da OMM, que ainda destacou que é provável que fenômenos ainda mais extremos sejam encontrados.

A OMM também faz o alerta de que os raios representam um grande perigo para a população, e essas descobertas são importantes para a “segurança, engenharia e preocupações científicas”.

Via: Uol/ Olhar Digital

Professor Edgar Bom Jardim - PE

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Militar e ligado ao mercado financeiro: quem é Carlos Decotelli, novo ministro da Educação




Entusiasta da financeirização da Educação, o novo ministro foi descartado por Abraham Weintraub em agosto do ano passado. Veja mais:

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira 25 sua nova escolha para o lugar de Abraham Weintraub: Carlos Alberto Decotelli, 67 anos, é o novo ministro da Educação.

No currículo, uma longa carreira relacionada ao mercado e uma breve passagem pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2019, sem grandes políticas destacáveis atribuídas à sua gestão, mas com debates sobre a incorporação da educação ao mercado financeiro.

Segundo dados do MEC, Decotelli fez pós-doutorado na Bergische Universitãt Wuppertal, na Alemanha, é doutor em administração financeira pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, e mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O novo ministro soma-se também ao núcleo militar do governo, pois é oficial de reserva da Marinha Brasileira. No entanto, este não é o único núcleo pelo qual transita: o ministro é alinhado a Paulo Guedes, com quem co-criou um MBA de Finanças no IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), do qual Guedes foi vice-presidente. No currículo, também consta que Decotelli tem experiência como professor de pós-graduação na área de Finanças e que também trabalhou com o ex-ministro da Justiça Sergio Moro na PUC-RS.

Atuação no FNDE

O atual ministro ajudou a consolidar o MEC na equipe de transição de governos entre 2018 e 2019, antes de Bolsonaro efetivamente assumir como presidente. A gestão inicial, no entanto, não funcionou como o esperado: no dia 8 de abril, o ministro Ricardo Vélez seria o primeiro da pasta a cair. No seu lugar, assumiu Abraham Weintraub.

Carlos Alberto Decotelli foi diretor do Fundo Nacional pelo Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre fevereiro e agosto de 2019. Nas agendas cumpridas no Congresso Nacional e em encontros com secretários estaduais e municipais de Educação, Decotelli chegou a sugerir a criação de um investimento para o setor ligado aos bancos e ao mercado financeiro, aos moldes do que acontece com o ramo imobiliário e o agronegócio.

“Hoje nós temos a LCA – Letra de Crédito do Agronegócio –, para garantir a segurança alimentar do brasileiro, usando mecanismos de mercado de capitais. Nós temos a LCI para garantir a segurança imobiliária, flexibilidade empresarial e operacional para o mercado. Nós deixamos aqui uma provocação: Se nós somos da educação, por que não criarmos a LCE, replicando com inteligência, criatividade e mecanismos legislativos a maneira pela qual tivemos lá nos anos 80 a solução de mercado de capitais? ”, disse o então presidente do órgão em agosto, na Câmara dos Deputados, um pouco antes de sair do cargo.

Foi exonerado do cargo no dia 29 de agosto de 2019 e estava designado para ser Secretário de Modalidades Especializadas, que cuida de projetos de educação para crianças com necessidades especiais. No entanto, para a surpresa de Decatelli, Weintraub decidiu nomear Ilda Ribeiro Peliz, nome também apoiado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Carta Capital

Professor Edgar Bom Jardim - PE

O cantor e compositor bonjardinense Roberto Cruz participa do desafio Forró da Esperança no São João da Globo NE.


Nesta quinta-feira, 25 de junho 2020, o programa  NE 1 da Globo Nordeste, vai apresentar mais uma edição  do quadro FORRÓ DA ESPERANÇA.  Roberto Cruz, cantor e compositor bonjardinense será o artista desafiado.  Acidade de Bom Jardim vai ficar sintonizado na  Globo, ao meio dia, para  apreciar o talento deste matuto nascido no sítio Pindoba. 
Roberto Cruz tem grande capacidade e talento  para compor músicas de forró, frevo, brega. Muitos artistas já gravaram suas composições. Participou na Alemanha de um importe festival que divulga o forró na Europa.   Roberto também é o autor da música Paixão Vermelha e Preta.           Acesse este link e confira:
Professor Edgar Bom Jardim - PE

STF proíbe redução de salários de servidores públicos



Em decisão nesta quarta-feira 24, o Supremo Tribunal Federal (STF) votou por impedir que estados e municípios reduzam o salário de servidores públicos como forma de ajuste das contas públicas.

A Corte julgou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2338, movida pelos partidos PT, PCdoB e PSB, que questionou a constitucionalidade da redução de salários.

No recurso, as legendas apontaram como inconstitucional a interpretação de dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal que permita a redução de vencimentos de servidores públicos para adequar as despesas com pessoal.

A análise começou em fevereiro de 2019 e foi suspensa em agosto. Faltava o parecer decisivo do ministro Celso de Mello, em um placar que não havia alcançado a maioria necessária para declarar inconstitucionalidade aos dispositivos questionados, já que apenas seis de 11 decanos haviam se manifestado nesse sentido.

Além de Celso de Mello, votaram contra a redução de salários os ministros Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luiz Fux e Marco Aurélio Mello. A decisão vale para estados, municípios e para a União.

Carta Capital

Professor Edgar Bom Jardim - PE

quarta-feira, 24 de junho de 2020

"Tentarei minha reeleição com trabalhos que realizei", diz Vereadora Lene Cadete



A vida pode nos proporcionar diversas oportunidades. É preciso seguir firme nos objetivos.  Assim  Josilene Vicente Pereira Cadete. Filha de agricultores, cresceu tendo uma vida simples. Hoje, casada, 40 anos de idade, mãe, próspera  avicultora,  vereadora de Bom Jardim. Nunca imaginou ser vereadora.

Eleita pelo Partido Progressista( PP), obteve 669 votos nas eleições de 2016. Já foi aliada do ex-prefeito Miguel Barbosa.
 
Hoje, filiada ao Partido Social Democrático(PSD) acompanha o prefeito João Lira.  Lene Cadete tem atuação voltada para  questões ligadas a melhoria de estradas vicinais  na região de Pindobinha e  Bizarra. 

O Blog Professor Edgar Bom Jardim,  segue  firme com a  série de entrevistas, promove o bom debate democrático. 
Estimular a reflexão sobre temas essenciais ao interesse público, fazer  questionamentos sobre a política, o exercício da cidadania, seus avanços e entraves em Bom Jardim é fundamental neste momento.  É hora de avaliar. 2020 é ano de eleições municipais. Dia 15 de novembro é decisivo.
Estamos escrevendo e registrando uma página da história política atual com a participação da mulher no parlamento municipal. Vamos conhecer um pouco mais da ação e do pensamento da vereadora e  pré-candidata Lene Cadete. 

1- O que motivou a senhora entrar na política? Retribuir à sociedade aquilo que obtive dentro dela.

2- A que partido é filiada? Filiada no PSD.

4- A senhora se define como uma política de direita, esquerda, centro ou centrão?Centro.

5- Que avaliação a senhora faz da sua atuação como vereadora? Dentro do possível, boa.

6- O que a senhora destaca como mais importante no exercício deste mandato? Ter sido o canal para a realizações de várias solicitações dos habitantes do nosso município.

7- Como é a convivência com seus colegas na  Câmara ? Como é conviver com as críticas dos vereadores da oposição e, muitas vezes, ter que ficar calada? Tenho boa convivência com os colegas vereadores.  Respeito as opiniões da oposição e espero o mesmo respeito pra  minhas opiniões.

8- Muitas populares dizem que os vereadores não fazem nada. Por que as pessoas afirmam isso? O que será que elas querem dizer? Será que existe uma falha de comunicação entre vereadores e o povo? Quanto à opinião das pessoas sobre os vereadores pergunte para eles.

9- O que é ser mulher, mãe, esposa e vereadora? Como conciliar tudo isso nesse tempo de pandemia? Difícil. Tento fazer o melhor possível.

10- Como a senhora avalia a gestão do prefeito João Lira? É uma gestão de muitas realizações.

11- Por que tantas críticas ao trabalho do prefeito? Qualquer prefeito sempre terá críticas da oposição.

12- Como a senhora avalia a gestão do governador Paulo Câmara? Acredito que o governador tenta fazer o melhor.

13-Como a senhora avalia a gestão do presidente Bolsonaro? Administra tentando o melhor pra o Brasil.

14- Hoje, a senhora apoia João Lira. Antes também esteve ao lado do prefeito Miguel Barbosa. Isso significa que pode avaliar  os dois governos. Quem foi melhor para Bom Jardim nestes últimos 8 anos?  Explica onde foram bem e onde falharam: Minha posição como Vereadora é colaborar com qualquer prefeito em benefício do Município. Miguel tem seu lado positivo e João Lira também.

15- Vereadora Lene Cadete, por que poucas mulheres participam da política?  Política não é para mulheres ou nossa sociedade ainda é machista? As mulheres estão participando cada vez mais da política.

16- O que você quer para Bom Jardim-PE no presente e no futuro? Administração Municipal, Estadual e Federal que torne o nosso Bom Jardim melhor de se viver.


17- Qual foi sua maior alegria e maior decepção como vereadora? Alegria foi ter a oportunidade de lutar pelo meu povo. Decepção não ter concluído todos os meus projetos.

18- Como você avalia a ação do prefeito João Lira no combate a pandemia? Boa, com as medidas possíveis.


19- Bom Jardim é um município agrícola. O prefeito João Lira deu pouca atenção para o setor produtivo. Por que a senhora e os demais vereadores que residem no campo não cobraram mais ações para o agricultor ter melhor produtividade, gerar renda e criar empregos no campo? Por que estamos a desejar quando se fala em produção agrícola no município? Não concordo com a afirmação de que João Lira não deu atenção. Entre dezenas de apoio aos produtores rurais visite a passagem molhada do Camará,  por onde se escoa grande parte da produção agrícola do município. Mais melhorias com certeza virão nos próximos 4 anos.

20- Por que não houve uma cobrança de todos os vereadores para que acontecesse a realização do concurso público? Tem muita gente contratada e há quem receba menos que o valor do salário mínimo?  Desconheço quem ganha menos de um salário mínimo. Sobre o concurso público, inclusive eu, na condição de vereadora, encaminhei um Requerimento Nº 014/2017.


21- É muito comum nas eleições os agrados, atendimento de pedidos pessoais, favores, situações  que levam ao fenômeno político chamado compra de votos. A senhora é contra ou a favor dessa prática? Até quando vamos conviver com esse engano que leva o Brasil à situação de desigualdade no processo democrático? O que pode ser feito para isso não ocorrer em Bom Jardim? É possível ou impossível?Todos precisam se utilizar desse expediente para garantir a vitória nas eleições? Não trabalho com compra de votos. Tentarei minha reeleição com trabalhos que realizei.

22- Quem vai ganhar a próxima eleição para prefeito de Bom Jardim? Quem o povo decidir.

23- Cite três  bonjardineses que considera notáveis: Dr Noé Souto Maior Júnior (Noezinho), José Maria Guerra(Zé Maria da Construção) e  José Aluizio (JA bebidas).

24- Deixe sua  mensagem aos bonjardineses: Vocês bonjardineses tenham Fé em Deus e Nossa Senhora Aparecida que dias melhores certamente virão. Abraço Lene Cadete.




Por Edgar S. Santos
Foto: Rede Social

Professor Edgar Bom Jardim - PE

Brasil vive seu pior momento desde o "descobrimento" em 1500




Nos primeiros quatro meses deste ano, uma área com o dobro do tamanho da cidade de Nova York foi destruída

Um grupo de aproximadamente 30 instituições financeiras em todo o mundo exigiu que o governo brasileiro freie o desmatamento na Amazônia sob risco de interromper investimentos no País. As informações foram publicadas pelo jornal britânico Financial Times, na terça-feira 23.

Segundo o veículo, os investidores direcionaram uma carta ao governo brasileiro sinalizando preocupação com o aumento das taxas de desmatamento no País sob o governo de Jair Bolsonaro.

“Considerando o aumento das taxas de desmatamento no Brasil, estamos preocupados com o fato de as empresas expostas a desmatamento potencial em suas operações e cadeias de suprimentos no Brasil enfrentarem uma dificuldade crescente de acessar os mercados internacionais. Também é provável que os títulos soberanos brasileiros sejam considerados de alto risco se o desmatamento continuar”, escreveram, conforme reproduziu o jornal.

“Como instituições financeiras, que têm o dever fiduciário de agir no melhor interesse de longo prazo de nossos beneficiários, reconhecemos o papel crucial que as florestas tropicais desempenham no combate às mudanças climáticas, protegendo a biodiversidade e assegurando serviços ecossistêmicos”, assinala o grupo, representado por 29 instituições financeiras que gerenciam mais de US$ 3,7 trilhões em ativos totais.

Ainda de acordo com a publicação, um gerente de portfólio de um grupo europeu de gerenciamento de ativos, que assinou o documento, disse não se tratar de apenas uma ameaça. “Consideraríamos desinvestir. Acreditamos que o Brasil pode enfrentar desafios econômicos estruturais se não ajustar seu curso de ação.”

A principal preocupação dos investidores gira em torno da indústria brasileira de frigoríficos que corre o risco de ser excluída dos mercados internacionais por causa de seu suposto papel no desmatamento. A JBS do Brasil tem sido repetidamente acusada por ambientalistas de comprar vacas de terras desmatadas na Amazônia.

Ainda de acordo com a publicação, os investidores destacam que, nos primeiros quatro meses deste ano, uma área com o dobro do tamanho da cidade de Nova York foi destruída. Madeireiros ilegais e garimpeiros aproveitaram a diminuição da fiscalização durante a pandemia de coronavírus para derrubar florestas. A terra é geralmente convertida em pasto para criar gado, continua o diário.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que, de janeiro a maio deste ano, o desmatamento na Amazônia alcançou 2.032 km². A taxa é a maior desde agosto de 2015, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) passou a medir a devastação da floresta. Há um aumento de 34% em comparação com a devastação no mesmo período no ano passado e 49% acima da média histórica, entre os anos de 2016 e 2019. A área devastada é 33% maior do que a cidade de São Paulo.

Com informações de Carta Capital

Professor Edgar Bom Jardim - PE

Nuvem de gafanhotos: o que se sabe sobre ameaça à agricultura que se aproxima do Brasi


Nuvem de gafanhotosDireito de imagemSENASA
Image captionGafanhotos não fazem mal a humanos, mas podem gerar grandes prejuízos econômicos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento emitiu um alerta sobre uma nuvem de gafanhotos que estava deixando a Argentina e avançava na direção de Uruguai e Brasil.

De acordo com a pasta, um monitoramento está sendo feito por especialistas argentinos do grande número de gafanhotos da espécie Schistocerca cancellata.

O ministério alertou as superintendências federais de agricultura e os órgãos estaduais de defesa agropecuária para que também tomem as medidas necessárias para acompanhar a nuvem e orientar os agricultores da região, especialmente no Rio Grande do Sul.

Também deverão ser feitas ações para controlar os gafanhotos e tentar reduzir os estragos que possam causar.

De onde veio a nuvem?

Os insetos chegaram à Argentina a partir do Paraguai, onde destruíram lavouras de milho.

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa, na sigla em espanhol), uma agência do governo argentino, emitiu o primeiro alerta em 11 de maio após ser avisada por autoridades paraguaias que a nuvem se dirigia em direção à fronteira entre os dois países.

A praga entrou na Argentina em 21 de maio, mas logo retornou ao Paraguai e permaneceu no país por uma semana antes de voltar ao território argentino.

As Províncias argentinas de Santa Fé, Formosa e Chaco foram as mais atingidas até agora.

Os gafanhotos são perigosos?

De acordo com o governo brasileiro, essa praga existe no Brasil desde o século 19. Embora seja uma praga rural, ela pode tornar-se urbana, chegando a vilas e cidades, diz a Senasa.

Mas estes insetos não afetam a saúde humana ou de animais, porque se alimentam apenas de material vegetal e não são vetor de nenhum tipo de doença.

No entanto, os gafanhotos podem afetar a atividade agrícola, e, indiretamente, a pecuária, porque os insetos se alimentam de recursos usados nesta atividade. Eles também causam danos à vegetação nativa.

Pode haver 40 milhões de gafanhotos em cerca de 1 km². Eles consomem em um dia o equivalente a consumo alimentar de 2 mil vacas ou 350 mil pessoas, explicou o engenheiro agrônomo argentino Héctor Medina à agência de notícias Reuters.

GafanhotoDireito de imagemSENASA
Image captionNuvem veio do Paraguai e atravessa a Argentina, rumo a Uruguai e Brasil

O que é possível fazer?

O controle da nuvem é muito complexo, segundo o governo argentino, porque os gafanhotos têm uma grande capacidade de voo.

São uma praga migratória que pode viajar até 150 km em um único dia, de acordo com Senasa.

A nuvem se move ao longo do dia e se acomoda tarde da noite. Então, o intervalo de tempo em que é possível tomar medidas de controle da praga é curto e ocorre quando há pouca visibilidade. Uma medida comum é usar pesticidas para evitar que os insetos se unam e se reproduzam.

Por que a nuvem se forma?

Os gafanhotos costumam ser solitários, mas sua reprodução aumenta exponencialmente sob certas circunstâncias e eles se tornam insetos gregários, avançando em grandes populações sem direção específica e comendo tudo em seu caminho.

Os motivos da proliferação nas últimas semanas desta praga na região ainda estão sendo estudados por especialistas.

Uma conjunção de fatores climáticos, como níveis de temperatura, chuvas e ventos favoráveis à sua reprodução, pode estar por trás do fenômeno.

Mas cientistas também apontam que a atividade humana pode ter um papel no comportamento da praga.

Estudos mostram que o manejo da terra e a pecuária têm fortes efeitos sobre muitas espécies de gafanhotos, segundo uma análise científica sobre esse assunto, conduzida pela Escola de Sustentabilidade e pela Faculdade de Ciências da Vida da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

Professor Edgar Bom Jardim - PE

terça-feira, 23 de junho de 2020

A questão é saber se chegaremos ao final da pandemia com vergonha ou com decência, diz Mario Sergio Cortella

O filósofo, educador e escritor Mário Sérgio CortellaDireito de imagemCHICO MAX
Image captionPara Cortella, é muito ruim que combate à pandemia divida atenção no país com ameaças à estabilidade democrática

Para o filósofo, escritor, palestrante e professor universitário Mario Sergio Cortella, o isolamento social tem trazido à tona memórias da juventude. No início dos anos 70, aos 18 anos de idade e em busca de uma experiência religiosa mais intensa, o então estudante de filosofia decidiu viver três anos enclausurado em um convento da Ordem dos Carmelitas Descalços.

Embora tenha decidido não seguir com a carreira religiosa ao descobrir-se apaixonado pela docência, afirma que a experiência reverbera até hoje, principalmente no recolhimento da pandemia. "Afora as quatro horas no período da manhã em que eu ficava na universidade de segunda a sábado, no restante do dia eu tinha companhia por umas duas horas apenas", relembra.

Da janela de sua cela, como era chamado seu quarto no convento, via-se o pico do Jaraguá, recorda o professor e autor de best-sellers, que afirma jamais ter previsto que o aprendizado daqueles dias voltaria a ser tão útil em 2020, aos 66 anos.

Trabalhando em esquema de home office e na divulgação do livro A diversidade: Aprendendo a Ser Humano, em que aborda o preconceito racial, o escritor e a mulher, Cláudia, têm se revezado também nas tarefas domésticas, às quais o jovem Cortella se dedicava com afinco nos seus dias de convento.

"No convento todos nós tínhamos que trabalhar o tempo todo", diz o professor, que era responsável pela criação de coelhos e pelo cultivo dos pinheiros na comunidade.

Lidando "sem sufoco" com o isolamento atual, sua maior preocupação no momento é justamente com o "fosso" existente entre as diferentes condições em que muitos brasileiros estão enfrentando a pandemia.

"Se nós não dermos conta, enquanto nação, do cuidado com aqueles que são mais vitimados pela ausência de recursos financeiros, de emprego decente, de alimentação, de uma moradia saudável, se nós não cuidarmos disso desde agora haverá um aprofundamento desses fossos", alerta o acadêmico, que defende que um dos papéis da filosofia é iluminar o caminho sobre os perigos em tempos de angústia como o atual.

Adepto do "otimismo crítico", como ele define, Cortella diz que a pandemia levanta questionamentos éticos a todos os brasileiros sobre como foi possível que a situação chegasse a tal ponto.

"A questão não é só eu chegar ao final desse túnel escuro que é a pandemia, e ali respirar aliviado porque eu o atravessei. É como é que eu chegarei? Se eu chegarei com decência, se eu chegarei com a ideia de que mereci mesmo atravessar e lá chegar, ou se chegarei envergonhado", afirma.

"Para que eu não tenha nenhuma vergonha de deixar de fazer o que eu deveria ter feito, de ter esquecido que eu poderia ter feito, e mais do que tudo, aquilo que é parte de uma solidariedade que neste momento não pode de modo algum ser só retórica, 'estamos juntos!', 'estou com você!'. Como é que é isso no cotidiano?", questiona.

"O descuido vem da onde? Ele não vem só daquilo que se faz, mas também daquilo que não se faz. Vem também não só daquilo que se diz, mas daquilo que se omite. O descuido vem quando há ausência de compaixão, ausência de transparência, e nós podemos ter isso em várias nações e também na nossa encontramos isso."

Cortella diz, no entanto, acreditar que prevalecerá a capacidade humana de reinventar novos modos de superação.

"Persiste em mim a possibilidade de imaginar algo que eu sempre lembro e que os nosso avós, bisavós, trisavós, diziam sempre: não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe."

Leia os principais trechos da entrevista, concedida por meio de teleconferência:

BBC News Brasil - Eu sei que o senhor é um otimista nato. Na quarentena o senhor continua otimista? Como tem sido esse isolamento para o senhor?

Mario Sergio Cortella - São dois momentos e dois movimentos que não são idênticos. Para mim não é tão complexo o isolamento, por várias razões. Primeiro, eu estou habituado a um trabalho, uma atividade que, embora em vários momentos seja em meio ao público, a palestras, a viagens, à convivência, a hotéis, cidades, etc, ainda assim, uma parte da minha atividade é mais quieta, na medida em que eu também escrevo, também faço atividades que me colocam em um certo silêncio.

Do ponto de vista material, das circunstâncias, eu não tenho e não tive até o momento nenhum obstáculo intransponível, em relação às minhas provisões, às minhas capacidades, minhas necessidades. Cláudia, com quem sou casado e eu, em todo esse tempo, partilhamos nossas tarefas e cada um de nós continua atuando, naquilo que é possível, pelo trabalho a partir de casa.

Há, no entanto, uma agonia muito grande na medida em que a gente, mesmo estando protegido, sabe o número de pessoas que, em uma atividade essencial, que não é o caso da minha, têm que se colocar em uma vulnerabilidade maior.

Por isso eu não passo por nenhum tipo de sufoco neste momento, exceto o sufoco interior relativo à preocupação com a vida em geral, com outras pessoa à minha volta, não só a família, o ciclo de amigos, mas todo o conjunto do modo da vida humana que sofreu ali uma alteração.

Mas como você lembrava, eu tenho sim um otimismo crítico, não é um otimismo ingênuo em que eu acho que tudo ficará bem, que basta nós aguardarmos e virá. Mas eu acho que nós humanos e humanas somos capazes, na nossa trajetória, na reinvenção de muitos modos de superação.

Esse [momento] é muito complexo, instigou a necessidade de maior humildade da nossa parte, especialmente quanto à nossa suposição equivocada de que éramos absolutamente invencíveis. Mas também nos gerou outros modos de contato e relação.

Por isso, persiste em mim a ideia da esperança ativa, persiste em mim a possibilidade de imaginar algo que eu sempre lembro e que os nosso avós, bisavós, trisavós, diziam sempre: não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe.

Eu não supus, aos 66 anos de idade que eu tenho, que eu encontraria essa condição. E fico imaginando o que dirão meus quatro netos daqui a 30, 40 anos, o que que eles viveram. O que que isso significou, qual foi o impacto na vida deles. Isto é, como é que será relatado o passado em um futuro daqui a algumas décadas.

BBC News Brasil - O senhor, quando morava em Londrina, pertencia à ordem católica dos Carmelitas Descalços, onde o senhor viveu um período enclausurado.

Cortella - É, mas não foi em Londrina (PR). Eu nasci em Londrina, meus pais paulistas estavam ali no norte do Paraná. De lá saí para a cidade de São Paulo, onde moro até hoje, no final do ano de 1967.

E aqui eu estudei, terminei o que seria o antigo ginásio. E quando eu entrei na universidade, quando terminei o primeiro ano de filosofia, eu tinha 18 anos. Decidi que eu queria fazer uma experiência religiosa mais intensa.

A religiosidade é uma herança familiar, minha família tem uma tradição familiar católica, minha mãe — hoje com 91 anos de idade, e moramos perto, a um quarteirão e meio — tem formação católica.

Eu sempre tive a perspectiva de que poderia, na minha profissão, mais adiante, também ter a escolha da atividade da pregação, do trabalho missionário, que é algo que eu tinha desde Londrina, como uma condição mais direta.

E ao fazer 18 anos e entrar na universidade eu decidi que ia entrar em uma ordem religiosa na qual pudesse viver uma experiência de clausura, isto é, enquanto estava na universidade, que eu pudesse ficar fechado numa clausura aprendendo coisas, lidando com a vida, olhando mais para o chão e não apenas para o alto das coisas e, portanto, fiquei três anos em um convento da Ordem Carmelitana Descalça, na Rodovia Anhanguera, no km 18,5.

Da janela da minha "cela", do meu quarto, dava para ver o pico do Jaraguá inteirinho. Não existe mais esse convento, aquele espaço do convento foi mais tarde vendido pela ordem, que foi para outro lugar, e até hoje ele abriga um complexo local de produção de notícia, de informação, de televisão, é sede de uma das TVs que nós temos no Brasil (nota do editor: são os estúdios do SBT).

Esses pinheiros, alguns que eu ajudei a plantar e que eram pequenas mudas, olha só, 45 anos depois, esses pinheiros hoje são árvores imensas. E quando eu vou à emissora de TV e passo pelo estacionamento eu olho os pinheiros dos dois lados, que eu ajudei a fazer.

Entendi que minha rota de vida não se daria naquela direção, que eu gostava mesmo da docência porque num convento e numa atividade missionária que acontecia nos intervalos da universidade, eu gostava muito de atividades de convivência em regiões distantes no Brasil. Estive na Amazônia algumas vezes, em comunidades de nações indígenas, e outras em comunidades mais distantes.

Foto de livro
Image caption"A tarefa da filosofia é levantar indagações sobre o sentido das coisas, por que fazemos o que fazemos", diz Cortella. Aqui, foto de livro de sua autoria com esse mesmo título.

BBC News Brasil - A minha curiosidade é: agora, nessa experiência de isolamento, isso despertou memórias do senhor dessa época? Tem aspectos que o senhor compara?

Cortella - Claro, em vários momentos. Porque em uma ordem religiosa, especialmente em uma ordem carmelitana, embora a gente não fique isolado de modo contínuo, existe um isolamento programático, isto é, momentos em que a solidão é necessária para a meditação, para a produção, para o estudo.

Digamos que, afora as quatro horas que eu passava na universidade toda manhã, no restante do dia eu tinha companhia por apenas duas horas. Também no restante eram momentos de quietude.

Até quando se ia para a capela, naquilo que se chama no mundo religioso católico das ordens de momento do ofício, se fazia ali um momento de silêncio, de reclusão. Por isso eu reavivei várias situações desse tipo — embora hoje eu não possa dizer que seja católico, porque seria ofensivo dizer que sou um praticante de uma religião dado que não frequento igrejas, não vou a cultos, etc —, a ideia da forma mais isolada de ser, o silêncio, dado que o convento ficava afastado da beirada da estrada, havia um silêncio imenso naquele lugar. E também daquilo que é o trabalho doméstico, digamos.

Durante boa parte da minha vida eu contei com auxílio de pessoas em relação a alimentação, roupa, faxina, limpeza, por conta de ter uma atividade externa. Mas no convento, não. No convento, todos nós tínhamos que trabalhar o tempo todo. Um dos lemas clássicos que o cristianismo coloca a partir de uma carta de um dos apóstolos que não conheceu Jesus, mas é o principal teólogo na origem cristã, que é Paulo, em uma das cartas de Paulo, ele diz: quem não trabalha não come.

E eu tinha duas atividades: afora ter que cuidar das minhas coisas, afora o fato de que nós não tínhamos propriedade privada no convento, isto é, tudo era comunitário. Até financeiramente. Se eu recebesse algum presente, algum dinheiro, alguma contribuição, era colocada em uma caixinha, literalmente, uma caixa de sapato. E ali, quem precisava pegava, e quem tinha, colocava.

Esse modo de vida comunitária foi facilitador, mas eu cuidava de duas coisas: a mim cabia cuidar de algo que hoje eu acho um pouco estranho, eu ajudava a cuidar de coelhos, que compunham parte da alimentação do convento.

E a segunda: eu cuidava dos pinheiros, isto é, da área imensa de pinheiros que se tinha, e como sabem muitas pessoas, ele pega fogo com facilidade. Porque ele tem uma resina. Então, para manter toda a parte de baixo sempre limpa.

BBC News Brasil - Falando um pouco agora de outro aspecto da pandemia sobre o qual o senhor fala muito, que é a cidadania. Essa pandemia evidenciou que muitos brasileiros não têm esse direito à cidadania, a direitos básicos, e questões de desigualdade com as quais nós convivemos na sociedade viraram uma questão de vida ou morte. Como essa convivência de nós brasileiros com tantas pessoas sem cidadania nos afeta?

Cortella - Uma das questões mais sérias deste momento é nós trazermos à mente algumas perguntas decisivas, especialmente no campo ético. A pandemia evidenciou desigualdades, fissuras, fossos. Ela não os criou ainda, mas vai criá-los.

Se nós não dermos conta, enquanto nação, do cuidado com aqueles que são mais vitimados pela ausência de recursos financeiros, de emprego decente, de alimentação, de uma moradia saudável, se nós não cuidarmos disso desde agora, haverá um aprofundamento desses fossos. Esses fossos existiam, mas agora ganharam uma nitidez imensa. Eles estão à nossa volta como parte daquilo que no jornalismo se chama de pauta. Uma pauta cotidiana, que está à mostra.

Há duas atitudes possíveis: uma é fechar os olhos e imaginar que não está acontecendo, o que não só é tolo, como de nada adiantará em relação a levar a uma solução. A segunda forma é fazer-se uma pergunta que é: mas o que foi que eu fiz? Porque uma tendência nossa nessas situações é dizer: o que foi que eu fiz? Porque a resposta é fácil (...): eu não fiz nada para isso (pandemia) acontecer.

Mas a pergunta tem que ser outra: o que foi que eu não fiz? O que que eu deixei de fazer, eu Cortella, como uma pessoa que vive nesta nação, para que coisas como essas que agora estão sendo evidenciadas chegassem em um nível que ganham uma característica aterrorizante para quem nessa situação já está?

Segundo: se aquilo que eu deixei de fazer é algo que eu não posso refazer, porque aquele tempo não existe, o que eu posso fazer desde agora? É necessário que a gente olhe sempre com uma perspectiva: face aquilo que temos, ou a pessoa diz 'o que eu posso fazer', de modo entregue, desanimado, até acovardado e, eventualmente, cúmplice. Ou coloca um ponto de interrogação e diz 'o que eu posso fazer?' E sai em busca de uma resposta e vai buscá-la.

Será vergonhoso, e eu venho insistindo nesse tema, todas as vezes que alguém toca nesse assunto como você agora fez. A questão não é só eu chegar ao final desse túnel escuro que é a pandemia, e ali respirar aliviado porque eu o atravessei. É: como é que eu chegarei? Se eu chegarei com decência, se eu chegarei com a ideia de que mereci mesmo atravessar e lá chegar, ou se chegarei envergonhado.

É preciso também que eu me sinta mais respeitoso comigo e olhe tudo o que houve para que eu não tenha nenhuma vergonha de deixar de fazer o que eu deveria ter feito, de ter esquecido que eu poderia ter feito, e mais do que tudo, aquilo que é parte de uma solidariedade que neste momento não pode de modo algum ser só retórica, "estamos juntos!", "estou com você!". Como é que é isso no cotidiano?

Ora, nosso país passará por momentos mais difíceis do que estamos vivendo agora no ponto da capacidade de acesso a bens, a meios, ao provimento da vida. O mundo passará, mas nós também. (...) Por isso volto e concluo: O que foi que eu não fiz? E aí pensar no que eu devo fazer.

Mario Sergio CortellaDireito de imagemTOMÁS ARTHUZZI
Image caption"Persiste em mim a possibilidade de imaginar algo que eu sempre lembro e que os nosso avós, bisavós, trisavós, diziam sempre: não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe".

BBC News Brasil - A pandemia, além de mexer com a nossa rotina, nos traz novos questionamentos éticos, sobre como convivemos com isso até agora. E quando se fala do poder público? Em muitos países, o governante teve esse papel de unir as pessoas, dar esse sentimento de nação. Aqui no Brasil nosso presidente tem sido mal avaliado na condução da pandemia e acusado de demonstrar pouca solidariedade. Isso pode ser considerada uma postura antiética neste momento?

Cortella - Duas coisas. Primeiro, Millôr Fernandes lembrava sempre, é verdade, que um povo que precisa de salvador não merece ser salvo. Afinal de contas, nós temos que negar o que em larga razão teve Lima Barreto quando disse que no Brasil nós não temos povo, nós temos público.

Há pouco menos de 100 anos, ele dizia, com toda razão, e porque é parte da nossa trajetória a postura de espectadores daquilo que está acontecendo à nossa volta. É algo que agrava a circunstância, mas não é uma fatalidade que nos leve a ficarmos sem ação.

Neste momento eu acho extremamente desconcertante o modo como a gestão do Executivo federal vem fazendo a condução daquilo que é a atual crise profunda que o país vive. Nós temos exemplos cotidianos de colisões internas.

Voltando ao teu ponto de partida: será que é antiético? Se a gente entender a ética como sendo o cuidado com a vida coletiva. Todas as vezes que há um descuido isso acaba se tornando antiético. E o descuido vem da onde? Ele não vem só daquilo que se faz, mas também daquilo que não se faz.

Vem não só daquilo que se diz, mas daquilo que se omite. O descuido vem quando há ausência de compaixão, ausência de transparência, e nós podemos ter isso em várias nações e também na nossa encontramos isso.

Aliás, uma das coisas que nos faz falta hoje são lideranças comprometidas com a preservação da integridade das vidas do país, de modo que não se resvale apenas para a disputa no campo da ideologia ou da política.

BBC News Brasil - Há um clima de conflito entre os poderes, e se discute se há riscos para a democracia. Isso preocupa o senhor?

Cortella - Eu tenho um livro com o Renato Janine Ribeiro que eu gosto muito do título dele, do conteúdo também: Política para não ser idiota foi lançado há muitos anos e é um diálogo entre nós. E nós ali lembramos que a palavra idiota significava uma pessoa que ficava olhando só para o próprio umbigo, que não era capaz de tomar conta também da vida da comunidade. E político era aquele que ajudava a cuidar da comunidade.

Sendo eu um cidadão, eu não sou um político institucional, eu não sou um político partidarizado, não sou um político formalizado como atividade profissional. Mas eu sou um cidadão, por isso eu sou alguém que tem que se interessar pela vida da comunidade.

Eu nasci em 1954. A primeira vez que eu votei para a Presidência da República foi em 1989, 100 anos após a proclamação da República.

E eu já era alguém que estava como adulto, já era pai. Isso significa que essa castração de alguns dos mecanismos do cidadão em relação ao voto (ocorreu) durante um período. Havia um movimento de censura, havia uma atividade em que se tinha uma repressão a várias manifestações, e o nosso país ultrapassou essa fase.

Nosso tempo republicano não é tão extenso, ele tem 131 anos. Mas dentro dessa República, desde 1989, nós ainda temos um período muito restrito de democracia no sentido mais amplo.

Nós tivemos durante o período republicano governos em que o voto era censitário, em que se votava a partir do tanto de propriedade que se tinha. A proibição do voto ao analfabeto até 1988 na nossa Constituição tirou do circuito da possibilidade de escolha milhões e milhões de brasileiros.

Nossa democracia é muito recente. Pessoas com mais idade como eu entendem mais fortemente qual é o impacto que traz a ausência da democracia na possibilidade de liberdade de ação, de pensamento.

Quando nós temos hoje manifestações quase que cotidianas de algumas pessoas que se dizem avessas à democracia, embora na democracia se possa isso dizer, a grande diferença entre uma democracia e uma ditadura, que alguns reivindicam, é que em uma democracia eu posso reivindicar a ditadura, mas na ditadura eu não posso reivindicar a democracia. Essa é uma diferença decisiva.

Por outro lado, nós brasileiros temos, eu digo vez ou outra, um afeto um pouco mais limitado pela nossa democracia. A gente não a afaga com tanta tranquilidade.

Uma democracia é aquela que fez com que os conflitos sejam coordenados, para que a gente não chegue ao confronto. O fato de alguém pensar diferente de mim na política não significa que a pessoa esteja equivocada. Mas não é porque ela pensa como eu que só por isso ela está certa.

Nós podemos ter pensamentos diferentes, eles podem ser até divergentes, estão em campos separados, mas isso não coloca em mim o desejo de fazer com que essa pessoa seja enclausurada, detida, descartada, a menos que ela cometa algo que é considerado absolutamente criminoso, inconstitucional, uma brutalidade na nossa sociedade.

Por isso sim, é muito ruim nós já termos uma pandemia que é massiva e enquanto isso temos também que lidar com contínuas ameaças à nossa estabilidade democrática. Afinal, se alguém tem algum tipo de intenção em relação ao debate sobre a nossa democracia, esse não é o momento mais adequado.

Porque até quem defende a presença de uma ditadura, por exemplo, essa ditadura o que faria em relação à pandemia no nosso país? Ofereceria o quê? São as instituições democráticas que estão atrapalhando o combate ao vírus? O contrário.

Todas as vezes em que há um abalo nas instituições democráticas se retarda a condição de combate ao vírus.

Seria uma contribuição patriótica tão grande, não que a gente deixasse as nossas diferenças, porque elas estão abaixo ou acima de nós, mas que elas fossem colocadas lateralmente nesse momento para que a gente pudesse lidar com aquilo que é decisivo.

Menina aprende onlineDireito de imagemREUTERS/AMANDA PEROBELLI
Image caption"Escola em casa não é substitutiva àquilo que a escola no dia a dia oferece. A escola é uma experiência sociocultural insubstituível", diz Cortella

BBC News Brasil - Neste momento em que estamos vivendo tantas crises ao mesmo tempo, a filosofia pode ajudar? Que pensamentos ela oferece para momentos de angústia como o atual?

Cortella - A filosofia não tem a finalidade de serenar. Mais do que isso, a tarefa da filosofia é levantar indagações sobre o sentido das coisas, por que fazemos o que fazemos.

BBC News Brasil - Me refiro a esse sentido, porque as pessoas estão se questionando mais.

Cortella - Isso. A filosofia não é um conhecimento prático no sentido operacional técnico. Ela é uma possibilidade de pensar o próprio pensamento, de pensar o sentido como significado e direção das nossas ações. Nessa hora, auxilia.

Não que ela vá fazer com que você passe a ter mais trabalho, que a economia se reative. Mas quando a gente mergulha em alguns pensadores, algumas convicções, ela retira de nós algumas de nossas certezas imobilizadas, e também nos coloca em um campo de criatividade.

O pensamento filosófico, que é metódico, estruturado, aumenta nossa condição de repertório para nossa criatividade de enfrentamento. Embora não seja consoladora, a filosofia ainda assim contribui para que a gente consiga entender que parte de aquilo que conosco está não decorre de uma fatalidade, mas de uma circunstância, que talvez nós consigamos aprender mais com aquilo que estamos vivendo do que os danos que isso poderá trazer para quem passar pela pandemia sem qualquer tipo de cicatriz mais densa.

Pessoas ligadas a essa área, também da filosofia, têm sido muito convidadas para participarem de conversas, de entrevistas, não porque a gente consiga dizer 'é aqui que é a direção', mas porque a gente consegue, por vez ou outra, lembrar a frase de um filósofo mineiro que já faleceu, o Neidson Rodrigues, 'a tarefa da filosofia é como a do farol no mar'. Aquele farol na ilha. A tarefa do farol não é dizer para onde você vai, é alertar em relação aos perigos.

BBC News Brasil - Duas coisas que mudaram radicalmente agora, entre tantas, foi a educação. Muitos pais de repente se transformaram em professores e numa convivência com os filhos totalmente diferente. E outro público que me vem à cabeça é o jovem, que ia começar agora seu plano, sua educação, fazer o Enem, fazer a faculdade. O senhor como educador experimentadíssimo, o que diria para esses dois públicos?

Cortella - Fico feliz que a gente conclua a nossa conversa com essa questão porque eu gosto muito de educação escolar também. O que a pandemia nesse novo modo nos ensina é que esta atividade que hoje é feita em casa não é substitutiva àquilo que a escola no dia a dia oferece. A escola é uma experiência sociocultural insubstituível.

Ela não é só um local de aprendizado de conhecimentos e informações. Ela é de convivência, de aprendizado de valores, de cidadania, solidariedade. Portanto, hoje esse modo emergencial em que a escolarização está sendo feita é complementar, ela não é suplementar.

Quando nós cessarmos este momento, claro que a própria escola terá aprendido várias coisas. Uma delas é que, para recuperar uma parte do tempo que teve que ser adiado, alguns conteúdos terão de ser deixados de lado para que se compense os patamares de aprendizado e as referências.

E aí se notará que, ao fazer a escolha de quais conteúdos podem ser deixados neste caminho, talvez eles não fossem necessários na rota que estava sendo trilhada. E esse é um aprendizado, que a gente chama de seleção de conteúdo ou organização curricular, que é algo que nos ensinará bastante.

Eu tenho visto colegas meus educadores de educação básica, e alguns têm me dito isso nas escritas que fazem, nas redes sociais: nem nós somos tão ruins, dizem eles, como capacidade de aprender o mundo tecnológico, que a gente achou que não conseguiria, nem parte das crianças e jovens é tão preparada como suporiam.

E por último, no sentido literal da expressão, o jovem que se preparava para uma etapa sabe hoje que uma circunstância, sendo ela de fato provisória, e se as autoridades públicas souberem lidar com esse momento, ela não alterará tanto esse caminho.

Quando eu tinha 17 anos e ia para a universidade, 17, 18, 20 anos era um terço da vida média, porque (vivia-se), em média, 60 anos.

Ora, um menino ou uma menina de 16, 17 anos hoje está em um quinto da vida dele. (...) Por isso, não é uma questão de impedir. É adiar uma circunstância. (Isso) se as autoridades públicas forem capazes de usar a racionalidade pedagógica para não produzir um assassinato das condições educacionais escolares, que são necessárias.

Portanto, talvez nós nos lembremos que esta circunstância é só um momento transitório, que terá efeitos mais adiante, mas que a educação escolar, especialmente, vem aprendendo e vem ensinando bastante.

Nunca tantas pessoas entenderam que a escola não é só um lugar para aprender os componentes curriculares, matemática, língua estrangeira moderna, biologia, física.

BBC News Brasil - E a valorizar os professores, né?

Cortella - Quem sabe. Talvez, talvez. Veremos. É uma das coisas que se pode aprender e entender. Por isso, voltando ao ponto de partida, quando em 1973 eu entrei na universidade para fazer filosofia e depois, na sequência, no convento da ordem carmelitana descalça, jamais eu poderia imaginar que nós viveríamos uma situação como esta.

Mas também jamais achei, desde aquela época como também não acho agora, que não houvesse alternativa, que não houvesse saída. Ela é difícil, ela é complexa, mas ela não é impossível.

Professor Edgar Bom Jardim - PE